Chamar Maria de "Nossa Senhora" não é exagero?

 



Esta pergunta foi feita pelo meu querido irmão e companheiro do jornal O São Paulo, frei Sérgio Calixto Valverde. Ele chama minha atenção para o fato de no Brasil, mais que nos demais países do mundo, chamarmos a Virgem Maria de "Nossa Senhora". Não seria um título exagerado? Afinal de contas, não há um só Senhor, que é Jesus?


E frei Sérgio me lembra que na maioria dos países latino-americanos as pessoas se referem à Maria como a Virgem Maria ou apenas Virgem de Guadalupe, no México, de Lujan, na Argentina etc... Da minha parte eu lembrei a frei Sérgio que o título da Nossa Senhora é usado também na Itália - Madona, na França, Notre Dame. E prometi pesquisar de onde vem este título de "Nossa Senhora". Frei Sérgio aqui está o resultado de minha pesquisa. Sabe onde fui achar? Em uma linda encíclica do Papa Pio 12, cujo título em latim é "Ad Coeli Reginam" e, em português, "Sobre a realeza de Maria". Pio 12 escreveu esta encíclica como coroamento do ano mariano de 1954. Vamos lá! O título de Nossa Senhora vem da consciência da realeza de Maria que é uma verdade fundamentada em todos os tempos e consta dos documentos mais antigos da Igreja e dos livros da sagrada Liturgia.


Os cristãos bem cedo começaram a proclamar que a mulher que foi escolhida para ser a mãe do "Filho do Altíssimo", do "Príncipe da Paz", do "Rei dos Reis e Senhor dos Senhores" recebeu mais privilégios que qualquer outra criatura humana. E esta reflexão levou à conclusão de que, como há íntima relação entre uma mãe e seu filho, Maria tem, sim, uma dignidade real. Baseados no fato do anjo Gabriel ter anunciado o Reino eterno do filho de Maria e Isabel tê-la chamado "a mãe do meu Senhor", os escritores eclesiásticos começaram então a chamar Maria de "Mãe do Rei", de "Mãe do Senhor" dando a entender, também eles, que ela participava também desta

realeza. Daí o próximo passo foi chamá-la carinhosamente de "Nossa Senhora". Pio 12 cita uma longa série de escritores antigos, entre eles Santo Efrém, São Gregório Nazianzeno, Prudêncio, Orígenes, São Jerônimo, Santo Epifânio, Santo André Cretense, São Germano, São João Damasceno, Santo Ildefonso de Toledo...todos eles chamando e invocando Maria como "Rainha" e "Senhora".


O espaço é curto para um tema tão amplo. Fico por aqui remetendo os leitores à carta encíclica "Sobre a Realeza de Maria". Lembro a todos que proclamamos esta realeza na ladainha de Nossa Senhora. Lá nós a chamamos rainha dos cristãos, dos anjos, dos patriarcas, dos profetas, dos apóstolos, dos mártires, dos confessores, das virgens, de todos os santos, rainha concebida sem pecado, assunta ao céu, rainha do santo rosário e rainha da paz. Sendo assim, porque não chamá-la de "Nossa Senhora"?


Que fique bem claro, porém. Ela é senhora nossa porque é a mãe do rei, do único senhor de nossas vidas, Nosso Senhor Jesus Cristo que nos resgatou com o alto preço de seu sangue derramado na cruz. Nós, cristãos católicos,

devemos ter bem claro isso, e que Nossa Senhora com todos os seus nomes e títulos interceda por nós junto a seu filho Jesus, o único Senhor e mestre, o único mediador entre o Pai e nós, o mesmo ontem, hoje e sempre.


Padre Cido Pereira


Fonte: Religião Católica.com

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem