Yoga


 

Fonte: Corazones

Autor:Padre Jordi Rivero

Tradução: Rogério Hirota


Popularmente, a yoga se associa com exercicios de relaxamento e cuidado do corpo. Oferece algo aparentemente muito atrativo: uma vida melhor sem que seja necessario renunciar ao pecado nem se comprometer com Dios e viver segundo seus Mandamentos.


Segundo um anuncio para classes de yoga, está escrito "nos ensina a abordar nossa vida sem esforço psicológico, permitindo-nos vive-la comm maior intensidade e alegria". Poucos, ao começar estas classes, compreendem que está se iniciando em uma espiritualidade de orientação hindú que contradiz as doutrinas cristãs.


A palavra "yoga" vem do sanscrito "yug" que significa "unir"; literalmente significa "união com a divinidade". Não se trata de união com Deus, nosso Pai, pois a religião hindú não reconhece um Deus pessoal mas ao Brahman, o Absoluto, que é energia impessoal. Segundo o hinduismo, o fim de todo o yoga é a realização do absoluto unindo-se ao Brahman. A energia, segundo o hinduismo, o invade todo e se manifiesta em muitos deuses. Um destes é o deus Chiva, deidade que joga um papel importante na prática do yoga.


O conceito de que tudo é parte de uma mesma sustância envolvente é conhecido como "monismo". Referindo a Deus, se chama panteísmo: "Deus é tudo e tudo é Deus". Em consequência, todos os seres seriam parte de la divinidade. Tanto o monismo como o panteismo são teorías claramente contrarias a fe católica.


A Yoga está vinculada com outra crença hindú, a Reencarnação. Creem que o espírito está ligado no corpo, sendo assim buscan libera-lo para que possa assim fusionar com a energia que é deus. A esta fusião com a divinidade se chama "samadi".


A libertação do espírito se ganharia alterando os estados de conciência,o que necessita da "meditação" e das posturas do corpo.


Tipos de yoga


Existen sete escolas tradicionais de yoga : Raja Yoga, Karma Yoga, Jnana Yoga, Hatha Yoga, Laya Yoga o Kundalini Yoga, Bhakti Yoga e Mantra Yoga. Cada escola emprega um método distinto para desenvolver os "chakras" mas todas pretenden chegar, mediante um vazio interior, conseguido através da alteração dos estados de consciencia, a realização da propria divinização.


No Hatha Yoga, um dos mais praticados no Ocidente, os exercicios físicos e as posturas estão destinados a condicionar a mente e entonar o corpo para experimentar um estado alterado de consciência. Os exercicios respiratorios são usados para controlar o "prana", que, supostamente, é a fonte de energia psíquica e a origen de todos os fenômenos extrasensoriais experimentados nos estados avançados das práticas do yoga. O prana se localizaria nos "chakras", dos quais o regulam.


Yoga somente como exercício?


Muitos cristãos dizem que utilizam a yoga exclusivamente para fazer exercicio sem envolverem-se no aspecto pagão. A eles responde o famoso Suami Vishnudevananda: "Muita gente pensa que o Hatha Yoga é somente um mero exercicio físico. Mas na verdade, não existe diferençaa entre o Hatha Yoga e o Raja Yoga (a disciplina ocultista dos hinduistas)."


A tradição cristã toma em conta a importância do corpo e dos sentidos na oraçâo, ja que somos corpo e alma e estes dois aspectos não se poden desvincular. Mas por que optar por exercicios que estão associados a práticas idolátricas?


É necessario estar bem atentos que a essência da oração é a uniâo com Deus, quem se revelou plenamente em Jesus Cristo. Por isso nós não deixemos a mente em branco mas que recorramos a Jesus na oração para que Ele, e somente Ele, reine em nossos corações.


Recomendamos muita cautela:


-Os centros de yoga costumam ser lugares de promoção (fechada ou abertamente) para as crenças orientais, o hinduismo e a nova era. Se oferece literatura, outras reuniôes... O ambiente vai influenciando paulatinamente.

-Os livros de yoga podem incluir ensinamentos hindús ou de nova era.

-O cristão não deve buscar meios de colocar sua mente em "branco", fazer "mantras" ou ter "experiencias" extrasensoriais. Do jeito que gosta o inimigo de Deus, que as pessoas se relaxem e deixem sua mente em branco enquanto ele está rondando! Uma mente aberta para que entre qualquer espírito seria facilmente penetrada pelo demonio. A oração cristã se centra em Jesus Cristo Nosso Senhor de maneira que a mente se submete a Ele. Não permitimos qualquer intruso.


Este artigo é uma obra das Servas dos Corações Transpassados de Jesus e Maria

Copyright © 2001 SCTJM

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem