Pio XII - O Papa "nazi" ?



Autor: Agathe Szenchenyi



http://www.jornaldamadeira.pt:80/not2008_12.php?Seccao=12&id=77273&sdata=2007-09-15


AGATHE SZECHENYI

Pio XII - O Papa "nazi" ?



A grande calúnia contra o Papa Pio XII representa o ódio da esquerda contra a Igreja Católica. As mentiras repetidas até à exaustão acabaram muitas vezes por se transformar em "verdades".

Foi assim que os inimigos da Igreja difamaram o Papa Pio XII, bem como o Papado em geral, na esperança de apagar a voz da Igreja, criando em simultâneo uma Igreja sem autoridade e, facilmente manipulável.


A Eminência


Em Maio de 1917, em plena Primeira Grande Guerra Mundial, Eugénio Pacelli é nomeado núncio na Baviera, onde trabalhará em prol da paz e no auxílio às vítimas de guerra, tendo sido o único diplomata a permanecer em Munique durante o caos que se seguiu à queda da Monarquia e consequente proclamação da República Bávara.

Três anos mais tarde, ocupa a Nunciatura de Berlim, na República de Weimar, cargo que manteve até 1929.

Depois de ser investido Cardeal, é designado Secretário de Estado da Santa Sé. Durante os anos 30, Cardeal Pacelli assistiu e assinou concordatas com a Áustria, Alemanha e Jugoslávia e fez visitas diplomáticas na Europa e América, incluindo uma longa visita aos Estados Unidos.

Ajudou a preparar a encíclica "Mit brennender Sorge" (1937), na qual Papa Pio XII condenava a ideologia nazi de forma inequívoca.

A encíclica, foi introduzida e divulgada na Alemanha pelo Cardeal von Galen "O Leão de Münster", que deste modo arriscou a sua vida em prol da verdade, pois tudo se passou de forma clandestina, como é óbvio, já num ambiente de grande ódio pela igreja católica.

Em 1938, Cardeal Pacelli participou como Legado Apostólico no Congresso Eucarístico Internacional de Budapeste, evidenciando desde então uma profunda solidariedade para com o povo húngaro.


Eleito Papa


A 2 de Março de 1939 Cardeal Pacelli é eleito Papa assumindo o nome de Pio XII. Já se estava quase em cima da Segunda Guerra Mundial e a principal preocupação do Papa foi evitá-la a todo o custo.

Envia pois uma proposta aos governos da Alemanha, França, Reino Unido e Itália no sentido de evitar a guerra e dirige também por rádio um apelo à paz mundial.

Mas as núvens estavam muito negras e a tempestade prestes a rebentar.

Em 1940 é assinada a concordata entre a Santa Sé e Portugal, considerada na altura uma verdadeira obra prima de técnica jurídica.

No dia 31 de Outubro de 1942, Pio XII consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria, mencionando especialmente a Rússia, segundo um pedido de Nossa Senhora de Fátima.

No seu famoso discurso de Natal de 1942, Pio XII condenou a perseguição aos judeus bem como o regime nazi.


Grande defensor dos judeus


Os esforços do Vaticano em prol dos judeus foram enormes. Pio XII oferece a sua fortuna pessoal, assim como alguns bens do Vaticano para comprar a liberdade a centenas de judeus presos na Itália ocupada.

Agindo sob ordens diretas de Pio XII, a igreja escondeu e alimentou milhares de perseguidos. Pinchas Lapide, diplomata israelita, calculou que Pio XII tenha pessoalmente salvo cerca de 700.000 judeus.

Pio XII defendeu heroicamente os judeus com todos os meios ao seu alcance instruindo o clero nesse sentido.

Seguindo as instruções do Papa muitos padres, monges, freiras, bispos, cardeais e núncios (entre eles Angelo Roncali, o futuro Papa João XXIII) empenharam-se em esconder e salvar milhares de vidas. Todos eles dispostos a sofrer para defender as vidas dos perseguidos!


O Papa de Fátima


Em 1945, termina a Segunda Guerra Mundial e a União Soviética emerge como a segunda maior potência mundial, engolindo grande parte da Europa.

A igreja começa logo a ser perseguida, não apenas no bloco soviético mas também na China popular.

O comunismo proclama a sua própria religião!

Em 1947 começa a guerra fria e em 1948 a corrida atómica.

Perante tal cenário, Pio XII dedicou seu Pontificado à Virgem Maria.

Em 1949 é publicada a encíclica "Decretum contra Communismum" e mais tarde Pio XII dirige uma carta ao povo russo - "Carissimis Russiae Populis" - distinguido claramente entre russos e comunistas, incentivando os primeiros a resistir pela fé. Pio XII convocou a Cristandade ao Ano Santo de 1950 e proclamou o dogma sobre a Assunção da Virgem Maria ao Céu.

Observa o Milagre do Sol, ocorrido na Cova da Iria a 13 de Outurbro de 1917, nos jardins do Vaticano no dia 30 de Outubro de 1950 (é curioso notar que nessa altura a imagem da Virgem Peregrina estava em Roma).

A 13 de Maio de 1928 foi benzida a primeira pedra da Basílica de Fátima pelo arcebispo de Évora, D. Manuel da Conceição Santos, sendo a sagração a 7 de Outubro de 1953. O título de "Basílica" foi-lhe concedida por Pio XII, no breve "Luce Superna", de Novembro de 1954.

À entrada da Basílica, por cima da porta principal, encontra-se um mosaico que representa a Santíssima Trindade a coroar Nossa Senhora (fora executado nas oficinas do Vaticano e ali benzido pelo então Secretário de Estado, Cardeal Eugénio Pacelli, o nosso Papa Pio XII).


AGATHE SZECHENYI

in «Magazine Grande Informação» (Setembro 2007)


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem