Acco (Ptolomaida)

 



Autor: John Nascimento




Nome hebreu de etimologia desconhecida, era uma cidade com um porto marítimo na costa Norte da Palestina, junto ao Monte Carmelo na Baía de Acre, o Acre dos tempos medievais e que hoje se chama AKKA.

Esse lugar é chamado Tell el Fukkar a leste de AKKA .

Essa cidade, no tempo de Ptolomeu II, Philadelfo do Egipto, tomou o nome de Ptolemaida, durante o período em que os Ptolemeus controlavam a Palestina; assim aparece com este nome no 1° Livro dos Macabeus :

- “No ano cento e sessenta, Alexandre Epifanes, filho de Antíoco, subiu armado e veio ocupar Ptolemaida”. (1 Mac. 10,1 ).

Era, de longe, o melhor porto da costa da Palestina e foi o porto mais importante desse país até que Herodes mandou edificar Cesareia.

Era, todavia, inferior aos portos da Fenícia.

O caminho de Acco através do plano do Esdraelon foi o único grande caminho do mar até ao Jordão.

A cidade de Acco é mencionada muito poucas vezes na Bíblia, mas a sua importância e antiguidade encontram-se em textos muito antigos.

É mencionada entre as cidades Canaanitas, nos textos execratórios do Egipto do século XIX a.C.

Ashur-bani-pal da Assíria saqueou Acco nos meados do séc. VII a.C. e era um centro administrativo do distrito da Pérsia.

Acco permanece no território de Asher (Aser), mas a cidade continua a ser Canaanita, como se pode ler no Livro dos Juizes :

- “Aser não expulsou os habitantes de Acco, nem os de Sidon, nem os de Mejaleb, Aczib, Jelba, Afec e Rejob” ... (Jz. 1,31-32).

Acco esteve sob o domínio dos Selêucidas, durante o período macabeu e foi a base das operações de Alexandre, de Jónatas e Trifon.

Jonatas foi capturado e preso por Trifon Ptolemaida; o dom da cidade ao templo de Jerusalém prometido por Alexandre, nunca se cumpriu.

A cidade foi sem sucesso cercada por Alexandre Janeu (103-76 a.C.) e foi um porto militar de Herodes e dos Romanos.

No Novo Testamento, apenas se faz referência ao nome de Ptolemaida, quando Paulo acabou a sua 3ª Viagem missionária, onde já havia uma Igreja cristã :

- “E nós terminada a travessia, fomos de Tiro para Ptolemaida”. (Act-21,7).

Acco está, portanto, relacionado com Cesareia, Monte Carmelo e Ptolemaida.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem