Objetos que curam


Fonte: Apologética Siloe
Autor: Guido Zamorano
Tradução: Rogério Hirota


Entre os ataques que recebemos aos Católicos um deles é que nós nos entregamos a superstições e práticas idolátricas quando cremos que certos objetos tem poderes especiais, tais como a agua de Lourdes, as relíquias, as imágens..etc diante de tal situação nos apresentam a Biblia em nossos nariz e nos dizem ISSO NÃO É BIBLICO!!!!!!!


Diante estes embates nós, pobres católicos nos fugimos como animais correndo de pedradas (pedradas Bíblicas, por sinal). O que existe de certo nisso? A Bíblia condena estes objetos? Qual deve ser nossa resposta?


Primeiramente, temos que fazer uma profissão de Fé, Cremos juntamente com a Igreja que somente Deus é a fonte de poder, que somente Deus é a fonte de salvação, que somente Deus merece Adoração.


Que adorar a criatura em lugar do criador é pecado abominável de idolatría e que Deus a quem adoramos e rendemos nossa vontade é o Deus de Israel, revelado por Jesus o Senhor e entronizado em nossa vida por meio do Espírito Santo. Despejada toda duvida sobre uma suposta conexão “babilônica” do autor deste escrito, passemos ao tema.


Longe de condenar estes traços da Piedade Popular Católica para surpresa e espanto de nossos irmãos “do outro lado” podemos mostrar que todas estas práticas estão na Biblia e nela tem sua procedÊncia.


A ÁGUA DE LOURDES: Lourdes é uma pequeno povoado pirineica onde a Santíssima Virgem Maria apareceu a uma criança chamada Bernardette e entre varias mensagens de conversão e de oração pediu que escavassem a terra onde surgiu um manancial onde até hoje surge água comúm sem cessar um minuto, desde essa época então centenas de pessoas foram curadas ao submergirem-se nestas águas. Idolatría!!!!!! clamam nossos irmãos protestantes.


O que lhes contestar? Antee de mais nada devemos leva-los a II Reis 5, 14 onde vemos Naamã banhando-se nas aguas do Jordão por indicação do Profeta Eliseo e sendo curado:


“Naamã desceu ao Jordão e banhou-se ali sete vezes, como lhe ordenara o homem de Deus, e sua carne tornou-se tenra como a de uma criança.”


Também o Evangelho de São João 5, 4 nos narra como que em Israel da Biblia as pessoas se banhavam em uma piscina (tal como em Lourdes) e eram curados pelo contato das águas, vejamos:


“[Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água se punha em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.]”


Como vemos nossa prática de piedade de Lourdes tem o mais puro antecedente Bíblico, definitivamente ninguém ousaria classificar o Profeta Elíseu de “Idólatra” ninguém de seus contemporâneos pensou que nesta cura pela água do Jordão de Naamã pairava a Gloria de Deus, mais bem se dava…….Gloria a Deus que Lourdes é a herdeira do Jordão de Elíseo.


AS RELIQUIAS DOS SANTOS. Este é outro ponto de espanto e anseios iconoclasta de nossos irmãos protestantes. Desde a época dos Mártires (todos eles católicos pois não havia outra Igreja existente nessa época) a Igreja dá uma reverencia especial a esses corpos que serviram em seu momento de testemunho e fidelidade a Jesús e seu Evangelho, mais tarde esta reverência foi dado também aos corpos dos Santos que em seu momento foram ungidos no Batismo como morada do Espírito Santo e que atualmente louvam ao Cordeiro diante do Trono de Deus..Assim surgem as Reliquias que existen em algumas de nossas Igrejas e que muitos fiéis atribuem curas milagrosas. HORROR!!!!!!!!! dizem nossos irmãos protestantes, “isso se não é Bíblico, é……. babilônico!!!!” Pois bem queridos irmãos, preparem para abrir suas Biblias versão Reina Valera e busquem II Reis 13, 21, que diz assim:


“Ora, aconteceu que um grupo de pessoas, estando a enterrar um homem, viu uma turma desses guerrilheiros e jogou o cadáver no túmulo de Eliseu. O morto, ao tocar os ossos de Eliseu, voltou à vida, e pôs-se de pé.”


Pois bem, o que lhes parece? O mesmo Elíseu que nos ajudou a demonstrar a Escrituricidade da Água de Lourdes nos serve para autenticar as reliquias, será que Elíseo era Católico? Pode-se acusar um profeta com o espírito do Profeta Elias de Idólatra? A Biblia condena que os ossos de Elíseu não somente cura, mas reviveu um morto? Mas é claro que não!! Eis aqui o antecedente e a justificação Bíblica de nossas reliquias se bem os ossos de Elíseu não estaam expostos a veneração, ninguém pode negar que tinham a virtude da cura.


IMAGENS MILAGROSAS. Em seu empenho por resgatar nossas almas da “babilônia” estes bons irmãos rasgam as vestes diante da situação de que alguns Católicos, geralmente humildes do povo, creem que pela oração feita a DEUS diante de uma imagem pode-se curar.


ESPANTO exclamam irados, a Igreja está cheia de idólatras rezadores de imágens de madeira…O que dizer? Pois os remetemos de Números 21, 9 neste episodio Bíblico o Senhor Adonai manda serpentes que mordíam Israel por seus pecados e estes morriam, o povo recorreu a Moisés e este a Deus, no qual lhe disse:


“e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.”


Pois aqui está! Nada mais e nada menos que o mesmo Senhor manda fazer uma imagen de “algo que caminha sobre a terra” o Senhor contradiz o mandado dado por Ele no Sinaí? Mais ainda, manda que olhe a esta imagem, a Biblia e o mesmo Senhor asseguram que aquele que olhava a imagem era curado.

Alguns irmãos rebaterão dizendo que esta serpente era prefiguração de Cristo na cruz, muito Teológico, mas também muito desacertado. Isso sabemos eu e você, tres mil anos depois para o Israelita do Deserto era somente olhar uma imagem que curava. Sabemos que esta serpente foi destruida muitos anos depois pois os Israelitas colocaram o nome de Nejsutan e a converteram em deus.


Nós Povo Católico sabemos muito bem que SOMENTE EXISTE UM DEUS , que o Espírito e que a Ele somente se dá a adoração, é de preocupação da Igreja fazer chegar esta mensagem ao Povo, mas temos um antecedente Bíblico muito claro de que existe imágens nas quais Deus derrama seu poder e não temos dúvidas, nem nos faltam versículos bíblicos.


TOCAR O MANTO DE ALGUMA IMAGEM, ALGUMA PEÇA PERTENCENTE DE UM SANTO E SER CURADO.


Este é outro ponto de disputa com nossos irrmãos protestantes, nos acusam de “tocar” imágens e mantos o mesmo que outras peças de pessoas santas, coisa que parece demasiadamente babilônicas para eles, é uma pena pois temos base bíblica, e muito proximo a eles para afirmar que o Senhor utiliza estes objetos para curar. Se trata nada menos que de São Paulo o quase-primeiro papa dos Evangélicos…ele diz em Atos 19,12


“Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos; e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos.”


Aqui temos e bem claro, um pedaço de pano pertencente a São Paulo que curava aos enfermos a quem se aplicava…Será que São Paulo era um babilônico? Não creio, Paulo era um servo extraordinario de Deus que haveria detido esta prática se tivesse visto algo maléfico para a Fé em seu amado Jesús.


Querido irmão, devemos ter claramente que somente Deus é fonte de poder e digno de louvor, mas não podemos descartar a piedade simples de nossos irmãos mais pequenos que com Fé e devoção esperam pela misericordia de Deus em Lourdes, beijando uma reliquia, orando diante a estatua do Padre Pio ou tocando o manto da Virgem, essas práticas estão avaliadas e testificadas na Biblia.


Deus olha a intenção e o coração dos que a Ele recorrem com Fé e a alguns nos cura e nos converte com o poder do Espírito Santo e a outros por meio de uma reliquia. É este mesmo Deus que falou aos Magos por meio de uma estrela e aos Pastores por meio de um Anjo, a ambos lhes falou com sinais que entendiam ... o mais importante é a mensagem.


Como me dizia um irmão que me escreveu e que deu origem a este tema “Portanto não nos deixemos enganar; deixemos que Deus nos cure como Ele quer e não nos privemos de sua cura escutando a charlatões que carecem de fundamento e autoridade bíblica para fazer-lo. Uma imagem movida por Deus tem mais poder que um charlatão movido pela soberba de dizer possuir toda a verdade”.


Deus te abençõe Víctor por dar origem a este tema.


Nota: Veja mais artigos sobre este tema (Imagens x Idolatria) na seção Apologetica

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem