Biblia Católica e Biblia Protestante

 


Fonte: Livro Conheça Melhor a Biblia pgs 109-109

Autor: Pe. Luiz Cechinato


Frequentemente alguém nos pergunta: "A Bíblia protestante é verdadeira? Eu ganhei uma.Posso ler ou não?"


Será que existe alguma diferença entre a Bíblia editada pelos evangelicos e a Bíblia editada pelos catolicos? Sim. Existe uma diferença quanto ao número de livros. O Novo Testamento deles e os nosso são iguais: têm 27 livros. Mas o Antigo Testamento da Biblia evangelica ou "protestante" não possui 7 livros que fazem parte da Bíblia Catolica.


A Biblia dos protestantes não possui estes 7 livros: Judite, Tobias, Sabedoria, Eclesiastico, Baruc, I Macabeus e II Macabeus. Além disso o livro de Daniel, deles, não tem os capitulos 13 e 14 e os versiculos 24 a 90 do capitulo 3. Não tem também os capitulos 11 a 16 de Ester.


Estes 7 livros são chamados "deuterocanônicos". A palavra canonico vem de "canon". E canon quer dizer "regra". Trata-se da "regra da fé". Esses livros constituem a norma da fé na vida da Igreja. Os livros canonicos ou inspirados não contem erro de doutrina. Por isso podemos cre. Eles trazem a Palavra de Deus, que não se engana e nem nos engana.


Os "deuterocanônicos" são assim chamados porque sua autenticidade foi posta em dúvida pelos judeus, e depois pelos evangelicos. A Igreja aceitou os deuterocanônicos como autênticos ou inspirados, do mesmo modo que os canonicos. E qual a eazão porque os judeus e os protestantes não incluem na Bíblia os Livros Deuterocanônicos?


A razão é a seguinte. Os judeus eram radicalmente nacionalistas. Por isso achavam que Deus só poderia inspirar livros escritos na lingua dos judeus, que era o hebraico. Achavam também que a Palavra de Deus, só poderia ser escrita dentro do território de Israel e até o tempo de Esdras.


Ora, quando os judeus começaram a espalhar-se pelo mundo, logo após a destruição de Jerusalém (ano 587 aC) e o exilio Babilonico, eles mesmos viram a necessidade de traduzir a Biblia Sagrada para o grego, que era a lingua universal da época. E nesse tradução (chamada Septuaginta ou Alexandrina), foram incluidos esses 7 livros deuterocanonicos (que ja estavam escritos em grego, pelos proprios judeus).


Apos a segunda queda de Jerusalem pelo Imperio Romano em 70 dC que surgiu esta divergencia. Os fariseus que zelavam pela pureza e conservação das Escrituras Sagradas, não quiseram aceitar estes sete livros como inspirados por Deus. E esta também foi a decisão de Lutero quando traduziu a Bíblia para o alemão. Mas a Igreja Católica, desde os tempos de Jesus e os Apostolos sempre reconheceu estes livros como verdadeiros, ou seja, inspirados por Deus.


Já no Sínodo de Hipona, no ano de 393, a Igreja citava os 73 livros como pertencentes a Biblia Sagrada. Esse total de 73 livros foram confirmados no Concilio de Cartago no ano de 419. Isso foi sempre uma questão pacifica na Igreja. Entretanto, no século 16, quando Lutero organizou a Biblia da Reforma, ele não reconheceu os 7 livros deuterocanonicos como autênticos ou inspirados. Então para não deixar dúvidas, a Igreja definiu de mandeira oficial que estes 7 livros são de inspiração divina e fazem parte da Biblia Sagrada. Isto aconteceu no Concilio de Trento, realizado nos anos de 1545 a 1563.


Com isso, não queremos dizer que não se possa ler a Bíblia evangelica ou "protestante". Tudo o que está nela é verdadeiro. Ela não é "falsa". É apenas "incompleta". A maior diferença entre a Biblia dos catolicos e a biblia dos protestantes não estão nos textos biblicos. A mesma frase biblica não significa a mesma coisa para os catolicos e evangelicos.


A interpretação dos catolicos é uma só, no mundo inteiro, porque nós seguimos o Magistério, que é a Palavra Oficial da Igreja. Ao passo que os protestantes divergem entre si mesmos, porque adotaram o "livre exame".

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem