Maria: Mãe de Deus e Mãe da Igreja?

 


Fonte: Misioneros de la Palabra - Catolico: Defiende tu Fe

Autor: Martin Zavala M.P.

Tradução: Rogério Hirota


Pergunta


Saudações.


Como posso explicar a alguem que Maria é a Mãe de Deus? Meu amigo testemunha de Jeová e outros evangelicos me perguntam sobre isso e eu gostaria de explicar-lhes com a Biblia e com a historia.


E também poderiam explicar por que a chamamos Mãe da Igreja. Eles tem livros e folhetos onde falam mal de nossa fe. Ajúdem-me por favor.



Resposta


Uma das bençãos que temos como católicos em nossa relação com a Virgem é que a temos e chamamos: Mãe de Deus e Mãe da Igreja.


E isto muitos irmãos separados com certeza não o aceitarão, mas vejamos o que a Biblia, a razão e a Historia nos diz sobre esta dádiva e vocês seguramente estará de acordo de como nós católicos temos esta benção especial. Acompanhe-me neste estudo para fortalecernos na fe.



A.- Razão principal:


*Se Jesus é Deus e Maria é mãe de Jesus, então Maria é Mãe de Deus.


A encarnação significa que em um dado instante a segunda Pessoa da Trinidade, o Verbo, o filho gerado uniu-se milagrosamente em Maria.


Como foi instantênea e essencial, Maria nesse momento começou a ser mãe de Jesus: homem-Deus.


Nós quando damos esse título (já ha muitos séculos) não estamos pensando que seja Mãe de Deus Pai. Não. O que sempre temos tido como fé é que Maria está totalmente unida a seu Filho e se Ele é Deus feito homem, então Maria é a Mãe de Deus.



MUITOS PROTESTANTES NÃO DISTINGUEM ISSO E POR ISTO REJEITAM ALGO TÃO SIMPLES DE COMPREENDER. SE MARIA É A MÃE DE JESUS E JESUS É DEUS, NESSE SENTIDO MARIA É A MÃE DE DEUS.


Pelo fato da estreitíssima união entre as tres pessoas divinas , a maternidade de Maria não é alheia a Deus uno e trino. Portanto merece o título de "Mãe de Deus".



Algunas citaçõs que nos falam claramente que Jesus é Deus são: Jo 20,28; Jo 1,1; Jo 5,23; Rom 9,5



Por outro lado, o papel de María com relação a Igreja é inseparavel. No nascimento de Cristo; em seu crescimento; em seu ministerio; no primeiro milagre que realiza; em sua morte e resurreição; no Pentecostés etc. É chamada com toda razão de Mãe da Igreja.



B.- Razões Bíblicas.


1.- Isabel a reconhece como Mãe de Deus


Vejamos o que aconteceu quando Isabel, prima de Maria, disse:


"Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?."


Lc 1,43


O termo "Senhor" na Biblia é um título que se dá somente a "Deus". Portanto Isabel cheia do Espírito Santo a reconhece assim: como a mãe de Deus.



2.- *Como o Discípulo levou Maria a sua casa como Mãe, asso, nós também fazemos. Maria será Mãe da Igreja.


Isto é algo que é perfetamente ensinado na Sagrada Escritura. Oxalá que os que não creem nisto doassem uns segundos para ler esta formosa pasagem da Biblia onde Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou este presente:


"Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho.Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.".


Jo 19,26-27


É tão claro na Biblia... Jesus Cristo diz a seu discípulo: "aí está tua mãe". Não disse te encarrego a minha mãe, cuida de minha mãe ou aí esta a minha mãe. Não. Jesus Cristo foi muito claro.


Se Ele lhe disse: "Aí estas tua mãe" foi porque queria que ele a visse como uma autentica mãe


E a Biblia formosamente continúa dizendo-nos que: "O Discípulo a levou a sua casa". E isso foi precisamente o que Ele fez.


Se tratava de João o Apóstolo. O Discípulo a havia levado a sua casa.


Os auténticos discípulos de Jesus fazem o mesmo que João, levam Maria a sua casa como sua Mãe. Maria Mãe da Igreja.



C.- Razão histórica.


A Igreja sempre ensinou a Maternidade divina de Maria e seu lugar como Mãe da Igreja. Não é algo que se inventou ontem, mas algo que tem parte dentro de nossa fé desde eo principio. Vejamos alguns exemplos:



a) Um escrito antigo afirma:


"...quando a santíssima e gloriosa Mãe de Deus..."


(Livro de João O Teólogo, cap I).



b) O Concilio de Efeso (ano 431) definiu assim:


"...havendo unido consigo o Verbo, em ambos resulta num só Cristo e Filho... desde o seio materno se submeteu ao nascimento carnal...Desta maneira (os Santos Padres) não duvidaram ao chamar a Santa Virgem Mãe de Deus"


(Dezinger 111ª).



c) Um pouco mais adiante, no ano de 450, outro grande santo o dirá desta maneira:



"Se a reconhece e se a venera como verdadeira Mãe de Deus... mais ainda, é verdadeiramente Mãe dos membros(da Igreja) porque colaborou com seu amor aos crentes que nasceram na Igreja ..."


Santo Agostinho


d) A "Ave María" (oração antiga na Igreja) em sua segunda parte diz:


"Santa Maria, Mãe de Deus..."


e) O Concilio Vaticano II diz:


"...A Virgem Maria, que ao anuncio do anjo recebeu o Verbo de Deus em sua alma, em seu corpo e que deu a vida ao mundo, é reconhecida e venerada como verdadeira Mãe de Deus e do Redentor"


(Lumen Gentium Nº 53).


Por tudo que foi dito anteriormente baseado na Palabra de Deus e na historia da Igreja podemos dizer com certeza e alegria:


«Bendita sejas Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja».


Se hoje em dia existem seitas ou grupinhos novos que rejeitam isto, é somente por falta de conhecimento da Sagrada Escritura e da fé da Igreja que não se inventou ontem mas possui mais de 2000 anos proclamando e vivendo esta verdade.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem