Hitler planejou seqüestrar o Papa Pio XII em 1944

 


15/01/2005 - 17:43 - Redação Terra



Adolf Hitler tinha planejado seqüestrar o Papa Pio XII em 1944 por sua postura contra o nazismo e colaboração com os judeus, segundo a edição deste sábado do jornal católico Avvenire, que se baseia no testemunho do ex-general da SS, Karl Friedrich Otto Wolff.


Segundo o periódico, a informação de Wolff aparece em uma declaração escrita de 1972 que se remonta ao processo de Nüremberg e que está entre os documentos do processo de beatificação de Pio XII.


o Avvenire sustenta que Wolff recebeu do "Führer" em pessoa a ordem de raptar o Papa Pio XII em maio de 1944, mês no qual o general nazista foi recebido pelo Pontífice.


A audiência foi realizada no dia 10 de maio de 1944 e nela o militar alemão, que secretamente se opunha ao plano de Hitler, teria advertido ao Papa de suas intenções.


Para que demonstrasse sua sinceridade, Pio XII pediu a Wolff a libertação de dois condenados à morte, coisa que o ex-general fez em 3 de junho daquele ano, segundo o jornal.


O Pontífice deveria ser levado ao castelo de Liechtenstein, em Württemberg, acrescenta o jornal, que fala sobre a existência de documentos que mostram que já desde 1941 havia no Vaticano preocupação com uma eventual ação nazista contra o Papa.


Alguns historiadores, como Andrea Tornielli, autor de "Pio XII, o Papa dos judeus", já especularam anteriormente sobre a teoria de que Hitler pretendia deportar o Pontífice em represália a sua suposta ajuda aos judeus, e apontavam que, entre outras coisas, foi a oposição de Wolff que o impediu.


Apesar de sua suposta colaboração com os judeus, Pio XII recebeu no final da Segunda Guerra Mundial duras críticas por sua aparente passividade diante do holocausto.


http://gazetaonline.globo.com/minutoaminuto/minutoaminuto_materia.php?id=041e9729e39958

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem