Autor: John Nascimento
A cidade de Jerusalém está situada no cimo duma cordilheira central de montanhas a Oeste da Palestina a cerca de 800 metros acima do nível do mar, numa óptima posição para as comunicações, tanto para o vale do Jordão como para o mar morto.
Está a 40 quilómetros do mar Mediterrâneo e a cerca de 24 quilómetros do Vale do Jordão e do mar morto.
Jerusalém foi fundada há mais de 4.000 anos; é uma das mais importantes cidades do mundo e muitas vezes influenciou o curso da História; é considerada a mais santa cidade do mundo e Sagrada para Judeus, Cristãos e Muçulmanos; tem sido visitada, através dos tempos por milhões e milhões de peregrinos, pelo que é considerada como a Cidade Santa.
A sua origem perde-se no obscuro dos tempos passados.
Foi mencionada pela primeira vez num lista de cidades e de tribos em inscrições do Egipto que datam do século XIX a.C.
As cartas El-Amarna escritas cinco séculos depois, referem-se a uma cidade chamada Uru Salem.
Cerca do Ano 1.000 a.C. o rei David capturou a cidade e fez dela a capital do seu país, Israel.
******
David viveu de 1000 a 961 a.C.
É considerado o maior dos reis de Israel.
O seu nome em hebreu significa : O Príncipe, o bem amado, mas, possivelmente também se lhe atribuiu o significado de chefe, herói.
Viveu entre os Efratitas de Belém em Judá e era o filho mais novo de Jessé (ou Isaí) :
- Resta ainda o mais novo que está apascentando as ovelhas. (...) Isaí mandou buscá-lo. Era David, louro, de belos olhos e formosa aparência. (1 Sam.16,11).
- Saúl mandou mensageiros a Jessé, dizendo : manda-me o teu filho David, o pastor. (1 Sam 16,19).
Por causa da sua bravura e do seu extraordinário poder de chefe, Judeus e Cristãos consideram-no como o chefe ideal do povo hebreu.
Entre os seus grandes empreendimentos estão, a unificação das doze tribos de Israel, numa só nação; o estabelecimento de Jerusalém como capital, a cidade de Deus; a conquista dos Filisteus, dos Edomitas, dos Moabitas e dos Amonitas.
Postar um comentário