Igreja Universal Excluida da Aliança Evangélica Portuguesa

 


Fonte: Agnus Dei


INFORME SOBRE A IURD Autor: AEP - Comissão de Doutrina (Jan/93) Fonte: Aliança Evangélica Portuguesa Obs.: Tradução feita a partir de documento em espanhol


A conclusão do estudo realizado sobre a Igreja Universal do Reino de Deus, tomando por base suas publicações, audições de seus programas de rádio e participação em suas reuniões, foi: O corpo doutrinário, escrito e que se evoca, possui grandes aproximações com os princípios da Aliança Evangélica Portuguesa, porém, o que dizem e transmitem pela rádio, assim como algumas de suas práticas, colocam a Igreja Universal fora do universo tradicional, teológico e prático das igrejas Evangélicas.


Seus principais pontos de desvio são:


1-A liderança baseada em uma rígida hierarquia com poderes unipessoais. Bispo superior, bispo nacional, pastores etc.


2-A imunidade de seus bispos, pastores e outros líderes, a apreciação de suas vidas com o fundamento de que são pessoas comandadas diretamente por Deus, a quem Ele fala por intermédio de sonhos, visões e pela Bíblia.


3-A prática de métodos de aparência mágico-sacramentais na relação do "humano" com o "divino" e do "material" com o "espiritual", como por exemplos:


a)"Rosa rosada": questões desaúde.


b)"Rosa amarela": para questões de prosperidade.


c)"Rosa branca": para questões sentimentais.


d)Fotografias de parentes ungidas com "azeites santos" e elevadas diante de Deus em atitude intercessora para obter favores.


e)"Vasilhames de água" do Jordão (ou não) para fins similares aos das rosas. Beber um copo de água por eles benzido diretamente pelo rádio durante a realização de seus programas.


f)"Pão benzido" para assegurar a prosperidade do corpo, do espírito e do econômico.


g)Em suas reuniões se afirma que "as coisas" benzidas nas reuniões, ao serem levadas para casa, transportam a presença de Deus para bendizer qualquer coisa que seja.


h)Em suas reuniões não se utilizam da Bíblia como fazem em suas comunicações orais e radiofônicas, não se dá ênfase às doutrinas fundamentais do Evangelho, embora utilizem versículos muitas vezes fora de contexto.


Existem algumas heresias tais como:


**Todos os males, de qualquer espécie, são de origem demoníaca.**


A saúde é um direito adquirido por meio do Senhor Jesus.


**O pastor tem o dom de curar aqueles que estão incapacitados de crer e atuam independentemente da fé do doente.**


A libertação total somente se obtém com a participação na vida de sua igreja.


**Somente nas reuniões se recebem as principais bênçãos. Ninguém foi abençoado em seu lar.**


O batismo nas águas por imersão é a condição indispensável para todas as bênçãos.


**No batismo, o pecado é sepultado e não tem mais domínio sobre o crente.**


Pela participação na Santa Ceia, que é o corpo de Cristo, o participante goza da mesma saúde física que Cristo tinha.


**O Pão, que simboliza o corpo do Senhor, dá saúde física total e o Vinho, que simboliza seu sangue, dá saúde espiritual.**


Todos os homens são filhos de Deus.


**O dinheiro é o sangue da igreja, sem o qual nada se pode fazer. O dinheiro é para a igreja o mesmo que o sangue é para o corpo físico.**


O dízimo, que é uma exigência obrigatória de Deus, é fundamental para a vida física, espiritual e financeira do fiel cristão.


Em nota publicada na semana seguinte à realização da Assembléia Geral de 1994 da Aliança Evangélica Portuguesa, informa o jornal "Terra de Bastos", de Portugal: Igreja da Rosa e do Copo de Água:IGREJA UNIVERSAL E MANÁ EXCLUÍDAS DA ALIANÇA EVANGÉLICA.


A Aliança Evangélica Portuguesa decidiu em Assembléia Geral e por unanimidade rejeitar o pedido de admissão das igrejas Universal do Reino de Deus e Maná que pretendiam entrar na referida AEP -Aliança Evangélica Portuguesa. Esta Assembléia, foi em 4 de Julho de 1994 e "entendeu que as práticas religiosas e eclesias dessas igrejas se distanciam da doutrina cristã", pois "usar uma rosa ou um copo de água não tem fundamento evangélico ou cristão, nem são práticas necessárias para que Deus atue".

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem