A salvação para os protestante



Autor: Rogério Hirota - Revisado em 18/Mar/2008


Os protestantes alegam que a salvação é certa desde que nós apenas aceitemos e acreditemos em Jesus Cristo como Salvador. Dizem que nós podemos ter a certeza do céu, porque Deus nos ama (João 3,16). E embora nós pecássemos e estivemos separado de Deus (Romanos 3,23), Jesus Cristo morreu para nossos pecados (Romanos 5,8). Se arrependermos de nossos pecados, nós somos salvos do inferno (Atos 3,19-20). Com certeza estas afirmações não deixa de ter alguns pontos de verdade mas esta está incompleta ou pela metade, pois a fé sem obras é morta (Tiago 2,17), e é pelas obras que, como disse Jesus glorificamos a Deus Pai (Mateus 5,14-16), vamos analisar as alegações protestantes.


Sobre dizer Deus nos ama (Joao 3,16):


Joao 3,16 "Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."


Este versiculo nos diz sobre o amor do Pai por nós, um amor tão grande a ponto de dar seu Filho para nos salvar, a ponto de Deus imortal se fazer homem e morrer na cruz por nós, semelhante à provação da fé de Abrãao que por amor ao Senhor iria sacrificar seu filho, esta semelhança é porque o Antigo Testamento é uma sombra daquilo que havia de se completar no Novo Testamento. Jesus veio levar a perfeição o que já havia sido pelo Antigo Testamento. Mas vamos analisar outro versículo para entendermos melhor e assim concluir se realmente a sola fides é ou não uma doutrina completa de salvação como afirma os protestantes:


Joao 3,36 "Aquele que crê (pisteuon) no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho (apeithon) não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus".


Muitas Bíblias traduzem o verbo grego, apeithon, como "obedece." Este verso quer dizer: "convicção em Cristo" com "obediência para Cristo." Em outro lugar São Paulo liga a fé com obediência, como por exemplo: "a obediência da fé" (Romanos 1,5) ele relaciona também a fé com trabalhos bons, por exemplo: " a fé que opera pela caridade" (Gálatas 5,6). Também é escrito, "Pela fé obedeceu Abraão... " (Hebreus 11,8).


Entao de acordo com a Bíblia, acreditar (Crêr) "quer dizer obedecer." Nós não acreditamos sinceramente em Cristo, se nós desobedecemos as ordens de Deus, quando cometemos pecado.


Mais como obedecemos a Deus? Fazendo de nossa vida um louvor a Deus, com obras agradáveis, palavras santas, pois a vida nova só teremos após nosso julgamento, e em nosso julgamento não seremos analisados pela nossa fé e sim pelas nossas obras (Mateus 25,41-45).


Em verdade os protestantes se confundem entre a salvação nos dada pela regeneração espiritual do pecado original e a salvação eterna que é quando seremos aceitos a entrar no Reino de Deus vivendo na Gloria de Deus Pai.


O Pecado Original é o distanciamento , a quebra de nossa comunhão com Deus, por causa do pecado de Adão e que através da morte e ressurreição de Jesus fomos libertos. Todos nós nascemos pecadores, descendentes de Adão e através do batismo em Cristo nos tornamos novas criaturas, filhos de Deus, temos novamente acesso ao Reino de Deus, este é o significado da salvação em Cristo:


Romanos 5,8-9 Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.Portanto, muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.


Ou seja antes se estava certo que o homem não tinha salvação estava condenado à mansão dos mortos (tambem denominado Sheol, Hades, Purgatorium), mais com o sacrificio de Jesus as amarras da morte se quebraram, nós que ja nascíamos com o pecado original sem chance de se reconciliar com Deus, fomos libertos, salvos da ira de Deus mas isso não quer dizer que estamos livre de voltar a pecar, de voltar a perder a salvação. Mas ao contrário do pecado original agora damos contas de nossos próprios pecados.


E é por isso que na grande sabedoria de Deus foi nos deixado um tesouro para que pudéssemos nos reconciliar de novo com o Senhor que é o o Sacramento da Confissão (Penitência ou Reconciliação), assim nós podemos receber o perdão de nossos pecados cometidos depois do Batismo. O Arrependimento não é um único evento em nossa vida, mas deve ser contínuo, todos os dias. Ontem nos arrependemos sinceramente e pelo Sacramento ser perdoado, mas amanhã por nossas fraquezas corremos o risco de tropeçar novamente no pecado (2 Pedro 2,20-22). Nós podemos ser assegurados que Jesus nos perdoará tão freqüentemente quanto nós perdoamos outros (Lucas 6,36-37; Mateus 6,14-15) e é por este Sacramento que nós recebemos a Graça Santificante e Graças Atuais que nos ajudar a resistir a pecados futuros.


É por tudo isso que podemos concluir a afirmação dada anteriormente que a visão protestante da salvação está incompleta, está pela metade, porque eles crêem na salvação do pecado original mas se esquecem que por seus pecados podem ser condenados e a certeza da salvação eterna acaba se tornando um pecado maior, porque se não pecamos mais depois do batismo, isso seria a mesma coisa que dizer que estamos no mesmo nível que Deus, que é totalmente puro e sem pecado.


Lutero já dizia tentando fundamentar sua doutrina Sola Fides: "Pecco Fortiter, sede fortius credo" (Peco intensamente, mais intensamente creio), ele não tinha em mente uma busca pela santidade, mas acreditava que o cristão poderia viver harmoniosamente conciliando o pecado com a fé se esquecendo que o pecado nos retira da comunhão com o Senhor, quando pecamos nós rejeitamos-O e convém lembrar que inferno não é nenhum castigo mas uma conseqüência natural ao rejeitar a Deus, Fonte de vida e bondade.


Que possamos viver cada vez melhor os Sacramentos e amar a Igreja detentora única dos tesouros do céu, é nEla que está depositada a herança de Jesus e nela encontramos a salvação em toda sua plenitude, não formada por concepção humana, mas deixada pelo próprio Senhor.


I Tessaloniscensses 4,7 Pois Deus nao nos chamou para impureza, mais para a santidade"


© Livre para cópia e difusão na íntegra e com menção do autor e do site Exsurge Domini

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem