Livros da Biblia com nomes diferentes

 



Livro: Conheça melhor a Biblia
Autor: Pe Luiz Cechinato

Lembramos que algumas Bíblias mudam os nomes de alguns livros. Elas trazem os mesmos Livros, mas alguns deles com nomes diferentes. São os Livros de Samuel, das Crônicas, Esdras, Eclesiastico, Eclesiastes e Apocalipse. Essas alterações acontecem nos seguintes casos:

1- Quando a Biblia não tem "Livros de Samuel" . Então o I Samuel e o II Samuel passam a ser os que seriam o I Reis e o 2 Reis, enquanto os que seriam o I Reis e II Reis passam a chamar-se III Reis e IV Reis.

2- Quando, em vez de Livros das Crônicas, a Bíblia lhes dá os nomes de Paralipômenos.

3- Quando a Bíblia não tem o "livro de Neemias". Então, o que seria simplesmente Esdras passa a chamar-se I Esdras e o que seria Neemias fica chamando II Esdras.

4- Quando a Bília, em vez do Livro do Eclesiástico denomina Livro de Sirac; em vez de Eclesiastes, diz Qohelet e em vez de Apocalipse diz Revelação.

Fica assim entao:

I Samuel ou I Reis
II Samuel ou II Reis
I Reis ou III Reis
II Reis ou IV Reis
I Crônicas ou I Paralipômenos
II Crônicas ou II Paralipômenos
Esdras ou I Esdras
Neemias ou II Esdras
Eclesiastes ou Qohelet
Eclesiástico ou Sirac
Apocalipse ou Revelação

Observação: Há também certas diferenças de capitulo e versiculo nos Livros de Daniel e Ester.

Algumas abreviaturas:

1- A diferença entre a abreviatura dos Livros de Macabeus e do Evangelho de São Marcos está nisto: a abreviatura de Macabeus é I Mc ou II Mc, pois são 2 Livros

2- A diferença das abreviaturas do Livro de Jó e do Evangelho de São João está no acento. João não tem acento, enquanto que Jó tem. Exemplo Jo 8,12 quer dizer: Evangelho de São João, capítulo 8 versículo 12 e Jó 20,28 quer dizer: Livro de Jó , capítulo 20 versiculo 28.

3- A Biblia evangelica ou "protestante" tem 7 livros a menos que a catolica.

Ache na sua Biblia o seguinte trecho: Sirac 7: 36-40 e medite:

" Estende a mão para o pobre, a fim de que sejam perfeitos teu sacrifício e tua oferenda. Dá de boa vontade a todos os vivos, não recuses esse benefício a um morto. Não deixes de consolar os que choram, aproxima-te dos que estão aflitos. Não tenhas preguiça de visitar um doente, pois é assim que te firmarás na caridade. Em tudo o que fizeres, lembra-te de teu fim, e jamais pecarás. "

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem