O Concílio Vaticano II é culpado pelos males atuais da Igreja?

 


Fonte: Corazones

Autor: Pe. Jordi Rivero

Tradução: Rogério Hirota


Recebemos a seguinte carta na qual damos resposta.


PERGUNTA


Queridos amigos


Como as milhões de pessoas no mundo, os maus frutos do Concilio Vaticano II que ocorre na Igreja me preocupa muito: Igrejas sem sacerdotes, Igrejas fechadas, missas irreverentes, a perda da familia.


Estou, como muitos católicos, desejando o retorno da Igreja como era antes porque não me satisfaz a Igreja moderna. Além disso foi a Igreja antiga que nos deu santos como Sta. Teresa de Jesus.


RESPOSTA


Estimada em Cristo....:


Compartilho de suas preocupações pelos males que a Igreja sofre, mas é um grande erro culpar o Concilio Vaticano II.


Um Concilio Ecumênico é sempre obra do Espírito Santo, mesmo quando no mesmo tenha havido grandes batalhas e algumas proclamações que não aceitamos. Assim também ocorreu nos outros grandes concilios anteriores. O Senhor prometeu guiar a Sua Igreja até o final e suas promessas se cumprem. É fundamental em nossa fé crer que Esse guia se manifesta de maneira eminente por meio dos concilios e a direção do Santo Padre. Ambas são expressões do magistério da Igreja.


Não podemos criar a dicotomia de duas Igrejas, uma pré e outra pós Concilio. Essa atitude é tomada por alguns que se consideram "tradicionalistas" como também por alguns "progressistas". Mas na realidade existe uma só Igreja que peregrina guiada pelo mesmo Espírito Santo. O mesmo Espírito que guiava os Papas antes do Concilio guia agora a nosso Papa. Por isso tão errados estão os que descartam o magistério pré-conciliar como o pós-conciliar.


Se dizemos que o Concilio Vaticano II esteve errado, então certamente João Paulo II também estivesse errado já que ele sempre insiste que sua missão é implementar o dito Concilio. Ao pensar assim estaríamos negando nossa fé católica para confiar mais em nossa opinão pessoal, afetada pela nossa condição pecadora.


Quem crê que o Concilio e o Papa estão fundamentalmente errados e que a Igreja atual é outra e não a Católica, está naufragado em sua fé. Crê assim em uma Igreja que não existe, uma Igreja que se extinguiu há mais de 30 anos. Mas a verdade é outra. A Igreja está viva, auinda que em grandes batalhas. A única Igreja é a real, a que dirige João Paulo II como Papa.


É injusto culpar o Concilio ou o Papa pelos males contemporâneos. Seria como culpar a Virgem de Fátima pela Segunda Guerra Mundial. Em verdade o Concilio e o Papa são os meios que Deus nos tem dado para a batalha. Deus sabia os tempos que viriam pela fúria do demônio que utilizando as filosofias atéias e materialistas do mundo, ataca a Igreja. Precisamente por isso Deus quis nos preparar com o Concilio Vaticano II e os maravilhosos Papas deste século, especialmente João Paulo II. Graças a estes auxilios estamos melhor preparados para a luta.


A verdadeira crise da Igreja é pela rebelião contra Deus de muitos, lamentavelmente, e sem nenhum fundamento, apelam ao Concilio, manipulando-o e tirando seus ensinamentos do contexto ou simplemente interpretando coisas que jamais este Concilio ensinou. Os abusos que comentem contrariam a verdadeira intenção do mesmo. Estas pessoas não tem aberto o coração ao seu autêntico ensino. Não vivemos em uma Igreja "moderna", uma Igreja que confabula com o mundo. Mas é certo que muitos, muitíssimos católicos tem caído neste erro.


Se a Igreja nos deu santos antes do Concilio. Também os está dando hoje em dia. Um deles em meu parecer, é Sua Santidade João Paulo II.


Esta página é obra das Servas dos Corações Transpassados de Jesus e María.

Copyright © 1999 SCTJM


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem