As variações do nome de Deus

 


Fonte: Apologética Siloe

Autor: Guido Zamorano

Tradução: Rogério Hirota 


No pensamento Judeu, o nome não é uma designação arbitrária ou um grupo de sons. O nome nos diz a natureza, a essência, a historia daquilo que é designado com ele.


Em Exodo 3, 13-22 Moisés é o primeiro a perguntar o nome de DEUS. Não pergunta como o deve chamar, mas como se chamas? Qual é sua essência? E DEUS lhe responde: Sou o Eterno.


Quando se fala no judaísmo do Chilul Hashem, a profanação do nome de DEUS, o erro não é na forma de pronunciar o Nome, é um dano na reputação do Ser, por isso os judeus são chamados ao "Kidush Hashem" ou a Santificar o nome.


OS NOMES DE DEUS


Alguns Cristãos expressam o conceito do DEUS de Israel sem nome em contraste com os deuses pagãos que possuiam nome, isso é falso, o judaísmo reconhece o nome de DEUS, ou melhor dizendo "os Nomes de DEUS".


O nome mais importante de DEUS são as quatro letras ou Tetragrama, equivalentes ao português YHVH, em Hebraico Yod-Heh-Vav-Heh, daí uma das causas para a confusão com Jehová, somente é a pronunciação das consoantes, sem as vogais correspondentes. As raízes hebraicas destas letras são He-Yod-Heh, ou seja o SER e refletem a essência de que DEUS é Eterno, este nome é utilizado nas escrituras para discutir a relação de DEUS com o Homem, este nome se reduz a vezes a YHA, YAHU ou YEHO.


Este nome foi pronunciado até o ano 586 a.c. ou seja até a destruição do primeiro templo, e se pronunciava com as vogais correspondentes. Já para o terceira seculo antes de JESUS a pronunciação havia sustituido por ADONAI ou ADONAI ELOHIM (SENHOR DEUS). Mais tarde ADONAI trocou-se por HASHEM ou SHEMA aramaico que quer dizer "O Nome".


Na realidade o que Moisés escutou frente a Sarça Ardente?


Moisés escutou "EHEYEH-ASHER-EHEYEH", ("EU SOU O QUE SOU"), o qual é mais uma explicação que um nome. Outros consideram que o Tetragrama vem de "YAWEH=ASHER-YIHWEH" que significa "O que dá vida ao que existe".


O primeiro nome que é dado a DEUS nas escrituras é ELOHIM, que é um masculino plural. Este nome é utilizado para enfatizar o poder de DEUS. Em Gênesis é chamado ELOHIM-YAVE, e depois da criação é chamado somente de ELOHIM. As variações deste nome é EL ELOAH, ELOHAI (Meu DEUS) e ELOHAYNU (Nosso DEUS).


Também se conhece DEUS como EL SHADAI, que significa como O ALTÍSSIMO, alguns pensam que vem de "Shomer Daltot Yisrael" (Guardião das Portas de Israel), ou crêem que pode vir de "Aquele que diz Dai!" "Dai" quer dizer suficiente. A Misdra diz que o universo se expandiu até que DEUS disse DAI!.


Outro nome é YAVEH SABAOT, (DEUS dos Exércitos). Este não aparece na Torah, mas nos livros proféticos.


ADONAI



ADONAI, ADONAI-EL RAHUM VE-HANNUN, ("O SENHOR DEUS MISERICORDIOSO E GENEROSO") (Exodo 34, 6-7). Esta fórmula que segúndo a tradição rabínica foi revelada pelo mesmo Deus a Moisés contém os treze atributos de DEUS e é efetiva para obter o perdão Divino. Se utilizava nas seguintes orações:


1. O dia do Selihot ou em YonKipur precedido pela frase El Melekh YOSHEV ADONAI e Rahum ve-hannun.


2. Antes de remover a Torah da Arca no dia do Rosh Ha-shana.


3. Durante uma pregação em caso de emergência.


OUTROS NOMES DE DEUS


CRIADOR DO CÉU E DA TERRA (Gênesis 14, 19-22)


CRIADOR DE ISRAEL (Isaias 43,15)


O MAIS SANTO (Isaias 43, 15)


O SANTO DE ISRAEL (Isaias 1,4)


PASTOR DE ISRAEL (Salmo 80,2)


A ROCHA (Deuteronomio 32,4)


REI DOS REIS (Isaias 41,2)


EL, é o mais antigo possivelmente e designa a divinidade na língua semítica. Crê-se que significa "Ser forte", é acompanhado com outras palavras como "EL-HAI" ou "DEUS Vivente", EL-HASHAMAIN ou "DEUS do céu", "ELYON", que significa Altíssimo e "QUADOSH" o Santo.


SUA PROÍBIÇÃO


Esta proibição é enfatizado no Talmud, de pronuncia e escrita, esta proibição de pronunciamento se aplica somente ao Tetragrama que somente podia ser pronunciado pelo Sumo Sacerdote no dia da Expiação e dentro do Santo dos Santos. A proibição de descreve-lo surge no fato historico de que quando um povo conquistava a outro a primeira atitude que faziam era apagar ou execrar o nome do DEUS local e os Rabinos não queriam que houve nenhuma possibilidade de que isto acontecesse, pois não era o nome o que iam profanar, era a essência de DEUS. A proibição abrangia aos seguintes nomes: EL EIOHIM, YHVH, ADONAI, SABAOT.


NOMES RABINICOS DE DEUS


Os rabinos de Israel deram nomes adicionais a DEUS, muitas vezes baseados em seus atributos. O mais comúm é HA-KADOSH BARUKH HU, o Santo, Bendito seja seu Nome (o mais utilizado hoje em dia). Outro nome é RIBBONO SHEL OLAM, Soberano do Universo, utilizado como súplica ou introdução a pregações. Outro nome: HA-MAKOM, ou O Lugar. HA RAMAHAM, ou Misericordioso, é utilizado na liturgia, sobretudo para dar graças nas comidas, também AVINU SHE-BA-SHAMAYIN, ou Nosso Pai do Céu. SHALOM ou "Paz". ANI ou "Eu".


SEJA BENDITO O NOME DE DEUS !

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem