O que é idolatria?



Autor: Padre Zezinho



Ídolo é um falso Deus. Uma imagem é só uma imagem, um símbolo, uma lembrança ou um sinal, até o momento em que é adorada. Então vira ídolo.


Faca é coisa boa enquanto bem usada. Mal usada vira objeto perigoso. Nas mãos de quem não sabe a diferença vira arma. Mas nas mãos da cozinheira é instrumento de trabalho. Estátuas e imagens nas mãos de cristãos inteligentes são apenas instrumentos de culto. Nas mãos dos cristãos mal evangelizados, se for católico, pode levar à idolatria. Se for crente fanático vira objeto de calúnia porque ele passa a acusar quem não é de sua Igreja de idólatras. Ele se ofenderia se eu o chamasse de assassino só porque tem uma faca em casa. Se ter uma faca e usá-la direito não é pecado, ter uma imagem e usá-la direito também não é. Está lá na Bíblia deles e na nossa. Deus permite e manda fazer imagens, desde que não sejam adoradas.


A palavra "ídolo" é mal usada por uns e outros. Espanta-me pessoas que chamam Jesus de ídolo. Atriz famosa, numa entrevista, interrogada sobre qual era o seu ídolo, respondeu que era Jesus. Enganou-se. Jesus não ocupa o lugar de Deus. Ele é Deus de verdade. Então qualquer tributo prestado a Ele é louvor verdadeiro. Para o cristão Jesus é Deus e não ídolo.


Quando lhe perguntarem sobre o seu ídolo, diga que é cristão e por isso não tem ídolos. Nem diga a uma pessoa que você a adora. Adoração, só Deus merece. Queira bem, curta, admire, mas não adore nem pessoas nem coisas. Guarde essa palavra para Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.


Cá entre nós, católicos: católico evangelizado não adora nem santo nem imagem. Ele venera e respeita. Só adora a Deus. Cá entre nós, católicos: evangélico evangelizado não acusa levianamente os outros de idólatras... nem se acha verdadeiro adorador, desprezando os outros como falsos adoradores. Ele respeita e acaba entendendo que tanto na Igreja dele como na nossa há idólatras. Todo aquele que põe alguma coisa acima de Deus é idólatra. Quem julga os outros também é. Diga isso aos irmãos que o acusam de estar nas trevas e na idolatria. Há muitas maneiras de ser idólatras. Uma delas é brincar de Deus e sairmos por aí julgando os outros e achando-os menos cristãos do que nós.


Pe. Zezinho

Informativo da Diocese de Paracatu-MG / Jan-01


Podemos então refletir:


Onde estariam os verdadeiros ídolos e idólatras na sociedade moderna? Idolatrar não é colocar alguém ou alguma coisa no lugar de Deus?


No mundo atual não são os artistas, os cantores, os jogadores e times de futebol, os programas de televisão, a sexualidade, a beleza física e tantas outras coisas que ocupam o primeiro lugar do coração e do pensamento de muitos?


Jesus, certamente, ficaria muito satisfeito se os santos e suas imagens tivessem, pelo menos, metade da importância que as pessoas dão a essas coisas do mundo. Seria um bom sinal, de que era Jesus, e não as coisas do mundo, que reinava no coração da sociedade moderna.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem