Equação Incompleta


Fonte: Exsurge Domini
Autor: Rogério Hirota - Revisão 29/08/2021



Hoje segundo o ultimo levantamento realizado temos mais de 100 milhões de católicos no Brasil e infelizmente poucos são os que tem acesso a palavra de Deus na bíblia ou por falta de condições financeiras ou por falta de vontade ou estimulo de fé em conhece-la.


É importantissímo que levemos a palavra do Senhor, incentivemos as pessoas a criar o hábito da leitura da bíblia e com um costume de leitura se possivel diária, porque somente assim vamos nos adentrando ao conhecimentos dos designios de Deus e seus mandamentos para seu povo.


Proverbios 30,5 Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os confiam nele.


Mas o que eu gostaria de falar se direciona nossos irmãos católicos que já possuem o habito da leitura e que soará como um alerta.


Não devemos se nunca esquecer que nossa fé se baseia em três pilares fundamentais:


a- Sagrada Escritura

b- Sagrada Tradição

c- Sagrado Magistério


Uma vez tendo acesso e conhecendo a Sagrada Escritura, é importantissimo buscar, ler e se aprofundar em nossa doutrina, que é onde vamos construir a nossa casa da fé. A Igreja nos dá esta base para que não venhamos a deturpar a Verdade, a nos perder do reto caminho. Por isso vemos tantas seitas e falsas doutrinas cada uma com sua interpretação bíblica e conceitos de doutrina cristã diferente, e também nós católicos sem esta base dos três pilares dada pela Igreja podemos cair em erros gravissimos contra nossa fé.


Mateus 7,24-28 Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína. Quando Jesus terminou o discurso, a multidão ficou impressionada com a sua doutrina.


Qual seria esta doutrina? É a soma da palavra de Deus revelada mais o que temos aprendido pela Igreja através Espirito Santo e da qual Jesus nos diz claramente que estamos numa continua apredizagem, solidificando nossa doutrina, através dos dogmas e ensinamentos da Igreja que é coluna e sustentaculo da verdade (cf. I Tim 3,15):


Joao 14,26  O espirtito Santo que o Pai enviará em meu nome , ENSINAR-VOS-Á todas as coisas e vos recordará de tudo que tenho dito


Joao 16,12-13  Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mais nao podeis suportar agora.Quando vier o Espirito da Verdade ENSINAR-VOS-Á todas a verdade


Eu usaria até mesmo a comparação do triangulo como exemplo, como podemos formar a imagem do triangulo somente com a medida de um dos lados? Não saberemos como é sua forma não é mesmo?

Ou então usar a formula da equação a+b+c , se tivermos apenas um numero não saberemos qual o resultado.


Assim também é necessário para aqueles que procuram sempre conhecer mais a Palavra de Deus, que se revela através da Escritura, Tradição e Magiterio (doutrina), precisamos conhecer os três lados para se formar a imagem da Palavra de Deus e entender verdadeiramente seus designios.


E que lindo é esta nossa Igreja que desde o inicio do cristianismo até hoje, tem nos trazido esta verdade em total plenitude, nos levando ao reto caminho e revelando nos misterios de Deus. Tal é profunda estas palavras que podemos analisar em três itens especificos que é :


a- o misterio revelado a Igreja

b- a autoridade dada a Igreja

c- o centro da verdade pregada na Santa Missa


Veja:


1- Jesus disse que aos apostolos é revelado a verdade dos misterios da Palavra, não aqueles que lêem, mas os que estão a frente da Igreja e quem são estes apostolos hoje? São o Papa, sucessor de Pedro e os bispos sucessores dos apostolos, que formam o magisterio da Igreja e um dos pilar de nossa fé.


Mateus 13,10-13 Por que razão lhes falas por meio de parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: "Porque a VÓS (APOSTOLOS) é concedido conhecer os mistérios de Reino dos céus, mas a eles não lhes é concedido. (...) Por isso lhes falo em parábolas, porque, vendo, não vêem, e ouvindo, não ouvem, nem entendem"


Marcos 4,34 "E Nao lhes falava a nao ser em parabolas, A SOS EXPLICAVA TUDO AOS SEUS DISCIPULOS


Jesus a sós revelava e explicava tudo aos seus discipulos, aos apostolos e ainda hoje é assim, o Espirito Santo vem ensinando toda a doutrina, a verdade conforme Jesus predisse em Joao citado acima.


2- A autoridade conferida a Jesus a seus apostolos (hoje os bispos) como anunciadores do Evangelho (Boa Nova) e a autoridade dada a Igreja para decidir as questões de fé e doutrina.


Mateus 28,18-20 Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.


Neste versiculo Jesus transfere sua autoridade aos apostolos para que guiem suas ovelhas como pastores até sua volta (cf. Jr 23,4) e a autoridade da Igreja em materia de doutrina vemos em:


Mateus 18,15-17 Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão.Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, DIZE-O A IGREJA. E SE RECUSAR OUVIR TAMBEM A IGREJA, seja ele para ti como um pagão e um publicano.


A Igreja pode até mesmo considerar aquele que mesmo sendo parte dela considera-lo como pagão, ou seja ex-comungar, tirar da comunhão, qual Igreja tem a voz final para refutar doutrinas estranhas e que durante 2000 anos extirpa as heresias atraves dos concilio como o dos apostolos em Jerusalem (cf. atos cap.15)?


Qual Igreja pode analisar e ter a autoridade para discernir quando um casamento foi valido perante Deus ou não, se foi falso ou verdadeiro?


Mateus 19,9 Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio FALSO, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério.


3- E por ultimo, mais importante e claro ponto da verdade plena da pregação da Igreja se encontra na Santa Missa, onde temos a verdade pregada e revelada nas bases de fé da Igreja, pois escutamos a Palavra de Deus, na Homilia tem a explicação da Palavra aprofundada na Tradição e Magisterio e acaba no apice que é Jesus vivo e Eucaristico que vem fazer morada no templo santo do nosso corpo, é o Verbo (Palavra) de Deus que se torna alimento para nós. Tudo isso acontece através do sacerdote, que também faz parte dos corpo de pastores (cf. Jr 23,4; Efe 4,11) escolhido por Pedro, o pastor-chefe (cf. Jo 21:15-17) cargo e autoridade dado diretamente pelo Bom pastor (cf. Mt 16,18 ; Jo 10:11).


Não é linda nossa Igreja, somente os que desconhecem é que negam tão grandiosa e esplendorosa beleza revelada pelo Espirito Santo a Única Igreja de Cristo.


Na verdade eu quis fazer esta explanação sobre nossa fé, para que firmes naquilo que a Igreja nos ensina possamos discernir bem nosso alimento espiritual, saber se o que escutamos em pregações por exemplo dos grupo de oração são mesmo saudaveis a nossa fé. Na verdade não digo isso como ua censura a RCC porque eu sou carismatico, mas para evitar que pregadores mal formados doutrinariamente possam deturpar os tesouros da Igreja.


Por estes dias fui a um grupo aonde o pregador dava ênfase a oração e a confissão a Deus e minimizava os Sacramentos da Eucaristia e Confissão, dizendo que estas são para catolicos normais e que temos de ser mais, buscando abrir a biblia e confessar a Deus. Ora! Isso é doutrina protestante!


O Sacramento da reconciliação e da Eucaristia são considerados os tesouros da Igreja, em nenhum outro lugar pode ser encontrado e são infinitamente superiores, porque a Eucaristia é a presença de Deus vivo que nos alimenta, nos coloca em intima comunhão e a reconciliação ou confissão é a aproximação do homem pecador a Deus, é retirar as barreiras que se formam entre nos e Deus pelos pecados que cometemos onde somos perdoados e restituidos à comunhão com o Pai.


O Povo tem fome de Deus, de escutar sua Palavra, seu ensinamento mas para isso é necessário termos pregadores preparados tanto na Sagrada Escritura, mas também na Sagrada Tradição e o Sagrado Magisterio, porque sem estas bases pode-se cair no mesmo erro dos protestantes que é fazer um banquinho de uma perna só.


Nosso banquinho possuem tres pernas, esta firme para que possamos nos apoiar sem correr o risco de vir a cair, é a casa erguida na rocha. Os protestantes com seu banquinho de uma perna apenas (porque não aceitam a Tradição e o Magisterio) giram, não tem equilibrio, não tem firmeza e nem consitência até que cai e forma com os varios pedaços, novos banquinhos menores de uma perna só, e assim continua infinitamente com tantas milhares de divisões.


I João 4,3 Todo aquele que divide Jesus é anticristo


Mt 12,25a "Todo reino dividido contra si mesmo será destruído"


Mas não tenhamos medo, porque estas divisões, seitas, apenas fortalecem a fé dos que estao firmemente arraigado a fé verdadeira, milenar, santa, una, catolica e apostolica.


I Corintios 11,18-19 "Pois, em primeiro lugar, ouco dizer que quando se reunem como igreja há divisões entre vocês e em parte eu acredito. Sem dúvida tem que haver grupos SECTARIOS entre voces para se demonstre quem contam com a aprovação de Deus"


Por isso, se enganaram (e se enganam ainda hoje) aqueles que abandonaram a Igreja Católica e buscaram outra fé; como diz o apóstolo São João: "Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos." (1Jo 2,19).


© Livre para copia e difusão na integra e com menção do autor.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem