Frases de Lutero sobre Maria

 


"Esta é a consolação e a transbordante bondade de Deus, que Maria seja sua verdadeira mãe, Cristo seu irmão, Deus seu Pai... Se acreditares assim, então estás de verdade no seio da Virgem Maria e és seu querido filho." (Lutero, Kirchenpostille, ed. Weimar, 10.1, p. 546.)


"Por isso em uma palavra compendia-se toda a sua honra: quando se a chama mãe de Deus, ninguém pode dizer dela maior louvor. E é preciso meditar em nosso coração o que significa ser mãe de Deus." (Lutero, Comentário ao Magnificat, de 1521, [FiM95], pg.1121. Sermão, 1522:WA 7,572)


"Virgem antes, no, e depois do parto, que está grávida e dá à luz. Este artigo (da fé) é milagre divino" (Lutero, já no fim de sua vida: [FiM95], pg.1122 Sermão Natal 1540: WA 49,182)


"Ninguém nunca se esqueça de invocar a Virgem e os santos pois eles podem interceder por nós." (Lutero, Prep. ad mortem)


"Quem são todas as mulheres, servos, senhores, príncipes, reis, monarcas da Terra comparados com a Virgem Maria que, nascida de descendência real (descendente do rei Davi) é, além disso, Mãe de Deus, a mulher mais sublime da Terra? Ela é, na cristandade inteira, o mais nobre tesouro depois de Cristo, a quem nunca poderemos exaltar bastante (nunca poderemos exaltar o suficiente), a mais nobre imperatriz e rainha, exaltada e bendita acima de toda a nobreza, com sabedoria e santidade" (Lutero, Comentário ao Magnificat)


"Não há honra, nem beatitude, que se aproxime sequer, por sua elevação, da incomparável prerrogativa, superior a todas as outras, de ser a única pessoa humana que teve um Filho em comum com o Pai Celeste." (Lutero, Deutsche Schriften, 14, 250)


"Maria é digna de suprema honra na maior medida." (art. IX da Apologia da Confissão de fé de Augsburg Documento muito importante do Luteranismo)


Nota do autor do site:


"Peçamos a Deus que nos faça compreender bem as palavras do Magnificat... Oxalá Cristo nos conceda esta graça por intercessão de sua Santa Mãe! Amém. (Martinho Lutero, "Comentário do Magnificat").


"O Filho de Deus fez-se homem, de modo a ser concebido do Espírito Santo sem o auxílio de varão e a nascer de Maria pura, santa e sempre virgem. (Martinho Lutero, "Artigos da Doutrina Cristã")


"Um só Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nascido da Virgem Maria." (art. IX da Apologia da Confissão de fé de Augsburg Documento muito importante do Luteranismo)


Rogério Hirota

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem