Nós catolicos cremos que Jesus é o Único Mediador!



Autor: Rogério Hirota


Uma das frequentes perguntas que somos abordados pelos nossos irmãos separados é :


Você sabia que Jesus é o Unico Mediador (cf. I Tim. 2,5) e os santos não podem interceder por você ?


Esta pergunta na verdade é fruto de uma má interpretação bíblica, assim como todas as outras questões que nos são apresentados em relação a fé católica, porque a primeiro que mediador e intercessor não são sinonimos e segundo porque biblicamente possuem funções diferentes do Plano Salvífico de Deus.


Vamos primeiro entender de onde surgiu tal duvida analisando o versiculo acima citado:


" Por que só há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem " I Timoteo 2,5


Com certeza também para nós católicos Jesus é o Unico Mediador, porque é através de seu sacrificío, morte e ressurreição que fomos restituídos à comunhão com Deus. Nenhum católico diz que ganhamos o elo com Deus através dos Santos, alias estes também para estarem na glória passaram por esta ponte que é Jesus, seria incoerente dizer que os Santos nos dá o caminho para o Reino se também eles passaram pela porta que Jesus nos abriu.


Mas porque eu disse que é um erro de interpretação?


Porque claramente vemos que a Palavra nos tras que o único mediador é Jesus Cristo homem, ou seja, Deus que se encarna em nosso meio e na sua humanidade como um cordeiro se entrega para espiar nossos pecados da qual recebemos de Adão.


Romanos 5,12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.


Romanos 5,15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.


Romanos 5,19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.


Vimos que a mediação exercida por Jesus é a remissão do Pecado Original, mais agora vem a duvida. O que tem a ver a mediação de Jesus sobre o Pecado de Adão com a intercessão dos Santos?


Não existe relação nenhuma, já que a intercessão dos santos nada mais é que levar a Jesus as nossas suplicas, é rogar por nós junto a Jesus e não remir nossos pecados.


E esta intercessão dos santos é correto perante a Biblia?


Sim é correto porque somos todos membros do mesmo Corpo de Jesus como dia a Biblia:


I Corintios 12,14-20 "Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo


I Corintios 12,27 "Ora, vo sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros"


I Corintios 10,16 "Uma vez que há um só pão, nós embora sendo muitos, formamos um so corpo, porque todos nos comungamos de um só pao"


E sendo todos nós o mesmo Corpo, tanto os que estão aqui na Igreja Militante quanto os que já estão na Igreja Triunfante, temos de cuidar um dos outros com orações por que é o proprio Nosso Senhor que nos manda "Orar uns pelos outros" (MT 5, 44) , São Tiago nos ordena em sua epistola a "orar uns pelos outros" (Tgo. 5, 16) e também São Paulo se mostra um intercessor dizendo que "ora pelos colossenses" (Col. 1, 3).


Mais porque temos de orar uns pelos outros?


Porque se um membro sofre assim todo o Corpo sofre, por isso que quando um irmão nos pede oração podemos rogar a Jesus por ele, e também a Igreja nos ensina, quando fazemos a oração após a benção do Santissimo Sacramento e pedimos por aqueles que nos recomendaram as nossas oraçãos e por aqueles a que somos obrigados a orar, ou seja a oração é necessaria para a saúde do corpo, tanto os membros que aqui estao e os que estao na Gloria tem o dever de cuidar um dos outros para que o Corpo não fique doente.


I Corintios 12,24-26 Deus dispos o corpo de tal modo que deu maior honra aos membros que nao a tem, para que não haja dissenções no corpo e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros. Se um membro sofre, TODOS OS MEMBROS PADECEM com ele e se um membro é tratado com carinho, todos os membros se congratulam por ele"


A comunhao dos irmãos no Corpo de Cristo não acaba quando chegam ao Reino de Deus, muito pelo contrario, se COMPLETA, porque no céu nao egoismo, somente o mais puro e perfeito amor porque Deus é amor (cf. I Jo 4,16) e os que lá se encontram estao mais privilegiados por estarem já junto de Jesus, intercedendo por nós já que somos todos um Corpo e cada Pessoa tem seu lugar na Grande Comunhao com Jesus, pois Deus nos quer UM com Cristo (Jo 17,20-23) e somos chamados a participar desta obra redentora.


Por exemplo se em uma familia os irmaos se ajudam para pedir algo para o pai, isso ofenderia a autoridade do Pai? Entao os catolicos e os santos como um só na divina unidade do Corpo de Cristo se unem para pedir a Deus.


Concluimos assim que a intercessão dos santos nada mais é que rogar por nós e a mediação que Jesus exerce é a de nos unir novamente a Comunhão com o Pai, anulando o Pecado original de Adão e nos oferecendo a chance de assim poder participar do seu Reino da qual fomos criados e chamados a viver eternamente desde Adão.


E então após esta explicação vemos que a pergunta inicial feita pelos irmãos separados se mostra totalmente sem sentido e confuso da parte deles, mas oremos para que um dia eles possam entender e acolher em seus corações que por mais que se busque denegrir a Igreja e seu ensinamento milenar com falsas acusações nunca conseguirão fugir da realidade: só há Uma Verdade e que vem sendo pregada há 2000 anos e será assim imutavel até o fim dos tempos.


Mateus 28, 20 " Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo."



© Livre para cópia e difusão na íntegra e com menção do autor

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem