Refletindo os pensamentos de Lutero



Autor: : Rogerio Hirota


Lutero além de suas incríveis frases polemicas e heréticas ditas no Livro conversas a mesa escrita por seguidores de Lutero e que transcreveram seus pensamentos no momento mais intimos , também abertamente proclamava atrocidades.


Palavras cheias de odio, preconceito a Igreja Catolica, ao Papa, as Mulheres, aos judeus e as pessoas que não aceitavam sua doutrina .


Será que se as pessoas conhecessem mais a historia do fundador do protestantismo ainda estariam abraçando uma doutrina que nada mudou desde que foi instituida na Reforma? Porque as mesmas acusações dadas hoje pelos protestantes foi dada por Lutero no mesmo tom julgador , ameaçador e acusador. O que nos leva a refletir duas coisas que eu ja disse em alguns artigos anteriores.


Primeiro é que se os protestantes seguem a Solla Scriptura ou Somente a Biblia e o Livre Exame da mesma onde se encontra que se deve acusar seu proximo? Eu procurei e só encontrei que devemos deixar o julgamento a Jesus.


Atos 10,42 "Eles nos mandou pregar aos povos e testemunhar que é ele quem foi constituido por Deus juiz dos vivos e dos mortos"


Mateus 10,24. O discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão.


Lucas 6,37 Nao julgueis e nao serão julgados, não condeneis e nao serão condenados, perdoai e sereis perdoados


Joao 05,45 Não julgueis que vos hei de acusar diante do Pai, há quem vos acusa.


Mateus 07,01-02 Nao julgueis e nao sereis julgados, porque do mesmo modo que julgardes sereis vos também julgados e com a medida que tiverdes medido sereis vos tb medidos


Romanos 14,10 Porque julgas entao teu irmao?? Ou porque desprezai seu irmao?? Todos temos de comparecer ao tribunal de Deus.


Tiago 4,11 meus irmaos não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de seu irmao ou julga, faz o mesmo com a lei e se julga a lei, já não é observador da lei, mas seu juiz


Tiago 4,12 Não há mais que um legislador e juiz: aquele que pode salvar ou perder.Mas quem és tu que julgas teu proximo?


Tiago 3,1-2 Meus irmaos não haja muito entre vos quem se arvoreia em mestres: sabei que seremos julgados mais severamente, porque todos nos caimos em muitos pontos.


Estes são alguns versiculos que condenam o julgamento das pessoas e infelizmente não encontrei nenhum onde devemos acusar, ameaçar e julgar as pessoas, será mesmo que as pessoas que dizem seguir "somente" a Biblia seguem mesmo ou somente acolhem o que é interessante para elas? Este é o mal da liberdade doutrinaria, cada um faz sua religião como lhe convém, mais voltando ao assunto, se a Biblia condena a acusação e o julgamento e também não se pode servir a dois senhores, quem estão servindo os que acusam os catolicos? A resposta em em:


Zacarias 1,1 "Satã estava a sua direita como ACUSADOR"


“Mas, se tendes no coração um ciúme amargo e gosto pelas CONTENDAS, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que vem do alto, mas é uma sabedoria terrena, humana, diabólica.” (Tg 3,14-15)


Sim, o inimigo esta julgando e acusando como diz em Zacarias, agora vamos ver o que fala Lutero em algumas frases que encontrei e vamos refletir nisso:


LUTERO E AS MULHERES


Lutero tinha uma pobre opinião sobre as mulheres:


" A palavra e os trabalhos de Deus são muito claro, que as mulheres foram criadas para ser esposas ou prostitutas. " ( Martinho Lutero - Trabalhos 12.94 )


" Ainda que se desgastam criando os filhos, não importa , que sigam criando os filhos até que morram, é para isso que são " ( Martinho Lutero - Trabalhos 20.84 )


LUTERO E O AMOR AO PROXIMO


Lutero mostrando como se deve amar seu proximo.... ELIMINANDO-OS!!!


" Não se deve debater com os hereges, senão condena-los sem haver sido escutados, desejando que pereçam no fogo, os fieis hão de seguir o mal desde sua fonte e encharcar suas cabeças no sangue dos bispos Catolicos e do Papa, que é o diabo disfarçado" (Martinho Lutero - Riffel, Kirchengeschichte )


"E quanto ao Papa, os cardeais, os bispos e "toda a cria da Sodoma Romana" porque não atacá-la com todo o tipo de arma e lavar nossas mãos em seus sangue ? " ( Martinho Lutero - Walch, XVIII, 245. )


" O Papa havendo nascido do traseiro do diabo " ( Folheto de Martinho Lutero, A Igreja e o Papa, Capitulo 5, contra o papado uma instituição do demonio-1520)


Lutero em 1525 escreve aos nobres no conflito com os Anabatistas de Tomás Munzer que foi morto e decapitado por seguir a Solla Scriptura diferente de Lutero: "Matem quantos camponeses puderem: Tomem, pegue, degolem quem puder.Feliz serão se morrermos unidos e morrer em obediencia a Palavra Divina." nesta epoca mais de 100.000 Lavradores camponeses pereceram.


LUTERO E O PECADO


Como pode uma doutrina se mostrar tão falha, como ontem com Lutero e ainda hoje os protestantes independentemente do que façam acham são livres para pecar que isso não os separará de Jesus, por isso mesmo Lutero falava abertamente sempre em assassinar, isso é inspiração do Espirito Santo a Lutero? Eu acho que não :


" Se és pregador da graça, pregue uma graça verdadeira e não ficticia, se a graça é verdadeira , deves levar um pecado verdadeiro e não um ficticio. Deus não salva somente os que são pecadore ficticios. Se és um pecador e pecas audaciosamente, creia e alegra-te em Cristo ainda mais audaciosamente... enquanto estamos aqui neste mundo eis de pecar ... Nenhum pecado nos separará do Cordeiro, ainda que forniquemos e assassinemos mil vezes ao dia. " (Carta a Melanchthon, Agosto 1, 1521 Trabajos de Lutero Vol. 48. )


" Poderas pecar fortemente mais se creres mais fortemente, seras salvo! " (Falsas doutrinas , seitas e religiões-pg.59)


LUTERO CONSIDERAVA OS DEUTEROCANONICOS BOM


Foi o herege Martinho Lutero, apenas em 1534, que colocou os referidos livros em apêndice, com o título de apócrifos, em sua tradução alemã da Bíblia. Pelo menos teve a decência de deixá-los por considerá-los bons e de utilidade (segundo palavras usadas pelo próprio "rerformador" no prólogo).


LUTERO QUANDO LANÇOU SUA VERSAO DA BIBLIA


Quando Lutero lançou sua versão da Biblia com sete livros a menos e por ter acrescentado a palavra "somente" em Romanos 3:28 respondeu cheio de odio e em tom ameaçador e ironico :


" Se você Papista se molesta com a palavra "somente", dize-o diretamente.O Dr. Martinho Lutero assim o analisa : Papista e burro são uma e a mesma coisa. Quem não tem minha tradução, deixem que a passe de lado: o agradecimento do demonio é para aquele que a censure sem meu consentimento e desejo. Lutero assim o instituiu e ele é um Doutor sobre todos os Doutores no Papado " (Martinho Lutero - Discusión Amic., 1,127.)


COMENTÁRIO DE LUTERO RIDICULARIZANDO A EPISTOLA DE SAO TIAGO E O APOCALIPSE:


" (...) A Epistola de São Tiago é uma Epistola plena de palha, porque não contém nada evangélico. " Prefácio de Novo Testamento da Biblia de Tradução do Martinho Lutero



" (...) minha mente não leva marcas de caráter apostólico ou profético... Cada qual pode formar seu proprio juizo sobre este livro; pelo que a minha concerne, tendo tal aversão ao mesmo, que para mim, esta é razão suficiente para recuzá-lo (Martinho Lutero - Sammtliche Werke, 63, Págs. 169-170 )


LUTERO TAMBEM ERA A FAVOR DA POLIGAMIA


O Fundador das primeiras seitas protestantes era a favor da poligamia mas como medo de represalias nao quis ser o que iria instituir sobe sua seita a poligamia como ele mesmo diz admitir tal possibilidade:


"Confesso, que não posso proibir tenha alguém muitas esposas; não repugna às Escrituras; não quisera porém ser o primeiro a introduzir este exemplo entre cristãos" ( Luthers M.., Briefe, Sendschreiben (...) De Wette, Berlin, 1825-1828, II. 259 ).


LUTERO SE MOSTRA DEPOIS DA REFORMA CONCORDAR COM A AUTORIDADE DA IGREJA:


Um outro trecho selecionado, prova que o Patriarca da Reforma tinha também de quando em quando uns momentos de bom senso:


"Se o mundo durar mais tempo, será necessário receber de novo os decretos dos concílios (católicos) a fim de conservar a unidade da fé contra as diversas interpretações da Escritura que por aí correm" ( Carta de Lutero à Zwinglio In Bougard, Le Christianisme et les temps presents, tomo IV (7), p. 289).


" Concedemos - como devido- que muitos dos que eles ,a Igreja Catolica ,dizem é verdade: que o Papado tem a Palavra de Deus e o oficio dos Apostolos e que temos recebido a Sagrada Escritura, o Batismo, os Sacramento e o pulpito deles. O que saberiamos destas se não fosse por eles? " (Sermão do Evangelho de São João, capítulos 14-16 (1537) no Vol. 24 de LOS TRABAJOS DE LUTERO, San Luis, Missouri, Concordancia, 1961, 304. )


Veja como Lutero mostra-se arrependido e chega até se contradizer veja o que diz a doutrina Luterana:


Os Artigos de Smalcald , 1537 , Artigo XII sobre a Igreja.


" Não concebemos que eles são a Igreja e em verdade não o são, tãopouco escutamos aquelas coisas que sob o nome da Igreja, eles ordenam ou proibem. Porque graças a Deus uma criança de 7 anos de idade sabe o que é a Igreja ..."


" O Papado não serve na Igreja, visto que não exerce oficio Cristão, pelo qual é necessario para a Igreja continuar e existir sem Papa. "



MAS LUTERO VIU O MAU QUE CAUSOU E AS DIVISÕES QUE APARECIAM CADA VEZ MAIS:


Mas o próprio Lutero que saiu-se no mundo com esta novidade da sola scriptura viveu o suficiente para testemunhar e confessar os malefícios que estas doutrinas iriam causar pelos séculos afora:


"Este não quer o batismo, aquele nega os sacramentos; há quem admita outro mundo entre este e o juízo final, quem ensina que Cristo não é Deus; uns dizem isto, outros aquilo, em breve serão tantas as seitas e tantas as religiões quantas são as cabeças" (Luthers Martin In. Weimar, XVIII, 547 ; De Wett III, 6l ).


"Há muitas seitas e convicções como há cabeças; este aqui não admite o batismo; aquele rejeita o sacramento do altar; outros acreditam num mundo entre o presente e o dia do julgamento; alguns ensinam que Jesus Cristo não é Deus. Não há ninguém, por mais engraçado que possa ser, que não diz ser inspirado pelo Espírito Santo, e que não aumenta em profecias seus sonhos e devaneios". (Martinho Lutero - "An Meine Kritiker")



" Este não aceitara o batismo, aquele nega o sacramento, o outro põe um mundo de diferenças entre este o ultimo dia. Alguns ensinam que Cristo não é Deus, outros ensinam isto e aqueles outras coisas. Existem tantas sitas e credos como existem cabeças. Nenhum aldeão é tão rude como quando tem sonhos e fantasias que crêem haver sido inspirados pelo Espirito Santo e ser um profeta " (De Wette III, 61. Dito em O'Hare, Los Hechos de Lutero, 208)


" Homens , cidadão e campoeses todas as classes entendem o Evangelho melhor que eu ou São Paulo, agora são sábios e se pensam mais cultos que todos os ministros" (Walch XIV, 1360. Dicho en O’Hare, Los Hechos de Lutero, 209. )


A esta altura Lutero se deu conta de haver aberto a porta do erro e era impotente para poder fecha-la. Liberou o gênio de sua garrafa, encontrando depois um gênio que havia crescido tanto que ja não cabia de volta na mesma. Alguns anos depois Lutero disse como ja citamos acima:


" Concedemos - como devido- que muitos dos que eles ( a Igreja Catolica) dizem é verdade: que o Papado tem a Palavra de Deus e o oficio dos Apostolos e que temos recebido a Sagrada Escritura, o Batismo, os Sacramento e o pulpito deles. O que saberiamos destas se não fosse por eles? " Sermão do Evangelho de São João, capítulos 14-16 (1537) no Vol. 24 de LOS TRABAJOS DE LUTERO, San Luis, Missouri, Concordancia, 1961, 304.


Estas são frases do fundador do Protestantismo, será que se os Protestantes conhecessem o que ele falava e se verem que são espelhos de Lutero continuariam nessa barca furada de doutrina? Pelo menos vimos que Lutero se arrependeu, só que era tarde, quem sabe os protestantes também nao vejam e também se arrependam já que a Igreja Catolica esta de portas abertas para a volta dos Filhos Prodigos.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem