O cânon usado pelos protestantes




Lutero, porém, ao fazer a sua revolta, resolveu traduzir a Bíblia para o alemão. Ora, ao contrário de S. Jerônimo, que pôde usar manuscritos muito antigos, Lutero tinha à sua disposição apenas manuscritos recentes dos judeus, que evidentemente não continham os livros que os fariseus arrancaram do cânone bíblico muito depois de Cristo.


Além disso para ele era muito interessante eliminar do seu cânone alguns livros que iam contra algumas de suas invencionices, como a falsa noção de não haver um Purgatório, negada na Palavra no livro dos Macabeus, a falsa noção de não ser necessário evitar o pecado, negada por Deus no Eclesiático, etc.


Lutero propôs um novo catálogo bíblico. Desejava colocar em dúvida a inspiração divina dos livros deuterocanônicos, que foram considerados inspirados por todos os cristãos durante 11 séculos (final século IV com a definição do Cânon Bíblico cristão até o século XVI século da Reforma).Para recusar os livros deuterocanônicos alegava estar seguindo a tradição dos Judeus da Palestina (Jâmina). No entanto, não obteve o mesmo êxito na tentativa de alterar o Novo Testamento. Lutero suspeitava de alguns livros do Novo Testamento, como por exemplo a Epístola de Tiago, que chamava de "Epístola de Palha".Essa epístola acabou ficando, mas ele falsificou a epístola aos Romanos, introduzindo a palavra "apenas" na frase que dizia que a fé salva. O mais engraçado é que a única vez que esta palavra aparece no NT é em Tiago, exatamente no sentido oposto.


Os Protestantes só adotaram definitivamente o Cânon proposto por Lutero no século XVII. Devido ao problema enorme causado pela revolta protestante, à qual se aliaram os príncipes que desejavam poder desobedecer ao Papa e massacrar os camponeses, e os ricos, que desejavam viver luxuriosamente de usura e exploração sem sentimentos de culpa, foi feito o Concílio de Trento, em que se julgou necessário explicitar entre outras coisas o cânone bíblico (que não mudou - basta ver qualquer edição ou exemplar manuscrito da Bíblia antes de Lutero), a importância da Tradição e do Magistério, a verdadeira doutrina sobre a Graça, enfim, vários pontos da Doutrina ensinada por Cristo e pelos Apóstolos que estavam sendo negados pelos hereges protestantes.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem