A leitura bíblica

 


Autor: John Nascimento

A LEITURA DA BÍBLIA !

Estas breves explicações da Bíblia destinam-se aos principiantes, que pouco ou nada sabem a respeito da Bíblia, para que não façam um conceito errado de como Deus se revelou ao homem na História da Salvação, e em que os mais entendidos podem fazer uma oportuna reflexão


LER E MEDITAR A BÍBLIA (001)


A palavra grega Bíblia, em plural, deriva do grego bíblos ou bíblion (ß?ß????) que significa "rolo" ou "livro". Bíblion, no caso nominativo plural, assume a forma bíblia, significando "livros". No latim medieval, biblìa é usado como uma palavra singular — uma colecção de livros ou "a Bíblia". Foi São Jerónimo, tradutor da Vulgata Latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é uma colecção de livros catalogados, considerados por diversas religiões cristãs como divinamente inspirados. É sinónimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus".


A Bíblia não é para se ler como um livro qualquer, mas para se estudar e meditar de harmonia com as orientações do Magistério da Igreja.


A Constituição da Divina Revelação do Vaticano II Dei Verbum, no número 21, diz que a Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como o próprio Corpo do Senhor; que sempre as considerou e que as continua a considerar, com a Sagrada Tradição, como regra suprema da sua fé; e, por último, chama-lhe a fonte pura e perene da vida espiritual.


Mas, para ser realmente a fonte da vida espiritual, é preciso que volte a ser a alma da teologia, da pregação, da pastoral, da catequese e de toda a instrução cristã.


Que todos, sacerdotes, religiosos e fiéis mantenham um contacto íntimo e constante com os livros sagrados através da leitura assídua, estudo e meditação.


“ A ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo”.


Presentemente há boas traduções da Bíblia, com as notas explicativas correspondentes, em todas as línguas e temos também a Bíblia “on line” na Internet que podemos usar para leitura, estudo e meditação.


Todavia, é importante uma boa exegese católica, para evitar confusão e sem o perigo de algumas interpretações distorcidas e tendenciosas que alteram e comprometem o sentido verdadeiro da Bíblia.


Temos que saber ler e interpretar a Bíblia que é :


* A Transmissão da Palavra de Deus dirigida aos homens.


* Inspirada pelo Espírito Santo, portanto, verdadeira e sem erros.


* Todos os dias devemos ler e meditar alguma parte da Bíblia.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem