Filme promove ateismo para crianças

 


Novo filme de Nicole Kidman incentiva o ateísmo para crianças, afirmam grupos cristãos


Publicado por O Verbo em 31/10/07


EUA - Um filme de fantasia estrelado por Nicole Kidman e uma pequena garota na busca para matar Deus, é acusado por grupos cristãos de promover o ateísmo às crianças.




(Fonte: Fox News ) - O filme "The Golden Compass" (A Bússola de Ouro), é a adaptação do primeiro livro da série "His Dark Materials" (traduzida no Brasil como "Fronteiras do Universo"), escrita por Philip Pullman, um ateu declarado.


Críticos temem que o filme, que estréia em Dezembro, encoraje as crianças a lerem os livros anti-igreja de Philip.


"Esses livros denigrem o Cristianismo, espancam a Igreja Católica e vendem as 'virtudes' do ateísmo", disse Bill Donohue, presidente e CEO da Liga Católica.


A New Line Cinema, estúdio que produziu o filme, declara que não é provável que a adaptação ofenda cristãos, pois o estúdio tentou manter a religião fora dele.


"Eles estão aguando intencionalmente o elemento mais ofensivo,” disse Donohue. “Realmente não estou preocupado com o filme, [que] parece regularmente inócuo. O filme é feito para os livros.... é uma campanha enganosa. Pullman espera que seus livros e o filme se promovam no tempo do Natal.


Ateus e fãs dos livros estão felizes. Os temas anti-religiosos ganham força progressivamente em cada livro da trilogia. No livro final, os personagens conseguem matar um personagem chamado Deus.


A Liga Católica tem montado uma campanha contra o filme. Publicaram um panfleto chamado "A Bússola de Ouro: Desmascarada".


A série


A trilogia "His Dark Materials" que foi traduzida para o Brasil como "Fronteiras do Universo" e "Mundos Paralelos" em Portugal, é uma série de romances de fantasia criada pelo britânico Philip Pullman, um ateu declarado. A série é composta por três livros que foram traduzidos no Brasil como "A Bússola de ouro", "A Faca Sutil" e "A Luneta Âmbar".


A trilogia acompanha o amadurecimento dos dois personagens principais, Lyra Belacqua e Will Parry, enquanto viajam por universos paralelos e vagam pelo pano de fundo de eventos épicos. A história do primeiro volume, "A Bússola de Ouro", conta com elementos de fantasia, como bruxas e ursos de armadura. À medida que a trilogia progride, temas mais profundos são abordados, introduzindo uma amplitude de idéias vindas de campos como a metafísica, a física quântica, a filosofia e a simbologia bíblica.


Os livros e o filme são uma resposta às "Crônicas de Nárnia", famosos livros com temáticas cristãs escritas por C.S. Lewis, cristão convicto. "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" teve uma adapatação para o cinema em 2005.


"Detesto os livros de 'Narnia'," disse Pullman, o escritor de "Fronteiras do Universo", em entrevistas anteriores. "Odeio-os com uma paixão profunda e amarga, com a sua visão da infância como uma idade de ouro da qual a sexualidade e a idade adulta são dissolvidas." Ele chamou a série "uma das coisas mais feias e venenosas" que já leu.



Nicole Kidman e Dakota Blue Richards em uma cena de "A Bússola de Ouro"

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem