Nova evidência mostra ações de Pio XII para proteger os judeus durante a guerra

 



ROMA, 03 Fev. 04 (ACI).- – Fray Aldo Brunacci, um sacerdote conhecido por ter salvado 250 judeus durante a Segunda guerra Mundial, reconheceu o trabalho do Papa Pio XII para salvar a um grande número de judeus durante a ocupação alemã e anunciou que virão novas evidências sobre as ações heróicas do Pontífice.


O testemunho do sacerdote –de 90 anos– foi colhido pela revista mensal em inglês “Inside the Vatican” em um artigo intitulado “A Carta Secreta”, em que confirma a existência de uma carta que seu então Bispo, Dom Giuseppe Nicolini, leu durante a Segunda Guerra Mundial, e que havia sido escrita pelo Papa Pio XII para impulsionar o clero a proporcionar segurança aos judeus na Itália.


A autora Susan Zuccotti, detratora de Pio XII e autora do polêmico livro “Sob suas próprias janelas” –onde argumenta que o apoio católico aos judeus na Itália foi feio sem o apoio de Pio XII-, conhecia esta carta; mas a descartou afirmando que o bispo mentiu “para fazer crer que seus ajudantes que eles faziam o trabalho do Papa”.


O Pe Brunacci negou a afirmação de Zuccotti e explicou que era “impossível” que Dom Nicolini estivesse mentindo. “A vi com meus próprios olhos, nas mãos de meu bispo, enquanto ele a lia”, esclareceu o sacerdote e acrescentou que “era uma carta do Vaticano pedindo ao Bispo que tomasse medidas para proteger os judeus. E nós tomamos essas medidas”.


“Zuccotti duvida que Pio XII pudesse ter mandado essa carta porque ela está influenciada por uma campanha lançada contra o Pontífice em 1963”, afirmou o Pe Brunacci e acrescentou que “tal campanha esteve cheia de difamações e calúnias”.


O Pe Brunacci responsabiliza o Papa Pio XII pelo resgate de 85 por cento dos judeus romanos durante a ocupação alemã, e predisse que a carta, que foi enviada a muitas dioceses na Itália, virá à luz em breve junto com outros documentos.


Finalmente, o sacerdote recordou a celebração na Praça de São Pedro depois da libertação de Roma, onde “centenas de milhares vieram para aclamar o Pontífice e muitos judeus estavam entre eles”

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem