O Plano de Salvação de Deus



Autor: J. Hampton Keathley III


1 João 5,11-12 o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida


Esta passagem conta-nos que Deus nos tem dado vida eterna e esta vida está em Seu Filho, Jesus Cristo. Em outras palavras, o modo de possuir vida eterna é possuindo o filho de Deus. A questão é como uma pessoa pode ter o Filho de Deus?


O Problema do Homem


Separação de Deus



Isaías 59,2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.


Romanos 5,8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de Ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.


De acordo com Romanos 5,8, Deus demonstrou Seu amor por nós através da morte de Seu Filho. Porque Cristo teve que morrer por nós? Porque a Escritura declara que todos os homens são pecadores. “Pecar” significa errar o alvo. A Bíblia declara “pois todos pecaram e carecem da glória (o perfeito santo) de Deus”. (Rm. 3,23). Em outras palavras, nosso pecado nos separa de Deus que é perfeitamente santo (reto e justo) e Deus precisa, portanto, julgar o homem pecador.


Habacuque “1,13a Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar”.


A Futilidade de Nossas Obras



A Escritura também ensina que nenhuma bondade, obras, moralidade, ou atividade religiosa humana isolada da fé pode obter aprovação de Deus ou ganhar o céu. A moralidade , a religiosidade, ou a imoralidade a não religiosidade estão todas no mesmo barco. Elas estão debaixo da perfeita santidade de Deus. Depois de discutir a imoralidade, a moralidade e a religiosidade do homem em Romanos 1,18-3:8, o apóstolo Paulo declara que ambos Judeus e Gregos estão debaixo do pecado, que “não há justo, nem se quer um” (Rm. 3,9-10). Adicionado a isto está as declarações dos seguintes versos da Escritura:


Efésios 2,8-9 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é Dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.


Tito 3,5-7 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6 que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, 7 a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança de vida eterna.


Romanos 4,1-5 Que, pois, diremos ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? 2 Porque se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. 3 Pois, que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. 4 Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e, sim, como dívida. 5 Mas ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica ao ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.


Não há nenhuma bondade humana tão boa quanto a de Deus. Deus é perfeitamente santo. Por causa disto, Habacuque 1,13 fala-nos que Deus não pode ter comunhão com alguém que não tem santidade perfeita como Ele. Por certo, para sermos aceitos por Deus, precisamos ser tão bons quanto Ele é. Diante de Deus, somos todos impotentes, incapazes e desesperados. O que é então a solução?


A Solução de Deus



Deus não é apenas perfeitamente santo (aquele caráter santo que jamais alcançaremos pelos nossos próprios esforços ou por nossas próprias justiças) mas Ele também é perfeitamente amor e plena graça e misericórdia. Por causa do Seu amor e graça, Ele não nos tem deixado sem esperança e solução.


Romanos 5,8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.


Esta é a boa notícia da Bíblia, a mensagem do evangelho. É a mensagem da dádiva do próprio Filho de Deus que se tornou homem (o Deus-Homem), viveu sem pecado, morreu na cruz por nossos pecados, e ressuscitou do túmulo provando que de fato Ele é o Filho de Deus e o valor de Sua morte por nós como nosso substituto.


Romanos 1,4 e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor,


Romanos 4,25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitou por causa da nossa justificação.


2 Coríntios 5,21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.


1 Pedro 3,18 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,


Como Recebemos o Filho de Deus?



Por causa do que Jesus Cristo realizou na cruz por nós, a Bíblia afirma que “Aquele que tem o Filho tem a vida”. Podemos receber o Filho Jesus Cristo, como nosso Salvador por meio da fé pessoal, por crer na pessoa de Cristo e na Sua morte por nossos pecados.


João 1,12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome;


João 3,16-18 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.


Isto significa que cada um de nós precisamos chegar a Deus de um mesmo modo: (1) como um pecador que reconhece sua pecaminosidade, (2) que nenhuma obra humana resulta em salvação, e (3) confiar totalmente apenas em Cristo pela fé para nossa salvação.


Se você gostaria de receber e crer em Cristo como seu Salvador pessoal, você pode expressar sua fé nEle por uma simples oração reconhecendo seus pecados, aceitando Seu perdão e colocando sua fé nEle para sua salvação.


Se você tem crido em Cristo, agora você precisa aprender sobre sua nova vida e como andar com o Senhor. Talvez possamos sugerir que você comece estudando o ABCs for Christian Growth . Esta série levará você passo-a-passo através de algumas verdades básicas da Palavra de Deus e ajudará você a construir um fundamento sólido para sua fé em Cristo.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem