Vã Repetição?



Fonte: Agnus Dei

Autor: prof. Carlos Nabeto



Quando você reza o Rosário, isto não é uma vã repetição condenada por Mateus 6,7?



O Rosário é realmente uma repetição de orações... mas não uma vã repetição... ou apenas uma repetição.

Nesta passagem de S. Mateus (6,7: "'E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos'"), nosso Senhor está condenando os Fariseus que "quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa" falam a Deus para serem vistos pelos homens.


Nosso Senhor jamais condenou a repetição de orações. Ele mesmo repetiu a mesma oração três vezes no jardim do Getsemani (Mateus 26: "39. E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: 'Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres'... 42. Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: 'Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade'... 44. Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras"). O cego repetiu sua prece e foi curado por Cristo (Mateus 20,30: "E eis que dois cegos, sentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: 'Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós'. E a multidão os repreendeu, para que se calassem; eles, porém, clamaram ainda mais alto, dizendo: 'Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós'"). Nós temos falado que ao anjos de Deus no céu nunca cessam de repetir, dia e noite o cântico: "Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir" (Apocalipse 4,8).


No Rosário, os Católicos repetem as orações das Escrituras: a Prece do Senhor (Mateus 6) e a Saudação Angélica ou "Ave Maria" encontrada em Lucas 1,28.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem