03 perguntas para os protestantes

 


Olá irmão protestante


Às vezes me encontro pensando em certas coisas e de repente vem na cabeça algo que queria que você soubesse.


Na primeira metade do século XVI ocorreu a revolução protestante. Huss, Lutero e outros lançaram as bases do que seria a grande cisão existente entre o cristianismo ocidental: Igreja Católica de um lado e igrejas protestantes aos milhares do outro. A teologia protestante, até hoje considera Lutero algo como o homem que revolucionou o cristianismo, trazendo de volta a espiritualidade das primeiras comunidades cristãs, blá, blá, blá...


Resumindo, Lutero descobriu como realmente deveria viver o cristão, como deveria ser o cristianismo. (somente a fé, somente a bíblia, etc...). Posso concluir que Lutero, com as bases de seus antecessores e a sua própria, é a base do que o protestantismo poderia sugerir como a “verdade”. (excetue-se aqui o nosso conhecimento de que ninguém é dono da verdade pessoalmente).


Com isso me veio essas perguntas:


- Se Lutero e sua Igreja recuperaram “o que estava perdido” e mostraram a verdade ao mundo, e as igrejas protestantes vindas das cisões desta e de outras (anglicana) e assim sucessivamente pregam doutrinas diferentes das aceitas pela igreja luterana (reformada) dizendo que estas sim são doutrinas verdadeiras, então qual é a verdadeira verdade? Se a Igreja de Lutero prega o que julga verdade cristã a partir somente da Bíblia (teoricamente), logo as demais não as pregam, pelo menos na sua totalidade, pois as doutrinas bíblicas de uma não a são para a outra e vice-versa, logo estão erradas, mesmo lendo a mesma bíblia sob a mesma doutrina (solla scriptura)? (que complicação em minha cabeça! Imaginem!)


- Se Lutero manteve práticas católicas (batismo de crianças, episcopalismo, confissão auricular, eucaristia) adotadas por outras confissões históricas, e Lutero mostrou a verdade do Evangelho, logo as igrejas que não se valem destas doutrinas e práticas estão erradas, mesmo partindo das igrejas históricas e com a mesma bíblia?


- Como fica, então, a doutrina da invisibilidade da igreja, visto que, como Paulo diz “por acaso Cristo está dividido?”, e o que vemos é o “corpo invisível de Cristo” dividido entre denominações que crescem em aparência?

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem