Os falsos deuses ou ídolos deste mundo moderno



Autor: Irmãos Missionários (Livro Saiba defender a sua fé)


Irmãos, os ídolos ou falsos deuses deste mundo moderno não se acham nos templos, mas são poderes que dominam o homem moderno por dentro. São poderes falsos que destroem as boas relações com o próximo e com Deus. Estes ídolos modernos estão, às vezes, em nossas ruas, em nossas instituições, em nossas comunidades e famílias. Esta é a idolatria que devemos desterrar.


Penso, por exemplo, no falso deus do poder e da dominação que quer esmagar tua liberdade e enganar povos inteiros; no falso deus "poder" que provoca guerras e matanças de gente inocente. Este é o "ídolo" moderno que perambula pelo mundo. Penso no falso deus "dinheiro" que domina teu coração, que começa com mentiras, enganos, roubos, tráfico de drogas etc. e que parece que, em nome deste deus, tudo é permitido.Penso no falso deus do sexo desorientado, no deus que destrói a união familiar, no deus da paixão que engana o homem e a mulher, no falso deus que deixa as crianças desamparadas, no falso deus que destrói o verdadeiro amor, e que resiste a servir uma comunidade.


O lugar onde estes falsos deuses são gerados está no nosso coração. É o demônio mesmo que quer destruir nosso coração como templo de Deus. E muita gente entre nós, sem perceber, está sob o poder destes falsos deuses e não dá lugar em seu coração para o único e verdadeiro Deus do amor. Irmãos, não devemos buscar ídolos e falsos deuses em coisas de madeira ou gesso, em imagens ou quadros, mas no nosso coração. Se Moisés voltasse hoje não falaria de imagens, pois hoje não temos o perigo da idolatria, porém gritaria: " Não fabriques falsos ídolos no teu coração, destrói os vícios fonte de toda idolatria". Isto é o que já fizeram os profetas que vieram depois de Moisés. Assim, quando os evangélicos chegarem às portas de suas casas e lhes dizerem que os católicos são idólatras porque adoram as imagens, já sabem o que responder-lhes. A Bíblia, sim, proíbe os ídolos, os deuses falsos, as representações do mal...Mas nunca proibiu as imagens piedosas de Deus. Se fizer uma imagem piedosa ou prostar-se ante uma imagem de Deus fosse algo mau, sem dúvida que Jesus no-lo teria dito. E Jesus nunca falou disto. Ao contrário, repetiu muitas vezes: "Antes se disse... agora lhes digo" o que confirma a evolução entre o Antigo e o Novo Testamento.


Apegar-se a uns textos do Antigo Testamento que proíbem fazer imagens de ídolos para argumentar contra quem hoje venera uma imagem piedosa de Deus ou de Maria, por falar pouco, é uma incongruência é desviar a atenção do que realmente é essencial da Bíblia. Por que não centrar a atenção em textos que são essenciais na Mensagem de Jesus, como o amor ao próximo, o primado de Pedro, a oração pela unidade de seus seguidores ou as palavras da Ceia? Não será que se repete aqui aquilo de "coar o mosquito e engolir o camelo?" Algumas seitas dão a impressão de que ficaram petrificadas no Antigo Testamento e só por ignorância ou má vontade podem dizer o que dizem. Isto é, se aferram a textos isolados, tiram-nos de seu verdadeiro contexto, e assim confundem os não iniciados na Bíblia. Isto é escandalizar, fazer tropeçar. Já o disse Jesus: "Ai do mundo por causa dos escândalos". Portanto:não é correto tirar frases da Bíblia fora de seu contexto para fazer a Bíblia dizer o que nunca disse. Não é correto torcer o sentido dos textos bíblicos para convencer o outro de que sua fé Católica vai contra a Bíblia. Finalmente deve-se ter presente que no Antigo Testamento não se podia representar Deus porque o Verbo não tinha tomado corpo nem forma humana. Mas no Novo Testamento é diferente. Com a Encarnação, o próprio Verbo encarnado tomou forma humana e nos mandou guardar sua memória.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem