Fonte: El Teólogo Responde
Autor: Pe. Miguel Ángel Fuentes, I.V.E.
Tradução: Rogério Hirota
Pergunta:
Gostaria de saber o sentido teológico da coroação da Santíssima Virgem Maria
Estimado:
A coroação da Virgem Maria tem como significado proclamar a realeza de Nossa Senhora.
O ato de coroá-la proclamamos:
1- Que a Virgem Maria é a Rainha do Universo não só no sentido metafórico, mas também em sentido rigoroso, literal e próprio.
2- Que Maria é também Rainha do Universo também por direito de conquista, como Co-Redentora da humanidade.
3- Que a potestade régia de Maria, ainda que muito própria e verdadeira, não é total e absoluta como a de seu Filho, e sim limitada e relativa, ou seja recebida e participante de Jesus Cristo.
4- Que em sentido analógico e em plena depedência e subordinação a realeza de Jesus Cristo, correponde também a Maria a tríplice potestade legislativa, judicial e no reino de Cristo.
5- Que a semelhança e em perfeita dependencia de Jesus Cristo o reinado de Maria não é um reino temporal e terreno, senão um reino eterno e universal: reino de verdade e de vida, de santidade, de graça, de justiça, de amor e de paz.
6- Que maria começou a ser Rainha no momento em que concebeu por obra do Espirito Santo, a Jesus Cristo Rei, reafirmou seu direito de conquista com sua compaixão ao pé da cruz de Jesus, a exerceu sobre a Igreja Primitiva sobre os Apóstolos e primeiros discípulos do Senhor , segue e seguirá exercendo-a eternamente no céu sobre todos os seres criados.
Coroando-a rainha de uma nação particular, os fiéis desse povo proclamam o reinado de Maria em particular sobre os corações dos filhos desta terra e sua submissão filial.
Para uma nova consulta: teologoresponde@ive.org
Postar um comentário