Estados Unidos estão deixando de ser um país de maioria protestante

 



Autor: Zenit agencia de informações


Chicago (EUA), 23/7/2004 - 09:42


Os Estados Unidos deixarão de contar dentro de alguns anos com uma maioria absoluta de protestantes, segundo revela um estudo do Centro de Pesquisa de Opinião Nacional da Universidade de Chicago.

A instituição constata em seu informe, publicado em 20 de julho, que este fenômeno se deve principalmente à queda do número de fiéis em muitas denominações cristãs, sobretudo entre adolescentes e adultos, e ao aumento de imigrantes de outras religiões.

De acordo com a pesquisa, entre 1993 e 2002 os americanos que se consideravam protestantes caíram de 63% para 52%, depois de que durante anos este número se mantivesse estável.

Ao mesmo tempo, os norte-americanos que disseram não estar afiliados a nenhuma denominação religiosa aumentaram de 9% para quase 14%. Segundo o estudo, muitas destas pessoas haviam sido previamente de religião protestante.

A população católica se manteve estável nos Estados Unidos nos últimos anos. Atualmente, constitui cerca de 25% dos habitantes do país, segundo esta fonte.

Por outro lado, as pessoas que disseram pertencer a outras religiões, incluindo o islã, igrejas ortodoxas ou religiões orientais, passaram de 3% para 7% entre 1993 e 2002. Os judeus constituem menos de 2%, sem que houvesse variações.


Fonte: Zenit.org

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem