A recitação da Ave-Maria



Fonte: Apologetica Catolica
Autor: prof. Jaime Francisco


Lê-se num panfleto protestante: "Em 1317, João XXII ordena a reza da "Ave-Maria"


Algumas confusões estão subjacentes a esta afirmação, como se verá a seguir. A primeira parte da 'Ave-Maria' tem sua origem no próprio texto bíblico, onde se lêem as palavras do arcanjo Gabriel: "Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo; és bendita entre as mulheres"(Lc 1,28) e as de Elisabete: "E bendito é o fruto do teu ventre" (Lc 1,42). Vê-se, pois, que é a oração mais nobre do Novo Testamento após o Pai Nosso, que nos é ensinado pelo próprio Cristo.


Os primeiros testemunhos que demonstram o uso de tal fórmula na piedade cristã, datam dos séculos IV/V: trata-se de duas conchas ou placas de argila (ostraka) encontradas no Egito e portadoras do texto grego da 'Ave-Maria' (primeira parte). Também as fórmulas litúrgicas (ou as Liturgias) atribuídas a S. Tiago, S. Marcos e S. Basílio dão testemunhos do uso de tal prece nos séculos IV/V.


Em latim a saudação angélica ocorre na Liturgia do IV domingo do Advento, que data dos tempos de S. Gregório Magno (+ 604). No fim do século XII aparecem as primeiras prescrições relativas à recitação da "Ave-Maria" na Liturgia das Horas e na devoção popular.


A segunda parte de tal oração ("Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós...") aparece em uso num Breviário (Liturgia das Horas) dos séculos XIV/XV; foi a partir de então que se tornou habitual na devoção dos fiéis.


O que se atribui ao Papa João XXII não é a ordem de rezar a "Ave-Maria", mas a recomendação de se reverenciar a Encarnação do Verbo de Deus mediante a recitação do "Pai Nosso" e da "Ave-Maria" ao toque do sino, no fim do dia. Tal recomendação data de 1327 e não de 1317, como afirma o folheto em pauta.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem