Alguém se torna TJ devido a pressão da Biblia TNM?

 


Fonte: www.dtl.org

Tradução: Emerson H. de Oliveira


Alguém se torna TJ devido à "precisão" da TNM?

Fonte: www.dtl.org

Tradução: Emerson H. de Oliveira

Esta é uma correspondência por e-mail mantida por mim e um defensor da TNM (Tradução do Novo Mundo - a bíblia das Testemunhas de Jeová). Os meus comentários estão em vermelho.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


E-mail nº 1

>Prezado senhor,

Como é a TNM comparada com a tradução da NKJB (New King James Bible)?


>Sinceramente,

Anthony

7/22/2000 <


A TNM é a "Bíblia" dos TJ. Eu de propósito coloquei citações da TNM para mostrar como é mal traduzida e usada para defender as doutrinas deles. No geral é uma tradução muito pobre. Vários anos estudei os primeiros quatro capítulos de Efésios com a TNM e vi quanto erro tinha. Eu vi que tinha tantos erros que dava para fazer um livro só deles.


Não há comparação entre a TNM e a NKJV. A NKJV é uma versão muito boa da Bíblia. Eu quis escrever um artigo sobre a TNM mas não tive tempo. Mas há muita coisa no meu site sobre a NKJB. E se você ver os artigos, verá quão distante é a qualidade da NKJB da TNM.


E-mail nº 2


Primeiro, deixe-me desculpar por não ter dado a sua pergunta o tratamento e o cuidado que mereceu. Mas estava sem tempo e ainda continuo sem. Mas já escrevi muito no meu site sobre os TJ e versões da Bíblia.


>Prezado Gary,


>Eu entendi o que você disse sobre a TNM e procurei pesquisar tudo.


>Eu comparei bastante a TNM e a King James (em português, a Bíblia Almeida Corrigida e Fiel). Muitos estudiosos acharam grandes falhas na KJV.


Essas críticas sobre a KJV normalmente entram em três categorias:


1. Tipo do texto grego: a KJV é baseada no Textus Receptus (TR) enquanto a maioria das versões modernas são baseadas no Texto Crítico. Destas duas, eu prefiro o TR. Mas eu acredito que o Texto Majoritário é melhor. Mas veja, o TM é muito mais próximo do TR que o TC.


A TNM é baseada no texto de Westcott e Hort uma forma muito antiga do TC. Os defensores do TC nem mesmo recomendariam este texto hoje.


2. Linguagem antiga. Esta é a maior razão por eu não usar a KJV como minha Bíblia principal.


3. Os versículos não são tão traduzidos tão exatos quanto poderiam ser. Mas veja, falando de modo geral, não é que a KJV é "errada" só porque não é tão exata quanto poderia ser.


> Eu também vi alguns estudiosos não-TJ que defendem a TNM.


Se você está se referindo a citações dos estudiosos nos livros TJ, saiba que os TJ são muito "bons" em fazer citações fora do contexto. Eu já demonstrei isso no meu site. Nunca vi um estudioso de verdade falar bem da TNM.


> Estes não usavam a TNM e depois viram que o que eles pensaram que eram "erros" nela eram infundados.


Se eu tivesse o tempo, explicaria em detalhes por que eu indiquei cada erro na TNM. Veja os artigos sobre versões da Bíblia em meu site para maiores informações.


Além disso, eu mostro os versículos da TNM direto dos sites TJ. Um estudo detalhado de versículos menos polêmicos seria bem útil. Mas levaria muito tempo para fazer isso.


> Parece que você tem grande aversão aos TJ e sua bíblia. Eu não estou dizendo que eu concordo em tudo com eles, mas tenho grande respeito por eles por demonstrarem sua crença com algumas evidências.


Veja em meu site várias provas mostrando como são boas as "evidências" que eles apresentam e as fontes que citam, isto é, quando você puder encontrar essas fontes. A Torre da Vigia nunca cita direito a fonte de onde pegam as citações, por isso é tão difícil encontrar. Mas quando eu cito algumas coisa dos livros dos TJ procuro sempre dar o máximo de informação para a pessoa conferir e ver que eu não estou tirando as coisas do contexto.


> Se você é um pastor, deveria estar envergonhado de falar que a TNM é errada e não ensina a verdade. Você tem uma responsabilidade de ensinar a verdade ou você ficará na segunda morte.<


Mais uma vez, por favor, veja os artigos em emu site sobre os TJ e sobre as versões da Bíblia, onde eu demonstro a falácia dos ensinos e prática dos TJ.


> Agora eu sei por que uma Testemunha de Jeová disse que nenhuma outra religião concordaria em debater as verdades da Bíblia com eles em público.


Eu vi alguns desses debate pessoalmente. Além disso, muitos estudiosos hebraicos e gregos desafiaram os TJ para defender sua tradução, mas os TJ não conseguiram responder. Assim eu não sei onde você teve a idéia que são os TJ que fazem desafios, e os estudiosos cristãos não respondem.


>Eu realmente acho que eles sabem mais sobre a Bíblia que qualquer outra religião.


Eles sabem confundir as pessoas que não sabem muito sobre a Bíblia. Mas quando eles batem na porta de alguém como eu eles ficam arrepiados. Eles já decoraram minha "porta" e já não vem mais porque sabem que eu não caio em suas lorotas. E há muitos outros cristãos que os TJ já decoraram a "porta" e já não batem mais nelas.


>Eu nasci católico mas eu não acho que os católicos adoram em espírito e em verdade. Você me ajudou a participar dos TJ. Se eu achar que eles estão ensinando a Verdade acima dos outros, eu não tenho nenhuma outra escolha senão participar com eles.


Sinceramente,

Anthony

10/28/2000 <


Eu acho horrível que alguns de meus artigos foram mal interpretados e o levaram aos TJ. Eu não sei se você leu tudo, mas há muitos livros e sites mostrando os muitos problemas com a TV (Torre da Vigia). Depois de ver os artigos em meu site, e veja também outros sites bons em português como o Veritatis Splendor e o Agnus Dei que mostram as falhas dos TJ. Eu sei que você achará muita informação provando que os TJ estão errados.


Mas você não precisa ver tanta coisa dos outros contra a TNM. Veja uma cópia da prórpria Tradução Interlinear do Reino deles. Compare a Interlinear com a TNM. Você verá quanto difere a própria Interlinear da TNM. Veja Fl. 2.6. A TNM tem 22 palavras neste versículo enquanto a Interlinear só tem 16. Nenhuma das paalvras adicionadas na TNM estão marcadas como sendo adicionadas. E algumas das palavras traduzidas são muito diferentes da Interlinear, e até mesmo algumas das palavras da Interlinear são mal traduzidas. Confira qualquer dicionário e você verá o que eu quero dizer.


E finalmente, você pode ler o meu livro abaixo. Ele o ajudará a fazer sérios estudos sobre tópicos detalhados da Bíblia por conta própria. Entre muitos outros assuntos, tem três capítulos sobre a Trindade e inclui vários argumentos dos TJ contra ela, junto com outros capítulos sobre as doutrinas deles.


Deus te abençoe,

Gary F. Zeolla


<> > <>> <>> <>> <>> <>> <>> <>> <>> <>> <>> <>> <>> <>> <> <> > <>> <>> <>> <>> <>> <>> <>> <>> <>

Scripture Workbook: For Personal Bible Study and Teaching the Bible

Livro em formato eBook por Gary F. Zeolla


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem