A palavra "irmãos" e os hebraismos

 


Livro: Conheça melhor a Biblia

Autor: Padre Luis Cechinato


Os orientais gostavam muito de falar em provérbios. Por isso, frequentemente estavam recorrendo a "hipérboles".


Que é isso?


"Hiperboles" são expressões que exageram a verdade que a gente quer dizer, aumentando-a ou diminuindo-a. Era um modo muito a gosto dos semitas. Por exemplo, querendo falar da grande dificuldade que um rico encontra parar entrar no Seu Reino, Jesus disse:


" É mais facil um camelo passar pelo buraco da agulha do que um rico entrar no reino de Deus" (Mt 19:24)


Nós também ainda hoje usamos semelhantes expressões proverbiais. Por exemplo, para falarmos que alguém é muito pão duro, dizemos:


" É mais facil o olho das "Pernambucanas" piscar do que fulano de tal abrir as mãos. "


Outra coisa. Para entendermos a Bíblia, precisamos estar atentos aos "hebraismos" . Que é isso?


" Hebraismos " são certas expressões próprias da lingua hebraica. Não tem tradução em outras linguas. Por exemplo, para dizer que alguém ama uma pessoa mais que a outra, as vezes se diz que alguém "uma pessoa e odeia a outra". Era um modo de falar, chamando a atenção do ouvinte através de um contraste. Assim disse Jesus:


"Se alguem em a mim e não odeia pai e mãe, mulher , filhos, irmãos, irmãs e até a própria vida, não pode ser meu dicispulo" (Lc 14:26)


Ora, será que Jesus quer ensinar-nos a odiar pai e mãe? De maneira alguma. Examinando o contexto todo do Evangelho, vemos que jamais quis Jesus ensinar-nos a odiar. Muito pelo contrário, ele mandou amar até nossos proprios inimigos e querer bem os que nos tratam mal (cf. Mt. 5, 43-44)


O sentido de "odiar" pai e mãe não é simplismente que amemos mais a Deus do que nossos pais, como se houvesse uma escala de amor entre Deus e as criaturas. O sentido mesmo é este: devemos amar " somente a Deus ", pois só Ele merece ser amado. Nenhuma criatura merece ser amada em " si mesma ", mas somente em Deus, pois por si mesmas, as criaturas não são nada, mesmo que sejam nossos pais. Deus não tem "concorrentes" no amor, como se existissem "pequenos deuses" ou idolos.


Outra coisa a notar: a palavra "irmão". No hebraico não existe as palavras "irmão, tio, sobrinho, primo". Então para designar qualquer parentesco, usa-se a palavra "irmão". A pessoa que não sabe disso acaba pensando que Maria teve outros filhos além de Jesus , porque a Biblia fala dos "irmãos" de Jesus. Assim está escrito:


" Não é este o filho do carpinteiro?

Não é Maria a sua mãe?

Não são seus irmãos:

Tiago, José, Simão e Judas?

E suas irmãs não vivem todas entre nós? "(Mt 13:55-56a)


No entanto sabemos que não se trata de "irmãos" de Jesus no sentido de nossa lingua, mas simplesmente esses "irmãos"são os primos de Jesus. Alias Jesus doi mais longe ainda dizendo que seus "irmãos" são todos aqueles que fazem a vontade de Deus :


"Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que estás no céu esse é meu irmão, minhã irmã e minha mãe" (Mt 12,48)


E para vermos como entre os hebreus todo parente era chamado irmao, leiamos este trecho da Biblia


" Eis a descendencia de Taré:

Taré gerou Abrãao, Nacor e Arão.

Arão gerou Lot..." (Gn 11:27-28)


Portanto , Lot era sobrinho de Abraão, visto que era filho de Arão seu irmão. No entanto mais adiante a Biblia fala que Lot era irmão de Abrãao. Esta Escrito:


Abrãao disse a Lot:



Rogo-te que não haja discordia entre mim e ti, nem entre nossos pastores, pois somos irmãos " (Gn 13,8)

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem