Aonde está Jesus, está Maria?

 


Fonte: El Teologo responde

Autor: Responde el Pe. Miguel Ángel Fuentes, I.V.E.

Tradução: Rogério Hirota


Pergunta:


Aonde está Jesus, está Maria?

R.


Resposta:


Estimado


Jesus e Maria estão indissoluvelmente unidos. O afirma toda tradição: "A Santíssima virgem, unida a Ele com apertadissimo e indissoluvel vinculo" (Pio IX, bula Ineffabilis Deus).


A presença não é o único modo de presença de um ser. Um ser pode estar também presente em um lugar na medida em que atua nele, assim estão presente os anjos nas diversas partes do mundo (Santo Tomás, Suma Teológica, I, q. 52, a.1). O mesmo se pode dizer da presença de Maria no mundo.


Agora bem, ela esta presente (atuando) aonde está presente Jesus Cristo. O afirma com toda força São Luiz Maria Grignon de Monfort: " Havendo querido Deus começar e terminar suas mais grandiosas obras pela Santissima Virgem desde que a formou, é certo que não mudará sua conduta nos séculos dos séculos, pois é Deus e não muda em seus sentimentos e nem sua conduta" (Tratado da Verdadeira Devoção, n.15). Isto não é por necessidade de natureza (não o exige da natureza de Maria, nem poder divino, o qual poderia atuar sem ela, mas é assim por livre disposição divina).


Portanto ali onde Jesus se faz presente e aonde Jesus atua nas almas, esta presente Maria, que prepara os corações para que recebam a Jesus Cristo.


Por isso disse também o mesmo santo que o Espirito Santo "ainda que não tenha absolutamente necessidade, reduz o ato de sua fecundidade produzindo nela e por ela a Jesus Cristo e a seus membros (ibid; n.21) E também:


"A conduta que as três pessoas da Santissima Trindade tem observado na Encarnação é o primeiro advento de Jesus Cristo, a observam todos os dias de uma maneira invisivel na Santa Igreja e a observarão até a consumação dos séculos no ultimo advento de Jesus Cristo" (ibid; n.22)


Para una nueva consulta: teologoresponde@ive.org

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem