122 anos de falsas profecias

 



Fonte: Observatorio - pagina critica sobre as Testemunhas de Jeova
Autor: Jan S. Haugland

A organização que cerca de 6 milhões de Testemunhas de Jeová acreditam ser 'o canal de comunicação de Deus' para a humanidade é também, estranhamente, uma organização com uma história monumental de predições falhadas. Depois de termos examinado dezenas de predições da Watch Tower Society (WTS), não conseguimos encontrar uma única que se tenha cumprido.

A publicação mais antiga que consta da Lista de Publicações da WTS é de 1877. Era um livro que afirmava dogmaticamente que os cristãos iriam para o céu em 1878 -- ou seja, no ano seguinte. Os autores não estavam dispostos a admitir que os cálculos da sua profecia pudessem estar errados, "nem sequer um ano."[1]

Mas o fundador da WTS, Charles Taze Russell, não desistia facilmente. Ele tinha a certeza de que "os santos" seriam arrebatados em 1881.[2]

Mais tarde ele calculou, baseado no comprimento dos corredores da Grande Pirâmide de Gizé, que eles seriam arrebatados em 1910.[3]

A velha data para o fim do mundo, 1914, tornou-se um último recurso. As impressionantes profecias de Russell também não o ajudaram nesta altura. Russell tinha predito paz para 1914, tinha predito que a grande Guerra Europeia que se esperava há muito tempo devia acabar nesse ano.[4]

Em 1916, Russell foi descansar para debaixo da pirâmide que colocaram no seu túmulo mas o seu sucessor Rutherford não deixou os seus créditos de falso profeta em mãos alheias.

Segundo Rutherford, em 1918 os membros das igrejas seriam mortos "aos milhões". Em 1920 ocorreria anarquia a nível mundial.[5]

A data mais importante de todas era 1925, mas evidentemente também não aconteceu nada.[6]

O "Juiz" Rutherford tinha muito jeito para "predizer" o que tinha acontecido no passado como cumprimento da profecia bíblica, mas não tinha jeito nenhum para predizer eventos futuros.

Depois de a França ter caído em poder da Alemanha em 1940, o "Juiz" declarou que a Grã-Bretanha também cairia em poder dos Nazis.[7]

No ano seguinte, segundo ele, só faltavam alguns "meses" para o Armagedom.[8]

Nesta altura a WTS também disse que o homem nunca poderia sair da atmosfera terrestre utilizando foguetões.[9]

Também disse, mais tarde, que os biólogos estavam tão longe de provar a evolução como o homem estava longe de aterrar na lua (hehe, talvez tenhamos finalmente encontrado uma profecia que eles acertaram!).[10]

Em 1942 os líderes da WTS aperceberam-se de que (como era previsível) a II Guerra Mundial também acabaria, e na brochura Peace -- Can it Last? [Paz -- Pode Durar?] eles responderam Não à pergunta feita no título. A paz seria "muito breve."[11] Portanto não é de admirar que o que se seguiu tenha sido um período que é dos mais longos períodos da História sem grandes guerras!

Toda a gente sabe o que aconteceu em 1975, que teria sido o tempo certo para Deus acabar com o mundo, se Ele se chamasse Fred Franz.[12]

A guerra fria inspirou os profetas da WTS a fazerem numerosas profecias. Em 1991 a União Soviética -- "o rei do norte" de Daniel 11, segundo a interpretação das TJ -- deixou de existir, apesar do facto de a WTS ter predito que essa nação invadiria país após país até ao fim.[13] O facto de que a WTS compreendia esta profecia tão bem era, segundo as TJ, uma prova de que elas eram as únicas com sabedoria, lembram-se?

Os governantes mundiais deviam tomar atenção à Watch Tower Society. As predições das TJ são uma excelente bússola para avaliar acontecimentos mundiais -- desde que se perceba que está a apontar para sul.

Se alguém se interroga por que é que as TJ não são autorizadas pelos seus líderes a jogar na lotaria nem a fazer apostas, esta lista mostra porquê: Elas nunca conseguiriam acertar em nada, nem que tivessem um milhão de anos para tentar!

--------------------------------------------------------------------------------

Notas

[1] Nelson Barbour e Charles Taze Russell: Three Worlds and the Harvest of This World [Três Mundos e a Colheita Deste Mundo], 1877, pp.84, 124.

[2] Zion's Watch Tower [A Torre de Vigia de Sião], Dezembro de 1880.

[3] Russell: Studies in the Scriptures, Vol. III -- Thy Kingdom Come [Estudos das Escrituras, Vol. III -- Venha o Teu Reino], 1891, p. 364. Edições anteriores a 1910.

[4] Isto foi dito em muitos dos artigos e livros de Russell. Um exemplo é Zion's Watch Tower (A Torre de Vigia de Sião), 15 de Julho de 1894, p.226 (p.1677 nos reprints), sob o subtítulo Can It Be Delayed Until 1914? [Pode Ser Adiado Até 1914?] que diz: "Mas tenha presente que o fim de 1914 não é a data para o início, mas é a data para o fim do tempo de tribulação." (ênfase no original)

[5] Predições a respeito de 1918, 1920 e 1925 (entre outras) podem ser encontradas em Studies in the Scriptures, Vol. VII -- The Finished Mystery [Estudos das Escrituras, Vol. VII -- O Mistério Consumado], 1917. Veja as pp.62, 64, 484, 485 e 513 para predições acerca de 1918. Veja as pp.258 e 542 para predições acerca de 1920. A p.128 explicava o que devia acontecer em 1925.

[6] Joseph Rutherford: Millions Now Living Will Never Die [Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão], 1920, pp.88 e 97; Watch Tower [A Sentinela], 15 de Junho de 1922; 1.º de Abril de 1923.

[7] Joseph Rutherford: Judge Rutherford Uncovers Fifth Column [O Juiz Rutherford Desmascara a Quinta Coluna], Julho de 1940, p.15: "Num discurso público em Londres, que foi transmitido por todo o Império Britânico, e foi feito em 1938, eu disse que os Nazis e os Fascistas estavam decididos a destruir o Império Britânico, e que isso seria conseguido."

[8] Watchtower, 15 de Dezembro de 1941, p.288.

[9] The Truth Shall Make You Free [A Verdade Vos Tornará Livres], 1943, p.285: "O homem na terra não se pode livrar destes 'céus' demoníacos (a organização dos espíritos iníquos) tal como o homem não consegue, com aviões ou foguetões ou outros meios, elevar-se acima do invólucro de ar que rodeia o nosso globo terrestre e no qual o homem respira." A WTS tinha muitos pontos de vista interessantes sobre assuntos científicos.

[10] A brochura Evolution versus the New World [Evolução versus O Novo Mundo], 1950, p.61, diz:

Portanto não seja carimbado em nome da ciência para adorar no altar da evolução. Conforme Anthony Standen avisa, a ciência tem-se tornado "a grande Vaca Sagrada do nosso tempo." Este cientista, que tem um ego refrescantemente eloquente, declara que a teoria da evolução exacta está "tão longe de ser provada como o homem está longe de voar para a lua." (Para um olhar mais informado sobre a controvérsia evolução/criação, veja o site talk.origins archive.)

[11] A brochura Peace -- Can It Last? [Paz -- Pode Durar?], publicada em 1942, diz na p.26:

Mais uma vez, fazemos a pergunta principal, "Paz -- Pode Durar?" e a resposta clara de Deus é: Não! A paz feita pelo homem sob a "bênção" da religião terá uma duração muito curta, e os reis e governantes políticos não a gozarão. O registo diz que eles "recebem poder como reis com a fera durante uma hora." "Uma hora," para Deus, denota um período de tempo muito curto; e subitamente aqueles dez chifres e a fera irão para a perdição, não pacificamente, mas sim violentamente, na batalha do Armagedom."

[12] Life Everlasting -- In Freedom of the Sons of God [Vida Eterna -- Na Liberdade dos Filhos de Deus], 1966, pp. 26-30; The Watchtower [A Sentinela], 15 de Julho de 1967, pp.446-7; 15 de Agosto de 1968, pp.499; 1.º de Maio de 1975, p.285. Mais informação acerca do fiasco 1975.

[13] O livro Your Will Be Done on Earth [Seja Feita a Tua Vontade na Terra], 1958, era dedicado principalmente a especulações acerca das profecias de Daniel. Um exemplo mais recente de especulações acerca da guerra fria pode ser visto na The Watchtower [A Sentinela] de 1.º de Novembro de 1983, p.5:

Então, como é que "o fim" vem? Uma imagem razoavelmente completa pode ser construída a partir das linhas de profecia espalhadas ao longo da Bíblia. Para ilustrar: Conforme Daniel profetizou, o "rei do norte", comunista, e o rival "rei do sul", não comunista, estão actualmente envolvidos numa luta pelo domínio do mundo. O que se seguirá? Daniel previu que o "rei do norte" comunista tomaria pela força o controlo de recursos materiais valiosos, tipificados pelo "ouro", "a prata" e "todas as coisas desejáveis." -- Daniel 11:40-43.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem