Maçonaria




Texto extraído de Arthur Franco, "A idade das Luzes" , Wodan, 1997, Porto Alegre, Brasil.


"Em 367 d.c. , Irlandeses, Pictos e Saxões atacam por 3 frentes, de uma vez , as Ilhas Britânicas. As defesas da fronteira setentrional se deterioram. Elas sao restauradas posteriormente por Theodósio. Com estas invasões os Scots começam a cristianização definitiva da Bretanha. Até então, os Pictos do Norte permaneciam praticamente intocados pela cultura romana, ou mesmo pela cultura céltica do sul.


Apenas os gaélicos Scots , da Irlanda , conseguiram cristianizá-los. Vale a pena destacar um evento pouco citado pelos analistas entusiasmados e pelos estudiosos maçônicos. É que a origem desses mistérios ocidentais está ligada a esta região, onde fizeram-se os gaélicos cristianizados por Columbano, que ganhou o nome de seus

conquistadores: a Scotland ou a terra dos Scots. Todas as lendas de Merlim procedem desta região , fronteiriça com o reino Picto (p.229).


As raízes da palavra Escocês a partir do inglês Scot, Scotch, tem profunda ligação com o pagamento dos obreiros entalhadores. (Schet = Egito) da madeira pelo seu trabalho, a partir da cultura céltica da Irlanda e do Norte da Grã Bretanha, co- irmã da civilização egípcia e com a qual tinha profundas ligações iniciáticas. De fato, a raiz mais antiga da palavra Scot está nas primeiras genealogias irlandesas e britânicas. As lendas contam que Heber Fionn, o 1° grande Monarca da Irlanda , morto em 1698 a.c. , era a 22a geração descendente de Niul (cujo nome originou a palavra Nilo) Niul, por sua vez , era trineto do bíblico Japhet e desposara uma princesa egípcia de nome Scota, daí se originando o termo Scots e seus descendentes. O trineto de Niul, por exemplo foi coroado rei da Scília com o nome de Heber Surt (ou Scot). O cristianismo funcionou como um elo de ligação entre as duas culturas. os druidas traduziram sua antiga tradição na nova mensagem critã, mantendo acesa a chama do Conhecimento. Por isto, Jesus

começou seu trabalho com a fuga de Maria e José ao Egito, tendo o epílogo de seu préliplo na Grã Bretanha, quando José de Arimatéia recolheu seu sangue no graal e levou-o até Glastonbury.Inúmeras lendas contam que Jesus esteve com seu tio José na Inglaterra.


O ritual maçônico, até passar ao ritual atualmente conhecido como escocês, teve uma longa jornada que começou no período dos Duidas - os sacerdotes celtas, habitantes originais daquela região. Eles eram os depositários da Sabedoria Antiga, passando de boca e ouvidos pelos Iniciados de todo o mundo. Os escoceses - scots - irlandeses que colonizaram aquela região, celtas puros, foram responsáveis pelo sincretismo com a nova religião cristã.


Nos séculos XVII e XVIII, iniciados como o Conde de Saint Germain prepararam as bases para o Rito Escocês dos Maçons Antigos, Livres e Aceitos.


Segundo Jean Palou, dois fatos são certos: O Escocismo é uma forma de maçonaria regular, a forma mais antiga, sem dúvida, pois suas origens estão no ofício de pessoas que trabalham com a madeira antes de talhar a pedra. O Escocismo, no correr dos séculos, incorporou elementos iniciáticos de diferentes origens, que constituíram o sistema dos Graus Superiores. Estes últimos apareceram num determinado dia do século XVIII, porque essa exteriorização tinha-se tornado necessidade histórica e que nada tem a ver com a lenda stuardista nem com as influências jesuíticas.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem