Só há Um Mediador entre Deus e o Homem



Fonte: El Bau del tesoro Catolico
Autor: Bob Stanley
Tradução: Rogerio Hirota


"Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem" 1Timoteo 2,5.


Jesus Cristo é nosso único ‘mediador’ assim como disse São Paulo.


Os Não católicos gostam de utilizar este versículo contra os Católicos (totalmente fora de contexto), ja que eles interpretam errôneamente que nós fazemos a ‘mediação’ através de Sua mãe, a Bendita Virgem Maria e os deixam longes da verdade.


O primeiro significado de 'Mediador', assim como é definido pelo dicionario é: 'Alguém que se ocupa em resolver ou reconciliar as diferenças, ao trabalhar com todas as partes em conflito'.


As 'partes em conflito' neste caso, são no caso, Deus e a humanidade. Jesus Cristo de fato atuou como mediador ao sofrer e morrer por nós.


A equivocada interpretação dos não-Católicos, resulta de sua escolhas isoladas das palavras biblicas, quando se refere à Mãe de Deus.


Nós Católicos usamos a palavra, ‘Intercessora', quando falamos da Virgem María.


O primeiro significado de ‘Intercessora', como nos é definido no dicionario é: 'Alguém que intercede em favor de outra pessoa, especialmente alguem que ora ou pede a Deus por outra pessoa'.


Como você facilmente pode ver, um 'Mediador' é o sujeito da ação, enquanto que um 'Intercessor' é alguém que pede por uma ação. Estes termos tem um significado muito diferente.


Outro ponto de confusão seria o segundo significado de 'Intercessor', 'Alguém que 'Media' em uma disputa, ...intervir'.


O uso Católico da palavra 'Intercessor', é referente ao primeiro significado que citamos, enquanto que os protestantes tomam como referência o segundo, e é aqui onde eles erram.


Existem muitos casos em que a segunda definição de uma palavra é bastante diferente da primeira, e por alguma razão, os detratores invariavemente usam apenas o que lhe convém para tentar provar seus ponto de vista.


Outro exemplo que nos vem a memória é os Testemunha de Jeová na tradução de

Lucas 1,48, "...todas as gerações me chamarão 'bem-aventurada'." Eles usam um segundo ou terceiro significado para a palavra 'bem-aventurada',e a substituem pela palavra 'feliz', da qual na minha concepção muda o significado do versículo e desonra a sua beleza. 'Todas as gerações me chamaran feliz' não tem nenhum sentido. Sem duvida eles fazem isto de propósito.


Agora que temos as definições na mente, voltemos a 1 Timoteo 2, e vamos ler em seu contexto...


"Acima de tudo, recomendo que se façam PRECES, ORAÇÕES, SUPLICAS, AÇÕES DE GRAÇAS por todos os homens,pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranqüila, com toda a piedade e honestidade.Isto é BOM e AGRADÁVEL DIANTE DE DEUS, NOSSO SALVADOR,o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.Porque HÁ UM SÓ DEUS e há um só mediador entre DEUS e os homens: Jesus Cristo, homem" 1Timoteo 2,1-5


Na versão da tradução espanhola nos parece ser bem interessante também para analisar


"Antes de tudo recomendo que se façam SUPLICAS, ORAÇÕES, INTERCESSÕES e AÇÕES DE GRAÇAS por todos, sem distinção de pessoas; pelos chefes de estado e todos os governantes, para que possamos levar uma vida tranquila e em paz, com toda piedade e dignidade. Isto é BOM e AGRADAVEL a VISTA DE NOSSO SALVADOR, pois ele quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. DEUS é único, e único também é o mediador entre DEUS e os homens, Cristo Jesus homem." 1Timoteo 2,1-5


Tomadas dentro do contexto, as 'Intercessões', as 'Orações' e as ‘Súplicas' são feitas por todos os homens. Quando os Católicos rezam a Ave María, eles simplesmente repetem na primeira parte, a saudação de Gabriel em Lucas 1,28, e a ultima parte é, "Santa Maria, Mãe de DEUS, ROGAI por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, amem."


Então não fazemos outra coisa senão pedir sua 'Intercessão' (por favor releia o primeiro significado da palavra intercessão), e que ela rogue por nós.


Para alguns não-Católicos, cada vez que se introduz o nome de 'Maria', parece que existe um 'obstáculo'; mas, eles não tem o mesmo problema com outros personagens da Biblia. A Sagrada Escritura esta cheia de petições e intercessões feitas por outros. Aqui temos alguns exemplos:


Gen 18,23-33, Abraão pede a DEUS pela vida das pessoas de Sodoma.

Ex 32,11 e Sal 106,3, Moisés pede a DEUS devido o caso do bezerro de ouro.

Rom 15,30, São Paulo pede que orem por ele.

Col 1,9, São Paulo diz, "Por isso, também nós, desde o dia em que o soubemos, não cessamos de orar por vós e pedir a Deus para que vos conceda pleno conhecimento da sua vontade, perfeita sabedoria e penetração espiritual"

2Tes 1,11, São Paulo reiterava "suplicamos incessantemente por vós".

São Tiago 5,16, São Tiago pede, 'orem uns pelos outros'.


E por isso vemos também a Virgem Maria que havía intercedido diante seu Filho em João 2, 3-5, e assim nos deu um precedente para sua intercessão.


--------------------------------------------------------------------------------

Então estamos claros, existe um só ‘Mediador’; mas existem muitos ‘Intercessores’ diante de DEUS.

--------------------------------------------------------------------------------

©

Escrita por Bob Stanley, em 20 de Fevereiro de 1998

Atualizada em 02 de Junho de 2001

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem