Fonte: Exsurge Domine
Autor: Rogério Hirota 15/08/2004
Como todo cristão católico crismado sou chamado a evangelizar e sendo assim conhecer novas pessoas com diferentes idéias e opiniões e como todos sabem meu foco de trabalho tem sido a música em meu ministério e a formação católica pela internet.
Por diversas vezes tive a oportunidade de me encontrar ou ler e-mails de alguns católicos que se dizem adeptos a tradição ou como se denominam "tradicionalistas".
Neste artigo, antes de mais nada não pretendo questionar a posição e muitos menos fazer uma divisão da Igreja, apenas meditar com você leitor certas colocações que são feitas e que se acaba caindo em um tipo de contradição no que julgamos como regra para definir as nossas idéias, que no caso, venho refletir sobre a posição dos tradicionalistas frente a Igreja hoje.
Os tradicionalistas negam a autoridade do Concilio Vaticano II chamando-o de apenas um Concilio Pastoral "sem valor" na qual é colocada apenas algumas "sugestões" principalmente no que diz respeito à liturgia, se utilizam da interpretação livre e pessoal dos documentos da Igreja para refutar este concilio e até mesmo usam as palavras do Papa Paulo VI, que coordenou este concilio para invalidar as proclamações feito pelo mesmo concílio. Eles se apóiam no antigo rito litúrgico, negando a liturgia do documento Sacrosanctun concilium e tem pavor a celebração que é feita hoje além de terem um ódio exposto pelo movimento da Igreja Renovação Carismática Católica (RCC).
Infelizmente, o pior de tudo é este ódio pela RCC, eles utilizam o argumento que pelo fato deste movimento ter carisma Pentecostal (trabalha com os dons do Espírito Santo) e esta ser originária do protestantismo entendem portanto que é algo maléfico à Igreja, e por isso, assim como os protestantes são hereges, a RCC também seria herética, quantas vezes ouvi a frase "de uma arvore ruim não pode nascer bons frutos " , enfim vêem no pentecostalismo uma doutrina herética de característica protestante.
É aqui que vemos o grande erro, pois como sabemos existem milhares de seitas protestantes, cada uma entendendo, interpretando a Bíblia como acham certo e criam suas próprias doutrinas, mas o que então caracteriza um protestante se não é a doutrina da seita? A resposta é simples, o que caracteriza são os dois pilares fundamentais de fé criada por Lutero, chamado Sola Scriptura (Somente a Bíblia) e a Sola Fides (Salvação somente pela fé) e a doutrina da Igreja Católica se baseia em três pilares de fé que é, a Sagrada Escritura, Sagrada Tradição e Sagrado Magistério, a RCC é um movimento da Igreja e por isso não possui doutrina própria, sua doutrina é a mesma da Igreja e como a doutrina protestante não se mistura com a Católica, esta também não se mistura com a RCC, por isso não existe nada de herético na RCC.
Um exemplo disso, é que os próprios protestantes não são todos pentecostai,s não sendo uma obrigação que vai caracterizar esta forma de fé, os protestantes têm várias características que podem ser: os reformados, tradicionais, pentecostais e neo-pentecostais.
Com tudo isso, chegamos a conclusão que se analisar do mesmo modo que os tradicionalistas usam para chamar a RCC de herética, caem eles em contradição contra si mesmos, e para entender isso é necessário ter em conta a diferença entre doutrina e essência, vejamos no dicionário Aurélio:
Doutrina:
1- Conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, filosófico, científico, etc; 2- catequese cristã ; 3- Ensinamento
Essência:
1 - O que constitui a natureza das coisas
Portanto a doutrina é a base de um sistema, no protestantismo o Sola Fides e Sola Scriptura e na Igreja Católica a Escritura, Tradição e Magistério e a essência é o que constitui a natureza das coisas, por exemplo a natureza de um objeto não tem influência nas leis que a rege, uma bola pode ser de couro ou de plástico, mas a lei da gravidade que a rege é a mesma, do mesmo modo a essência da RCC é pentecostal mas a lei, a norma que a rege é católica.
Onde acaba existindo assim a contradição? Bem aqui entra o "X" da questão, quando um tradicionalista ataca a essência se esquece que o que carateriza uma heresia é a doutrina, portanto uma heresia católica deve ter por finalidade negar a doutrina da Igreja vejamos no catecismo o que é incredulidade, heresia, apostasia e cisma:
"Incredulidade é negligenciar uma verdade revelada ou a voluntária recusa em dar assentimento de fé a uma verdade revelada. Heresia é a negação após o batismo de algumas verdades que devem ser acreditadas com fé divina e Católica, ou igualmente uma obstinada dúvida com relação às mesmas; apostasia é o total repúdio da fé cristã; cisma é o ato de recusar-se a submeter-se ao Romano Pontífice ou à comunhão com os membros da Igreja sujeitos a ele" (CIC 2089).
Então na verdade os tradicionalistas acabam ao tentar acusar a RCC de herética, entrando numa heresia contra a Igreja Católica e a mesma RCC por não negar a doutrina da Igreja acaba não tendo nada de herege, a pergunta agora é porque o tradicionalismo acaba caindo em heresia? Porque com suas atitudes favorecem as doutrinas protestantes, ou seja, aqueles mesmos protestantes que dizem detestar e por isso também rejeitar a RCC acabam tendo atitudes e idéias parecidas com as deles. Vejamos alguns exemplos:
1- O protestante tem em si a doutrina do livre exame da Bíblia, o tradicionalismo faz o livre exame dos documentos da Igreja com a mesma finalidade dos protestantes, criar verdades pessoais e dividir a Igreja de Cristo
2- Pelo fato dos protestantes terem apenas 2 bases doutrinárias de fé, negam a autoridade do Papa e do Magistério, os tradicionalistas negam a autoridade do Papa e do magistério quando rejeitam o Concilio Vaticano II e suas proclamações vendo-o apenas como sugestões que pode ser aceito ou rejeitado, quem dera então rejeitar ou ter o livre exame das constituições dogmáticas do mesmo concilio? Por exemplo 01- Constituição Dogmática sobre a Igreja (lumen gentium) , 02- Constituição Dogmática sobre a revelação divina (Dei Verbum) e 03- Constituição Dogmática sobre a Sagrada Liturgia (Sacrosanctum Concilium) além de mais 13 documentos deste mesmo concílio.
Os tradicionalistas atacam a essência da RCC por dizerem ser de origem e característica protestante, mas aderem as essências protestantes em outros pontosde suas atitudes, por exemplo:
1- O protestante diz que a Igreja se corrompeu em algum momento da História, alguns usam Constantino, outros Teodósio e os tradicionalistas dizem que a Igreja se corrompeu e esta sendo corrompida inclusive usam da frase de Paulo VI", eu vi uma fumaça branca entrando na Igreja" interpretando-as como acham melhor caindo numa idéia essencialmente herética, já que Jesus mesmo guarda a sua Igreja (cf. Mt 16,18-19).
2- O protestante ao encontrar um católico tem sua velha característica de "protestar", acusar ao católico e rejeitar tudo que vem dele como mau e herético, o tradicionalista ao encontrar alguém que se simpatiza pelo movimento da RCC faz a mesma atitude "protesta", ataca ao católico e rejeita tudo que dele vem causando a divisão, mesmo fruto dos protestantes que se dividiram da Igreja com Lutero e nunca mais pararam de se dividir.
3- Os protestantes negam a autoridade da Sagrada Tradição, esquecem-se do que se viveu na Igreja desde seu inicio os tradicionalistas imaginam o pentecostalismo como fruto apenas do protestantismo mas se esquecem que este carisma nada mais é que o mesmo do Pentecostes de Atos dos Apóstolos, ou seja, o pentecostalismo não é nada novo, e tem assegurada sua vida inicial com os apóstolos.
Bom, com tudo isso vemos que os mesmos tradicionalistas que se dizem anti-hereges acabam caindo em contradição e colocando em prática heresias doutrinárias e práticas de essência protestante.
Volto a dizer que não tenho intenção de dividir a Igreja, e muito menos menosprezar a Liturgia do Rito Antigo como de Pio V, que por sinal é um rito incentivado pelo Papa e que com as devidas autorizações podem ser normalmente utilizadas como vemos no Decreto de Ereção da Administração Apostólica (Animarum Bonum), dada ao seminário de campos em 18 de Janeiro de 2002. O que eu questiono é a atitude de alguns católicos que acabam promovendo a divisão interna com um fundamentalismo que não é aceito pela fé católica além de alimentar preconceitos aos membros da Igreja, aliás isso caracteriza um cisma já que esta seria a recusa de obedecer ao Papa e a COMUNHÃO com os membros da Igreja (vide acima CIC 2089)
Espero que esta reflexão venha a ajudar na Santa Unidade da Igreja que é a maior característica da Igreja, uma Igreja Católica (Universal) ou seja presente em todos os lugares unidos numa mesma fé, numa mesma doutrina, num mesmo pensar, num mesmo agir por que assim foi ontem, assim é hoje e será até a volta de Jesus que roga pela união, uma Unidade Santa que faz com que todos os que estão fora desta unidade creiam que esta é a Igreja de Cristo.
"Não rogo apenas por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, assim como Tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste" (Jo 17,20-21).
"A multidão dos fiéis tinha um só coração e uma só alma" (At 4, 32).
"Irmãos, conjuro-vos que sejais sempre perfeitamente unidos num só sentimento e num mesmo pensar" (1 Cor 1,10).
"Sede UM só corpo e UM só espírito,assim como fostes chamados pela vossa vocação a UMA só esperança.Há UM só Senhor, UMA só fé, UM só batismo.Há UM só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos e por todos" (Efésios 4,4-6)
"Desejo ouvir que estais firmes em um só espírito.Isto para eles é motivo de perdição, para vós de salvação." (Filipense 1, 27-28)
"O Deus da perseverança e da consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Jesus Cristo,para que, com um só coração e uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória de Deus." (Romanos 15, 5-7)
"Esforçai-vos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz" (Ef. 4,3).
"Porque há um só pão, um só corpo, somos nós embora muitos, visto participarmos todos do único pão" (1Cor 10,17).
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