Lendas Negras

 


Fonte: Site Corazones

Tradução: Angel


A mentira repetida adquire credibilidade e cresce virando em lenda negra. O ódio contra a Igreja tem alimentado muita destas lendas, que ao aparecer nos livros sérios e em textos de estudo, chegam a ser tomadas por certas. As lendas negras são muitas.


As Lendas Negras


Padre Jordi Rivero


Mesmo que existam diferenças entre os cristãos em matéria de fé, todos somos responsáveis por ser honesto e seguir a Jesus Cristo, que é a Verdade. Entretanto, há alguns que, em sua ânsia de atacar a Igreja Católica, repetem qualquer mentira. Parece interessar-lhes tão somente adquirir armas contra a Igreja Católica sem importar a veracidade ou procedência.

Como bem diz a página <http://www.apologetica.org/>, o slogan de alguns parece ser a verdade que nos faz livres e a mentira crescente. É assim que desenvolvem as lendas negras, problema já velho, mas que agora se propaga com grande facilidade na internet. A mentira, repetida em diversos lugares, vai ganhando credibilidade.


Um exemplo de lendas negras é a suposta frase “Taxa Camarae”(Ver abaixo).


Seja você católico ou não: Não se deixe enganar! Podemos errar por falta de conhecimentos, mas todo ser humano é responsável diante de Deus de buscar a verdade. Há de saber que se publicam muitas mentiras bem refinadas.

Busque as fontes, racionalmente. Não aceites o que não tem fundamento, mesmo que muitos o repitam.


Das lendas negras tenho descoberto: Taxa Camarae e o caso de Mons. J.J. Strossmayer o site acima supracitado oferece uma investigação sobre a verdadeira origem dos documentos caluniosos que se difundem em algumas publicações anti-católicas e que denigrem a figura do Papa e da doutrina da Igreja :


Taxa Camarae


Uma fraudulenta bula atribuída ao Papa Leão X onde o Sumo Pontífice daria os preços que se devem pagar a fim de obter o perdão dos pecados por diferentes crimes, preço que se pagaria “aos modos papais”.

Entre os atuais propulsores desta mentira, está o Sr. Pepe Rodriguez que publicou em seu livro “Mentiras Fundamentais da Igreja”. O site apologetica.org Tem publicado sua correspondência com o Sr. Pepe Rodriguez sobre esse tema, na qual se mostra o que poderia chamar de “psicologia evolutiva de uma lenda negra”. O Sr. Rodriguez, apesar de ter sido informado sobre a falsidade deste “documento” continua a difundi-lo como se fosse procedente de Leão X.

Esta lenda negra tem sido promulgada por vários grupos denominados cristãos.


O caso do bispo Strossmayer no Concílio Vaticano I


Trata-se do famoso discurso do bispo croata Mons. J. J. Strossmayer durante o Concílio do Vaticano I (1870), no qual se ataca os ensinamentos da Igreja sobre a infidelidade papal, o primeiro bispo de Roma, etc. Este discurso aparece como uma defesa a doutrina protestante sobre esses temas, colocando a doutrina católica como ridícula. Entretanto, esse discurso jamais existiu. Na realidade o bispo Strossmayer é um grande homem da igreja, promotor destacado da autentica unidade com Ortodoxos e Protestantes.

Estes artigos servem para exercitar o discernimento do católico, a toda hora, de valorizar o que se publica e se lê.


Esta página é obra de“As Servas dos Corações Transpassados de Jesus e Maria”.


Nota do Autor: Gostaria de agradecer ao apoio no conteúdo e ajuda pela tradução a Angel

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem