Mantra e Oração Católica são compativeis?

 


Autor: D. Estevão Biteuncour



Em nossos dias certos autores de espiritualidades católicos recomendam exercícios corporais e ritmos respiratórios para favorecer e provocar a oração. Estas técnicas têm origem na espiritualidade hinduista, que é panteista, identificando a divindade e o homem e como se este fosse uma centelha divina presa pela matéria Os exercícios fisicos tem então a função de fazer que a centelha (existente no intimo do homem) se emancipe das limitações da matéria e entre em sintonia com a divindade existente fora do homem; as posturas fisicas, o ritmo respiratorio, a dieta alimentícia desempenham assim papel importante, porque, segundo esta concepção, contribuem para libertar o nucleo central do homem.


"Mantra" é uma palavra ou formula sagrada que conforme os hinduistas e budistas, provoca uma vibração interna do individuo e o põe em contato com a energia esparsa pelo cosmo; produz efeitos de sintonia com o universo. A repetição continua de uma prece, de um nome santo ou de um versiculo tirado dos livros sagrados da Índia. Assim "Eu sou Brahmam", "Eu sou a consciencia mesma", "Eu sou isso", "Eu sou aquilo" ... Essas palavras devem entrar nos ouvidos do orante e atingir o seu subconsciente, aí; dizem que as palavras fazem surgir a divindade ou provocam uma especie de obsessão, que elimina da mente toda idéia profana.


Diz que tem poder magico, é divino como a divindade que o mantra exprime. O homem, o mundo e a divindade constituem uma grande rede de energia; a pessoa deve procurar sintonizar ou se colocar na onda de Deus para se encontrar com Ele e atingir o seu grande centro: Deus ( a divindade) o centro do universo e o centro da pessoa humana. Já que o mantra confere beneficios e poderes a quem o profere, o mestre sopra no ouvido do neo-discipulo o mantra secreto; assim ele desperta as energias latente ou shakti do discipulo.


" O universo está sob o poder dos douses; os deuses estão sob o poder dos mantras, os mantras estão sob o poder dos Brâhmanes, por isso os Brâhmanes são nossos deuses". ( Dubois, Hindu Manners and Custom, Oxford, 1906, p. 139)


A explanação relativa ao mantra , por parte dos catolicos que a querem usar na oração, dá a impressão de que a vibração do ar decorrente da repetição da "palavra sagrada" tem um efeito fisico: ela põe o orante em sintonia com Deus", como se Deus fosse uma emissora de ondas e energias que capta desde que utilize a vibração certa ou adequada para atingi-lo. O mantra teria eficácia fisica capaz de apreender de Deus como se Deus fosse uma realidade do nosso mundo fisico, quantitativo, mensuravel. Isso equivale de certa forma, a professar o panteismo.


Tais concepções não se coadunam com a fé cristã, que professa um só Deus, que é radicalmente distinto do mundo e do homem. Deus é Pai e a oração filial com humildade e confiança o agrada, sem que haja necessidade de métodos mecanicos para o atrair ao homem.


Daí a série de restrições que as taticas orientais merecem da parte da Santa Sé ( veja na revista pergunte e respoderemos 392/1995,pp.2-15 e n. 335/1995,pag 156-157). Entre outras coisas diz o documento da Sagrada Congregação da Fé, de 15/10/1989.


" Certos exercícios produzem automaticamente a sensação de paz e de distensão, sentimentos graticantes ou até fenomenos de luz e calor semelhante ao bem estar espiritual. Considerá-las como autenticas consolações do Espirito Santo seria uma forma totalmnte errônea de conceber o progresso espiritual. Não devem ser identificadas com experiencias misticas se a vida moral da pessoa interessada não está à altura devida; tal identificação viria a ser uma espécie de esquisofrenia mental, que poderia levar até a perturbações psíquicas e, por vezes, a aberrações morais." (n.28)


" O amor de Deus, único objeto de contemplação cristã, é uma realidade de que ninguém se pode apoderar por algum metodo ou tecnica, ao contrario, devemos ter olhar fixo sobre Jesus Cristo, atraves de quem o amor de Deus chegou até nós ... Por conseguinte, havemos de deixar que Deus decida a maneira pela qual Ele nos fará participar do seu amor. Mas nunca poderemos procurar colocar-nos no mesmo nivel do objeto contemplado ou do livre amor de Deus, nem mesmo quando nos é dado gratuitamente em Cristo, um reflexo sensivel desse amor divino e nos sentimos como que atraidos pela verdade, a bondade e a beleza do Senhor."


" Quanto mais é dado a uma criatura aproximar-se de Deus, tanto mais cresce nela a reverência ao Deus três vezes Santo. Compreendemos assim as palavras de Santo Agostinho: " Tu podes chamar-me amigo, mas eu me reconheço servidor" ( Enarr, In Psalmum 142,6) "


A oração é também e principalmente, ação da graça de Deus no orante. Diz São Paulo: "O Espirito socorre nossa fraqueza ... e intercede por nós com gemidos inefáveis" (Rm 8,26s). A oração é um dom ou uma graça de Deus.


A Tradição Cristã, jamais empregou exercícios respiratorios ou posturas fisicas como recursos para rezar bem. Pode-se até notar que não poucos Santos procuraram posições incomodas para rezar: ajoelhavam-se sobre pedrinhas ou graos de milho, procuravam não se encostar em suas cadeiras, usavam cilícios ...


Se a oração é a elevação da alma a Deus, sucitada pela graça divina ( definição classica), ela ocorre segundo a espontaneidade do Espirito Santo, ainda que o orante esteja na mais profunda tristeza, talvez mesmo em ocasiões de aflição e angústia, ela seja mais forte e espontânea. Quem muito valoriza os exercicios corporais para rezar, corre o risco de identificar oração e bem-estar, ou também o risco de identificar gestos corporeos e valores eticos espirituais.


A fé cristã admite, sim, que Deus habita nos corações puros, mas está longe de professar que Deus pode ser experimentado mediante a vibração do ar.


Nunca é demais repetir a advertencia do Pe. Henry Van Staclen, licenciado em Direito, Doutorado em Filosofia (Cambridge), perito do Concilio Vaticano II:


" Não se pode reduzir a Yoga, o Zen e , menos ainda a Meditação Transcendental a simples tecnicas de relaxamento. Mesmo se no nivel psicologico, nervoso e fisiologico se verifica uma certa eficacia, isso se dá, na maioria dos casos, ao preço grave dos bloqueios espirituais".


( Revista Pergunte e Responderemos n. 408/1996, pag. 209s )

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem