O erro protestante de ter uma mentalidade fechada

 



Fonte: El baú del tesoro Catolico

Autor: Bob Stanley

Tradução: Rogério Hirota

O mais dificil de se abrir no mundo é uma mentalidade fechada. As pessoas com este tipo de mentalidade tem suas cabeças enterradas na arena aparentemente crendo que desfrutam da verdade escondida em sua segurança e protegidas das influências exteriores. Se sentem cômodas onde estão e não querem mudar porque requer esforço.


Também estão temerosas de ter que admitir que estão em um erro se lhes for demonstrado. Isso as situaria em uma batalha com a soberba , raiz de todo o pecado. São vítimas do que é comumente chamado "certeza subjutiva".


Estão , " (...) sempre a aprender sem nunca chegar ao conhecimento da verdade " ( II Timoteo 3:7).


Certeza objetiva significa a mente se conforma a verdade objetiva, A pessoa com certeza objetiva está completamente convencida da verdade porque é a verdade.


A pessoa com a certeza subjetiva está motivada por seus sentimentos, sejam estes baseados na verdade ou não. Aqueles que estão encerrados em sua certeza subjetiva estão somente enganando-se , pensando que estão corretos simplesmente porque são sinceros no que acreditam. de qualquer forma, a sinceridade é uma espada de dois gumes e pode induzir ao erro, porque tambémpode estar uam pessoa sinceramente equivocada.


" Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia. "

I Corintios 10:12


As pessoas com mentalidade aberta, pelo menos escutará outros pontos de vista e por meio de investigações, estudo e oração poderá fazer decisões cautelosas sobre qual ponto de vista tem a verdade objetiva, na qual o guiará a certeja objetiva.


" Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. "


Filipenses 4:8


O que diz a Sagrada Escritura sobre a mente fechada?


" Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis, porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare (Is 6,9s). Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram. "


Mateus 13: 14-17


" A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade. "


Romanos 1:18


" Mas ira e indignação aos contumazes, rebeldes à verdade e seguidores do mal."


Romanos 2: 8


Pois bem, aqui os temos. Como aqueles com certeza subjetiva, resultando uma mente fechada, poderão algum dia encontrar a verdade?


A resposta é que não encontrarão a menos que abram as suas mentes.


A Escritura, como foi mostrado, nos manda abrir nossas mentes para explorar todas as avenidas apresentadas em nossa busca pela verdade.


Os protestantes dizem seguir SOMENTE a Escritura.


Percebe-se qe tendem a fazê-lo SOMENTE quando vá de acordo com suas opiniões pessoais, cada qual com sua própria " certidão subjetiva" individual.


De todas as formas, a Sagrada Escritura especifica claramente que devemos buscar a verdade e não pode fazer nada disso enquando esta ac\ncorado em uma mentalidade cerrada

( Vejam a explicação de cada uma destas dentro do site na seçao) 

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem