Deus morreu na Cruz? Deus nasceu de Maria?

 


Fonte: Site Corazones

Autor: Pe. Jordi Rivero

Tradução: Rogério Hirota


Se reconhecemos que Jesus morreu na cruz e que Ele é Deus. Podemos dizer que Deus morreu na cruz?


Se é correto dizer que Deus morreu na cruz, temos de entender bem para não cair no erro de pensar que Deus deixou de existir ou foi diminuido.


A Igreja ensina que "a natureza humana de Cristo pertence propriamente a pessoa divina do Filho de Deus que a assumiu. Tudo o que Cristo é e faz nela depende do "Um da Trindade" - Catecismo da Igreja Catolica § 470.


A segunda pessoa da Trindade assumiu a natureza humana de maneira que tudo o que ocorre a Jesus ( nascer, sofrer, morrer, etc. ) se lhe atribui a sua pessoa que é Divina. Existe uma verdadeira união. Assim então ensina o catecismo:


"(...) Tudo deve ser atribuido à sua pessoa divina como ao seu sujeito próprio (...) não somente os milagres, mas também os sofrimentos e até a morte. " Catecismo da Igreja Catolica § 468


Exemplo: Jesus nasce de Maria, portanto Deus nasceu de Maria. Por isso ela é Mãe de Deus. Sabemos que Deus existe eternamente e não começa a existir a 2000 anos. Mas se começa a ser homem faz 2000 anos.


Igualmente a Igreja ensina que Jesus morreu na cruz e como a pessoa de Jesus é divina, Deus morreu a cruz.


" Oh Cristo Deus, que por tua morte esmagaste a morte " ( Tropario citado no catecismo § 469 )


Quando morre um homem dizemos que morre a pessoa. Não quer dizer que esta pessoa deixa de existir, senão que chega ao fim de sua vida terrena. O erro esta em equiparar o morrer com deixar de existir.


 


http://www.corazones.org/

--------------------------------------------------------------------------------


Esta página es obra de Las Siervas de los Corazones Traspasados de Jesús y María.

Copyright © 1999 SCTJM

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem