A Assunção de Maria: O que diz a Biblia?

 


Fonte: Misioneros de la Palabra Catolico: Defiende tu Fé

Autor: Martin Zavala

Tradução: Rogério Hirota


PERGUNTA


Por que os católicos crêem que Maria foi assunta ai céu se na Biblia é mencionado que quando morremos tudo se acaba ?


Eu vou a igreja adventista e não estou de acordo com isso. Podem contestar a minha pergunta?



RESPOSTA


Saudações irmão. Por seu comentário com certeza não é católico. Obrigado por seu e-mail.


Como católicos cremos firmemente que Nossa Mãe Maria foi assunta ou arrebatada ao céu. Quer dizerr que foi levada a presença de Deus em corpo e alma.


Infelizmente, hoje em dia existe muitas pessoas que dizem ser "cristã" e não crê no mesmo. Mas mesmo assim nos questionam e nos dizem que isso não é certo. Por que cremos? Este artigo é dedicado especialmente para explicar isso e o preparamos para que você conheça algo de nosso fundamento doutrinário e ao mesmo tempo para os católicos que lerem amem ainda mais a Virgem e saibam como defender sua fé (cf. 1 Pe 3,15).


A.- Razões Bíblicas:


Em primeiro lugar, aprofundemos na Sagrada Escritura para ver o que a Palavra de Deus nos ensina sobre isso.


Os quatro principais pontos bíblicos são os seguintes:


1.- Deus não é um Deus de mortos mas de vivos.


Existem alguns irmãos separados que não crêem como nós porque segundo eles quando se morre tudo se acaba e não acontece mais nada até que Jesus volte.


Isso é um falso argumento porque a mesma Biblia nos diz claramente que Deus não é um Deus de mortos smas de vivos. Vejamos algumas citações bíblicas que nos confirmam isto:



" Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Ex 3,6)? Ora, ele não é Deus dos mortos, mas Deus dos vivos. "

Mt 22,32


" Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo - o que seria imensamente melhor; "

Fil 1,23


"... Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus "

Mc 9,1-4



2.- Se o ladrão da cruz "por um minuto de fé" Jesus Cristo o levou ao paraíso, com mais razão ainda levaria sua mãe para estar junto a ele.



"...Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso. ."

Lc 23, 39-43



Assim aconteceu, querido irmão, um dos ladrões teve fé de último momento e se arrependeu. Um minuto bastou e em sua grande misericordia Jesus Cristo disse que nesse mesmo dia ia estar com ele no Paraíso. Alguns dizem que era tão "bom ladrão" que roubou o céu em um minuto.


Então se a esse ladrão Jesus o levou junto a ele, com maior razão ainda ia levar a sua santa mãe Maria, que era mulher cheia de Fé, para que estivesse junto a ele por toda a eternidade.


Que incrível muitos irmãos protestantes não terem descoberto isto.



3.- Assunta ao céu de corpo e Alma.



"Depois nós, os vivos, os que estamos ainda na terra, seremos arrebatados juntamente com eles sobre nuvens ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor".

1 Tes 4,17


" E dizia-lhes: Em verdade vos digo: dos que aqui se acham, alguns há que não experimentarão a morte, enquanto não virem chegar o Reino de Deus com poder."

Mc 9,1


Se Abrãao, Isaac, Jacó, Elias e Moisés estavam vivos juntos de Deus com maior razão ainda, Maria, a serva e Mãe de Deus, também o ia estar:


Estes versículos indicam que os cristãos vivendo na graça de Deus e presenciem a vinda física de Jesus Cristo nos últimos tempos, não morrerão a morte terrena mas que passarão diretamente ao céu de corpo e alma para toda a eternidade.


" Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos. "

Atos 1,9.


Este outro versículo nos ensina que Jesus Cristo ascendeu de corpo e alma ao céu.


4- Composição de Textos


Unindo as idéas contidas nos versículos anteriores e aplicando-os a María diremos que o fato histórico foi assim:


"Ao final de sua vida, a Virgem Maria passou para a outra através de um fato que não pode se chamar de morte, como a conhecemos universalmente, para cumprir com 1 Tes 4,17. Sua pessoa foi excepcional para cumprir com Lc 1,28. E vive no céu de corpo e alma para cumprir com Lc 1,28 e Atos 1,9".


A Igreja chama isso de "A assunção de Maria ao céu".



Se o profeta Elias foi arrebatado até o céu em 2 Reis 2,9-11 maior razão ainda terá Maria, mãe de Jesus Cristo e fiel serva de Deus Lc 1,28; Lc 1,48.


B.- Razões lógicas.


O objetivo principal de Deus sobre a humanidade é sua felicidade e salvação. Isso nos é ganho pelo arrependimento de nossas faltas e nossa obediência como fruto de nossa fé.


Para este tema que estamos falando, as graças que nos toca tratar são " o arrebatamento ", " a ressurreição antes do final dos tempos" e "o viver de corpo e alma no céu antes da ressurreição universal". As pessoas possuidoras disso e identificadas na Biblia são: Jesus Cristo e uma quantidade não conhecida de pessoas especificada em 1 Tes 4,17.


A Virgem María, por ser "a eleita" e a "Cheia de Gracia" Lc 1,28 participou com Jesus Cristo em sua morte, ressurreição e ascenção ao céu que a Biblia chama "arrebato".


Sobre o arrebato, era necessário que Ela também tivesse, pois muitos a terão quando Jesus Cristo vier pela segunda vez . Entre a assunção de Maria e os cristãos que serão "arrebatados" nos últimos tempos não existe diferencia essencial somente de tempo. Sem duvida Jesus Cristo levaria a sua mãe para estar junto a Ele.


* Foi definida como dogma por sua Santidade Pío XII em 8 de Dezembro de 1950 dizendo:


" Ao não ter nenhum pecado e não estar sujeita a corrupção do sepulcro, Maria foi elevada ao céu de corpo e alma, ao terminar sua passagem por este mundo ..."

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem