Juizo Particular e Juizo Final



Fonte: Site Dos Corazones

Autor: Padre Jordi Rivero

Tradução: Rogério Hirota - Revisado en 18/Mar/2008


Juizo Particular


Catecismo da Igreja § 1021 - 1022


A Sagrada Escritura ensina que existe uma retribuição imediata depois da morte.


A morte põe fim a " vida temporal " do homem, põe fim também ao tempo que Deus nos dá para decidirmos aceitar ourecusar a graça divina outorgada em Cristo (cf. II Tim 1. 9-10).


O Novo Testamento fala do juizo referindo-se principalmente ao Juizo Final que ocorrerá com a segunda vinda de Cristo. Mas também assegura reiteradamente a existência de um juizo particular depois da morte. Alí ocorrerá a retribuição imediata de cada pessoa como consequência de suas obras e de sua fé. Cada um terá de render contas de sua vida a Cristo.


Na Parábola do pobre Lázaro ( Lc 16,22), nas Palavras de Cristo ao ladrão na Cruz (Lc 23,43), assim como outros textos do Novo Testamento (II Cor 5,8, Flp 1,23, Heb. 9,27, Heb 12,23 ) fala de um ultimo destino à alma ( Mat. 16,26) depois da morte e que é diferente para cada pessoa.


Baseado nas Sagradas Escrituras e na Sagrada Tradição, o Magistério da Igreja afirma a existência do juizo particular da alma, imediatamente depois da morte, que estabelece bem a necessidade da purificação temporal (purgatório veja mais este tema neste site) antes de ascender na Bem-aventurança ou seja sua entrada imediata ao céu ou sua condenação ao inferno. O destino final de cada pessoa, seja o céu ou o inferno, é eterno e irreversivel.


Juizo Final


Catecismo da Igreja Católica § 1038-1041


§1038

A ressurreição de todos os mortos, "dos justos e dos injustos" ( At 24,15), antecederá o Juizo Final. Este será " a hora em que todos os que repousam nos sepulcros ouvirão sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para uma ressurreição de vida; os que tiverem praticado o mal, para uma ressurreição de julgamento " ( Jo, 28-29 ). Então Cristo "virá em sua glória e todos os anjos com Ele (...) E serão reunidas em sua presença todas as nações e Ele há de separar os homens uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas à sua direita e os cabritos a sua esquerda. (...) E irão estes para o castigo eterno,e os justos irão para a Vida Eterna" ( Mt 25,31 -33.46)


§ 1039

É diante de Cristo - que é a Verdade - que será definitivamente desvendada a verdade sobre a relação de cada homem com Deus. O Juizo Final há de revelar até as ultimas consequências o que tiver feito de bem ou deixado de fazer durante a sua vida terrestre:


Todo o mau que as pessoas praticam é registrado, sem que saibam. No dia em que "Deus não se calará" (Sl 50,3), voltar-se-á para os maus: "Eu havia", dir-lhe-á, "colocado na terra meus pobrezinhos para vós. Eu, seu chefe, reinava no céu à direita do meu Pai, mas na terra os meus membros passavam fome. Se tivésseis dado aos meus mebros, vosso dom teria chegado até a Cabeça. Quando coloquei meus pobrezinhos na terra, os constituí meus tesoureiros para recolher vossas boas obras em meus tesouros, vós porém, nada depositastes em suas mãos, razão porque nada possuis junto a mim. " Santo Agostinho, Serm. 18,4,4:PL 38, 130-131


§1041

O juizo Final acontecerá por ocasião da volta gloriosa de Cristo. Só o Pai conhece a hora e o dia desse Juizo, só Ele decide seu advento. Por meio de seu Filho, Jesus Cristo. Ele pronunciará então sua palavra definitiva sobre toda a historia. Conheceremos então o sentido ultimo de toda a obra da criação e de toda e economia da salvação e compreenderemos os caminhos admiráveis pelos quais sua providência terá conduzido tudo para seu fim ultimo. O Juizo Final revelará que a justiça de Deus triunfa de todas as injustiças cometidas por suas criaturas e que seu amor é mais forte que a morte.


§ 1041

A mensagem do Juizo Final é apelo a conversão enquanto Deus ainda dá aos homens "o tempo favoravel, o tempo da salvação" (IICor 6,2). O Juizo Final inspira o santo temor de Deus. Compromete com a justiça do Reino de Deus. Anuncia a "bem-aventurada esperança" ( Tt 2,13) da volta do Senhor que " virá para ser glorificado na pessoa de seus santos e para ser admirado na pessoa de todos aqueles que crerem. (II Ts 1,10).


 


http://www.corazones.org/

Esta página es obra de Las Siervas de los Corazones Traspasados de Jesús y María

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem