A Maria da Igreja Católica é uma imitação de uma antiga deusa pagã?

 

A Maria da Igreja Católica é uma imitação de uma antiga deusa pagã?

Ou será o contrário?

Fonte: Lista Exsurge Domini

Autor: Charles, The Hammer

Transmissão: Rogério Hirota


Muitos protestantes tentarão usar um argumento de tipo "a semelhança faz a relação" para atacar nossa Santíssima Mãe. Argumentarão que muitas das doutrinas marianas foram criadas para converter o cristianitsmo numa religião pagã.


Talvez cheguem a se referir à mitologia do antigo Egito:


"Ísis era chamada Grande Mãe, coroada como a Imaculada Rainha do Céu."


ou a que


"Afrodite era a deusa grega do Amor e Virgem Perpétua."


Ou talvez a uma dúzia de outras variações sobre o tema.


A verdade é que desde os primeiros séculos os pagãos e os não-crentes tentaram usar a retorcida falácia de tipo "semelhança significa relação" para desacreditar Jesus Cristo, tentando vincular aspectos de sua vida e de nossas crenças a seu respeito com a mitologia pagã. Afirmaram que certas figuras mitológicas de outras religiões do mundo eram semelhantes ou as mesmas que Jesus, e que certas crenças cristãs fundamentais acerca da vida de Cristo são na realidade cópias de deuses pagãos.


O apologeta cristão Justino Mártir, dos primeiros séculos (A.D. 130), denuncia o demônio por ter criado os deuses pagãos tão semelhantes a Jesus:


"Mas aqueles que transmitem os mitos compostos pelos poetas não apresentam nenhuma prova aos jovens que aprendem com eles; e seguimos demonstrando que eles foram enunciados por influência dos maus demônios, para iludir e desencaminhar a raça humana. Por terem ouvido os profetas proclamarem que Cristo haveria de vir, e que os ímpios seriam punidos pelo fogo, apresentaram muitos como filhos de Júpiter, julgando que poderiam dar aos homens a idéia de que as coisas ditas acerca de Cristo fossem meras fábulas maravilhosas, como o que era dito pelos poetas. E tais coisas eram ditas tanto entre os gregos como entre todas as nações onde eles [os demônios] ouviam os profetas predizerem que muitos acreditariam em Cristo; mas mostraremos que ao ouvirem o que era dito pelos profetas não o entenderam bem, mas imitaram o que era dito de Cristo, como homens em erro. O profeta Moisés era, como já dissemos, o mais velho de todos os escritores; e por ele, como também já dissemos, foi assim predito: "Não faltará nenhum príncipe de Judá nem legislador entre seus pés, até que Ele venha para quem está reservado; e Ele será o desejo dos Gentios, prendendo Sua cria à vinha, lavando Seu manto no sangue da videira." Os demônios, pois, ao ouvirem essas palavras proféticas, disseram que Baco era o filho de Júpiter, e proclamaram que era o descobridor da vinha, e contam o vinho [ou o asno] entre seus mistérios; e ensinaram que, tendo sido esquartejado, subiu ao céu. E como na profecia de Moisés não se afirmava expressamente se Aquele que havia de vir era o Filho de Deus e se, montado no asno, permaneceria na terra ou ascenderia ao céu, e como a palavra "cria" podia significar tanto a cria de um asno quanto a cria de um cavalo, eles, sem saberem se Aquele que foi profetizado traria uma cria de um asno ou de um cavalo como sinal de Sua vinda, nem se Ele era o Filho de Deus, como dissemos acima, ou de homem, proclamaram que Belerofonte, homem nascido de homem, ascendera ao céu em seu cavalo Pégaso. E ao ouvirem o profeta Isaías dizer que Ele nasceria de uma virgem e por Si mesmo ascenderia ao céu, inventaram que aquilo se referia a Perseu. E ao saberem o que foi dito, como citamos acima, nas profecias escritas anteriormente, "Forte como um gigante ao correr seu percurso," disseram que Hércules era forte e vajara por toda a terra. E, mais uma vez, quando souberam que fora predito que Ele curaria toda enfermidade e ressuscitaria os mortos, apresentaram Esculápio." (1 Apologia, 66, 4)


[Clique aqui: para obter uma lista de alguns dos deuses pagãos que os demônios usaram para prefigurar a Cristo. Observação: Esta em Inglês]


O caso é simples. Se o Diabo se perturbou tanto a ponto de tentar desviar do verdadeiro Cristo, logicamente podia fazer e faria a mesma coisa com a Mãe de Cristo.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem