O legado do banquinho de uma perna só

 


Fonte: El Baul del Tesoro Catolico

Autor: Bob Stanley

Tradução: Rogério Hirota  - Revisado em 26/Mar/2008


Na Igreja Católica o depósito de Fé consiste em Sagrada Escritura, Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério em união com nosso Santo Padre o Papa. Podemos compará-los a um banquinho com três pernas, onde cada uma tem a sua própria função e esta firmemente implantado sobre a Pedra Sólida da Igreja Catolica. Veja Mat. 16,18 ; Jo 1:42, Ef. 2:20 e I Ped. 2: 4-8.


Um banquinho com três pernas tem força, é vigoroso, estável e firme. Tudo isto que afirmamos é correto e bom. Mas o que acontece se cortarmos uma perna? O banquinho fica instável e começa a girar.


Durante a Reforma Protestante, os reformadores se auto-separaram de uma destas três pernas de estabilidade. Eles recusaram ao Papa e ao Magistério, a autoridade dos ensinamentos da Igreja Católica e intencionalmente acabaram cortando uma perna e ao fazê-lo perderam automaticamente toda a autoridade sobre a doutrina de Cristo. Perderam o arbítrio das disputas ao se opor aos ensinos referentes a fé e moral com os mais diferentes pontos de vistas .


Veja Mateus 18,15-18


Cortaram a si mesmos da Coluna e Sustentáculo da Verdade que é a Igreja Católica.


Veja I Tim 3,15


E por consequência criaram para si um banquinho instável, fraco, frouxo, debilitado e que está exposto a quedas e destruição.


Como os reformadores perderam toda a autoridade , a quem ou o quê eles poderiam se voltar a fim de preencher estes vazio? Eles voltaram-se a única fonte que possuiam, a Sagrada Escritura, que em verdade é um fruto da Igreja Catolica ( Veja mais sobre este assunto nos artigos Canon Bíblico neste site).


Declararam então que a Bíblia é a única fonte de autoridade e procendendo assim para poder promulgá-la acabaram criando uma falsa tradição, feita por homens, chamada "Sola Scriptura", ou "Somente a Biblia".


E assim através das Escrituras acabou-se dispensando toda a segunda perna do Depósito Católico da Fé e que na qual os mesmos reformadores não puderam reclamar para si que é a Sagrada Tradição, a Tradição Apostólica, Tradição de Deus que a Igreja recebeu como missão guiardá-la e que de fato aconteceu por quase 1500 anos do tempo da reforma.


Veja : Salmo 44,1, Isa 40,8 ***Isa 59,21 ***Joao 15,20, Atos 20,35, 1Cor 2,13 *** 1Cor 11,2, Fil 2:16 ***Fil 4,9 ***2 Tes 2,15 ***2Tim 1,13-14 *** 2 Tim 2,2 ***2 Tim 3,14 ***2 Tim 4,3 e 1Ped 1,25.


Somente as tradições feita por homens são condenadas na Sagrada Escritura:


Veja: ***Mat 15,2-9 ***Marcos 7,3-13 ***1Cor 2,13 ***Col 2,8 ***1Tim 1,4 *** Tit 1,14


Os reformadores também foram forçados a cortar a segunda perna do banquinho, agora só lhe restara uma perna para se equilibrar e não conseguiram fazê-lo nem por um ano .


Como a Autoridade do Magistério para a interpretação biblica não estava mais disponivel, os reformadores tomaram então uma nefasta decisão que resultaria num desastre que cresceu tão assustadoramente que não puderam-na conter, esta decisão foi a idéia de que cada um podia seguir seu próprio caminho no que se refere a interpretação da Bíblia. Esta é sem duvida outra tradição feita por homens e que é proibida na Sagrada Escritura.


Veja: ***Atos 8:26-40 *** 2Ped 1:19-21 *** 2Ped 3,16.


E assim o banquinho de um perna só sucumbiu, caindo no chão e quebrando-se em muitas partes. A interpretação individual da Sagrada Escritura imediatamente resultou em acaloradas discussões e separações dentro do Protestantismo das quais continuam a acontecer até nos dias de hoje.


Em 1521, o mesmo ano em que Martinho Lutero se separou da Igreja Catolica, Tomáz Münzer se separou da Lutero. No ano de 1600 dC. já haviam contabilizados 200 separações , em 1900 dC. haviam aproximadamente 1000 separações, em 1996 d.C. haviam 28.000 separações, em 2001 tinhamos segundo a Enciclopedia Cristã Mundial, publicação protestante 33.820 separações e os números levantados em 2002 teve um aumento para 35.500, implicando um acrecismo de 1680 em somente 1 ano, assim então todas as maiores seitas protestantes seguem se auto-dividindo e toda esta loucura foi causada devido as falsas doutrina, feita por homens, que são a Sola Scriptura e a Interpretação Individual da Biblia, ambas iniciadas pelos reformadores.


Martinho Lutero se lamentou quando viu o mau que a Interpretação individual da Sagrada Escritura iniciada com seu movimento Protestante causou, veja as frases de Lutero no artigo A origem da Sola Scritura e em varios outros artigos deste site.


O banquinho do Protestantismo é um caos, se partiu em milhares de peças e não existe nada com autoridade dentro dela para junta-las de novo. Um banquinho precisa de três pernas para se manter em pé, sem isso não se pode ficar em pé, basta um vento emergente e ela por-se-à a girar, cair e se quebrar em muitas outras partes.


A Biblia diz claramente que temos de guardar as Tradições de Deus e dos Apóstolos e irá condenar as tradições feitas por homens, como já demonstramos. Não é estranho o Protestantismo condenar que se guarde e conserve as tradições da Igreja Católica, enquanto que ao mesmo tempo, eles mesmos seguem as tradições feitas por homens e de suas prprias criações?


" Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor. " Joao 10:,16


Veja também Isa 40,11 e I Pedro 2,25


Aonde é que existe Um só rebanho e um só pastor no Protestantismo?

Então estaria Cristo dividido? I Cor 1:13


© Escrito por Bob Stanley, 05 de Janeiro de 2000

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem