Oração do Senhor: Porque não é a mesma?

Fonte: Agnus Dei
Autor: prof. Carlos Nabeto


Porque os Católicos não rezam a Oração do Senhor exatamente como ela é encontrada na Escritura, com a parte final: "porque Vosso é o reino, o poder e a glória eternamente"?



Os Católicos efetivamente rezam essa Oração do Senhor exatamente como ela se encontra na Escritura, mas não como ela está na SUA versão da Escritura. Nos não condenamos a doxologia "pois Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre ". Esta é uma bonita forma de oração, mas não é da Escritura.


A doxologia é encontrada na Versão do Rei Tiago (KJV), é verdade. Mas a Versão do Rei Tiago Revisada, porém, omite e faz uma nota marginal que alguns manuscritos a tem, enquanto muitos outros não. Já a Versão Revisada Padrão diz como nota de rodapé, sob Mateus, 6,13: "Outros autores, mais velhos, incluem na mesma forma 'pois Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre Amem'".


Também podemos dizer que muitos NÃO-CATÓLICOS deixaram de usar essa parte do texto da Oração do Senhor que ainda se encontram nas últimas versões de suas próprias Bíblias.


Qual a diferença? Muito provavelmente esta doxologia é devida a uma nota marginal feita por algum copista da Bíblia, anteriormente, na antiga Igreja, e depois foi anexada ao texto de outros manuscritos...

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem