Maçonaria, REAA, MM, O.T.O. e Crowley




Hoje, a O.T.O. (Ordo Templi Orientis) é geralmente associada exclusivamente a Crowley, mas isto não é historicamente correto, de acordo com a complexa historia do desenvolvimento da O.T.O.


Para saber a origem da O.T.O. é preciso saber em primeiro lugar que foi John Yarker.


John Yarker, nascido em Manchester, Inglaterra, em 1833, começou como maçon regular, mas depois de desentendimentos com a Grande Loja Inglesa, ele se tornou um maçon irregular do ''degree-merchants'', eventualmente vendendo permissões para trabalhar o '''Ancient and Accepted Scottish Rite' (AASR), e o 'Ancient and Primitive Rite of Memphis and Misraim' (MM), pelo melhor preço que conseguisse; esses ritos tiveram origem no seculo 18, na França, e estavão quase dormentes ate Yarker começar a difundi-los. Yarker morreu em 1913.


Agora precisamos saber quem foi Theodor Reuss.


Theodor Reuss (1855-1923), era um anglo-saxon maçon irregular, que intruduziu os ritos de AASR e MM de Yarler, na Alemanha, como parte de um processo comercial vendendo ''diplomas'' e ''pemissões''. Assim, Reuss

desenvolveu várias pseudo-maçonicas Ordens, mas nenhuma delas com sucesso. Mas em 1906, ele teve a ideia da O.T.O., complentando sua invenção em 1912; que era um misto do trabalho maçonico, AASR, MM e o sexual misticismo do Tantra. Reuss também inventou a moderna ''Ordem Illuminati'' e variaos corpos Rosacruzes, mas ele nunca conseguiu manter estas Ordens separadas, nem na mente dele, nem em lugar nenhum. Na verdade, sua coleção de Ordens estava em constante estado alteração, elas todas pareciam estar conectadas e legadas uma a outra; seus nomes mudavam de um mes para outro, enquanto alguns dos seus membros pertenciam as várias Ordens de Reuss, mas outros não. A Maçonaria regular rejeitou todas as Ordens de Reuss, especialmente a

O.T.O., porque Reuss aceitava as mulheres como membros, o que é impossivel na Maçonaria tradicional.


Reuss também laçou a ''Oriflamme'', uma revista publicada entre 1902 e 1914, e era inicialmente um jornal para a suas principais invenções, o ''Swedenborg Rite'' e uma ordem de Rosacruzes. Como não alcançou o sucesso espero, a revista se tornou um informativo para os membros da AASR e MM, mas em 1921 a revista estava mais a serviço da O.T.O., embora poucas edições tivessem sido publicadas até 1914. A revista parecia mais um informativo simples, mas era escrita em codigos que apenas os seus membros podiam entender.


Existe uma controvêrcia se Reuss introduziu ou não seus ritos AASR e MM na Alemanha, como sendo graus regulares da Maçonaria. Na verdade muitos Maçons regulares aceitaram MM como regular, mas outros não. Na Suiça tem 3 Lojas Maçonicas que começaram como MM, mas porteriormente se tornaram regulares,

abandonando os altos graus da MM; existem outros 3 exemplos como estre em outras partes da europa, todos respeitados e regulares, apesar da origem e da associação com Reuss.


Para muitos Reuss era um fraudador, que introduziu ritos irregulares na Alemanha, não dizendo aos seus membros que eram irregulares. Muitos membros abandonaram as ordens, por isso, de acordo com alguns contemporaneos, Reuss teria fundado a O.T.O., como uma organizacao de diversos sistema de altos graus.


Para outros, a O.T.O. teria sido fundada em 1895, por Karl Keller (1850-1905), e Reuss teria assumido em 1905, depois passado para Papus, Rudolf Steiner e depois para H. Spencer Lewis. In 1912, Alierter Crowley teria se tornado o ''chefe'' da O.T.O. na Inglaterra, e em 1922 ''chefe geral'' da O.T.O. no mundo todo.


Outros ainda dizem que o nome de Keller nunca apareceu no contexto da O.T.O. enquanto ele estava vivo; também nao se tem registro da propria existencia da O.T.O. durante o periodo de vida de Keller, mas apenas alguns comentarios. Ainda segundo essa versão, a O.T.O. so passou a existir 6 meses depois da morte de Keller. Na edição da ''Oriflamme'', de 1905, que contem a nota de falecimento de Keller, todos os Graus Maçons dele foram listados, mas nenhuma referencia de sua participacao na O.T.O.


Como não poderia deixar de ser, a Maçonaria não mede esforços para desconectar nomes de pessoas que causaram polemicas e controvercias no passado, e que de uma maneira ou de outra estavam associados a ela de forma regular. Neste caso, fica bem evidenciado a preocupação em excluir nomes como Theodor Reuss, Rudolf Steiner, Alierter Crowley entre outros, enquanto que procura negar qualquer participação de seus membros regulares em tais atividades como é o caso de Karl Keller.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem