Nos tempos bíblicos, todos os membros da família, inclusive primos, eram considerados "irmãos".Nas línguas semíticas, como o aramaico, falado por Jesus, o termo "irmão" pode ser usado num sentido mais amplo, para designar também os primos e parentes próximos, quer dizer, os membros de sua família. E também vemos que, na Bíblia, o termo "irmão" é várias vezes usado para se referir a pessoas que não são irmãos no mesmo sentido em que entendemos a palavra hoje, essa mistura de palavras se chama "hebraismo"que são certas expressoes proprias da lingua hebraica e que nao possuem traducao para outras linguas, um exemplo claro disse é o ingles, a lingua mais falada no mundo nao tem palavra propria para "sogro, sogra, nora, genro" por exemplo sogro é father in law ou pai pela lei, o genro é son in law ou filho pela lei, ou seja, ate o ingles a lingua mais falada no mundo tem deficiencias nas definicoes das palavras.
Eis alguns exemplos bíblicos:
Gênesis 14,14: "Quando Abrão soube que seu IRMÃO fora levado prisioneiro, fez sair seus aliados, seus familiares, em número de trezentos e dezoito, e deu perseguição até Dã".
Gen 11,27-28 "Eis a descendencia de Taré: Taré gerou Abraão,Nacor e Arão.Arão gerou Lot...."
Gen 13,8 Abraão diz a Ló: "Somos irmãos," - enquanto de Gen 11,27-31 consta claramente que Ló era filho de Aran - irmão de Abraão, portanto seu sobrinho.
_______________________________________________________________________________________________
O "irmão" em questão nesta passagem é Lot. Mas, era Lot irmão de Abrão? Não. Ele era o filho de Arão, irmão falecido de Abrão (v. Gênese 11,26-28). Portanto, Lot era sobrinho de Abrão.
No Primeiro livro das Crônicas os filhos de Quiche são chamados irmãos das filhas de Eleazar, que eram suas primas (23,21-23)
_______________________________________________________________________________________________
Gênese 29,15: "Então Labão disse a Jacó: 'Por seres meu IRMÃO, irás servir-me de graça? Indica-me qual deve ser teu salário". Acaso era Labão irmão de Jacó? Não, ele era seu tio.Jacó se declara irmão de Labão, quando na verdade era filho de Rebeca, irmã de Labão.
_______________________________________________________________________________________________
Na própria Sagrada Escritura está bem claro no livro de Tobias. Aconselhado pelo Arcanjo Rafael a casar-se com Sara, filha de Raquel, primo-irmão de seu pai, assim rezou a Deus: "Senhor, sabeis que não é por motivo de luxúria que recebo por mulher esta minha irmã" (Tb 7, 4-6) haja visto que sara era prima de tobias.
________________________________________________________________________________________________
A explicação, então, é simples: não existe palavra hebraica ou aramaica para "parente". Os escritores teriam assim que usar os termos "irmão" ou "irmã", ou escrever "o filho da irmã do meu pai". É evidente que preferiam usar a palavra "irmão" que é bem mais facil de pronunciar e também torna o laço de parentesco bem mais intimo entre os parentes.
A palavra hebraica "Ha" é geralmente traduzida para "irmão". Já que o hebraico e o aramaico (no qual o evangelho segundo Mateus foi escrito) possuem bem menos palavras que o inglês ou o português, os judeus daquele tempo empregavam essa palavra num sentido mais amplo para expressar parentesco. Não existiam termos em hebraico para expressar os diferentes níveis e graus de parentesco. "Irmão" pode significar os filhos do mesmo pai e todos os membros masculinos da mesma clã ou tribo.
Em grego, no qual o evangelho segundo Marcos foi escrito, a palavra "irmão" é escrita como "adelphói", do grego "adelphós", significando membro seguidor de uma clã. Mesmo hoje, a palavra "irmão" é empregada com um significado mais extenso, incluindo amigos, aliados, discípulos e compatriotas. Não era diferente na época de Cristo. Em quatro dicionários se foi encontrado de três a quatro classes de significados para a palavra "irmão".
Uma pesquisa cuidadosa no Novo Testamento nos mostrará que realmente existe um exagero de expressão se dissermos que Maria teve outros filhos:
1- Quando Jesus foi encontrado no templo, com a idade de 12 anos (Lucas 2,41-51), não se menciona a existência de outros filhos, embora toda a família tivesse peregrinado junto.
2- O povo de Nazaré refere-se a Jesus como "o filho de Maria" (Marcos 6,3b e Mateus 13:55) e não como "um dos filhos de Maria". A expressão grega inplica que Ele era seu único filho. Na verdade, ninguém nos Evangelhos é chamado de filho de Maria, ainda quando são chamados de "irmãos do Senhor".
3- Existe ainda um outro ponto que requer uma compreensão da antiga cultura oriental. Em tal cultura, o termo "irmão" era usado para se referir aos mais velhos - parentes com mais idade cuja função era dar conselhos aos mais novos.
Em João 7,3-4, encontramos os "irmãos" de Jesus aconselhando-o a deixar a Galiléia e ir para Judéia, para que seus discípulos pudessem ver as suas obras.
Se os "irmãos" forem compreendidos neste sentido, conforme a cultura oriental, eles certamente seriam mais velhos que Jesus, o que elimina de vez a possibilidade de serem seus irmãos de fato, já que todos nós sabemos que Jesus era o filho primogênito de Maria.
Portanto os irmaos que aparecem na biblia sao os primos de Jesus como vemos em jo 19:25 "Junto a cruz de Jesus estavam de pé sua mãe,a irmã de sua mãe (tia) Maria, mulher de cleofas e Maria madalena" e em Mc 15:40 marcos descreve bem que tem tb maria de cleofas uma filha...Maria mae de Tiago, o Menor, e de josé e Salomé que o tinham seguido e o haviam assistido qdo Ele(jesus) estava na Galiléia.
Quais são os "irmãos de Jesus" citados pelos Evangelistas? São Marcos diz que, quando Nosso Senhor começou a pregar na Sinagoga, vendo Sua sabedoria, o povo se perguntava: "Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui também entre nós suas irmãs?" (Mc 6, 3).
São Lucas esclarece que Tiago e Judas eram filhos de Alfeu ou Cleofas (6, 15-16). Portanto o eram também José e Simão. Mas não Jesus, que sabemos que era filho de "José, o carpinteiro". Portanto, não poderiam ser irmãos carnais.
Por outro lado, São Mateus dá o nome da mãe deles: "Entre as quais estava ... Maria, mãe de Tiago e de José" (Mt 27, 56).
Não se pode confundir esta Maria com sua homônima, esposa de José, o carpinteiro. São João deixa bem clara essa distinção: "Junto à cruz de Jesus estava sua mãe e a irmã (prima) de sua Mãe, Maria, mulher de Cleofas" (Jo 19, 25), cuja filha se chamava Maria Salomé. São as bem conhecidas "três Marias".
Segundo dom Estêvão Bettencourt, em seu livro "Católicos Perguntam", os nomes de Cleofas e Alfeu designam em grego a mesma pessoa, pois são formas gregas do nome aramaico claphai. O mais antigo historiador da Igreja,Hegesipo, conta-nos que Cleofas, ou Alfeu, era irmão de são José. Daí se conclui que Tiago, José, Judas e Simão, eram todos primos de Jesus, e não seus irmãos.
Vejam como se auto-define o próprio Tiago em Tg 1,1: "Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão:saudações!" Observem também como se define Judas, outro dos apóstolos em Jd 1,1: "Judas, servo de Jesus Cristo, irmão de Tiago, aos que foram amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo". Judas considera-se irmão de Tiago, mas nenhum deles se declara irmão de Jesus Cristo.
E Finalmente, devemos considerar o que aconteceu aos pés da Cruz (João 19,26-27). Se Tiago, José, Simão e Judas fossem mesmo irmãos de Jesus, porque Jesus fez vistas grossas a esse fato e confiou Sua mãe ao Seu discípulo João? O Evangelhos nos diz que "a partir dessa hora, o discípulo a recebeu em sua casa". Por que ela iria para a casa de um discípulo se ela tinha pelo menos mais quatro filhos??Jesus como fidelissimo observador da lei de moisés nao podia confiar sua mãe na hora de sua morte na cruz a Joao (Apostolo)(jo 19,26)se ele realmente tivesse outros irmaos.nao se ve na biblia os "irmaos" (primos, parentes) de Jesus sendo chamado de Filho de maria, Filho de jose carpinteiro, o que ocorre com Jesus.
Postar um comentário