Fonte: Agnus Dei
Autor: prof. Carlos Nabeto
Porque os Católicos não rezam a Oração do Senhor exatamente como ela é encontrada na Escritura, com a parte final: "porque Vosso é o reino, o poder e a glória eternamente"?
Os Católicos efetivamente rezam essa Oração do Senhor exatamente como ela se encontra na Escritura, mas não como ela está na SUA versão da Escritura. Nos não condenamos a doxologia "pois Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre ". Esta é uma bonita forma de oração, mas não é da Escritura.
A doxologia é encontrada na Versão do Rei Tiago (KJV), é verdade. Mas a Versão do Rei Tiago Revisada, porém, omite e faz uma nota marginal que alguns manuscritos a tem, enquanto muitos outros não. Já a Versão Revisada Padrão diz como nota de rodapé, sob Mateus, 6,13: "Outros autores, mais velhos, incluem na mesma forma 'pois Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre Amem'".
Também podemos dizer que muitos NÃO-CATÓLICOS deixaram de usar essa parte do texto da Oração do Senhor que ainda se encontram nas últimas versões de suas próprias Bíblias.
Qual a diferença? Muito provavelmente esta doxologia é devida a uma nota marginal feita por algum copista da Bíblia, anteriormente, na antiga Igreja, e depois foi anexada ao texto de outros manuscritos...
Postar um comentário