Os antropomorfismo na Bíblia

 


Fonte: Conheça melhor a biblia

Autor: Pe. Luiz Cechinato


Os hebreus faziam muitos "antropomorfismos". Que é isso?


É a gente falar de qualquer coisa como se fosse viva como ser humano. É a gente dizer que uma árvore fala, sente fica triste, alegre, etc, como se ela fosse gente e tivesse sentimento igual a nós.


Para entendermos melhor o que seja antropomorfismo, lembramos que "antropomorfismo"é uma palavra grega, formada da palavra "antropos", que significa "homem", e "morfé", que quer dizer "forma". Então, antropomorfismo nada mais é do que "dar forma humana"a um ser que não é homem.


É exatamente o que os semitas gostavam de fazer. Eles faziam uma arvore falar, alegrar-se, entristecer-se, como se tivesse vida e sentimento que nem nós. Eis o que esta escrito na Biblia:


"Que o céu se alegre, e a terra exulte! Estronde o mar e o que ele contém! Que festeje o campo e tudo o que nele existe! As arvores da floresta gritem de alegria!" (Sl 95(96) 11-12


" Louvai a Deus, sol e lua; louvai-o, astros brilhantes." ( Sl 148,3)


Mas os antropomorfismos mais comuns na Biblia são os referente a Deus. Para mostrar que Javé era um deus pessoal, vivo e atuante no meio de seu Povo, os hebreus falam d'Ele como se Ele tivesse olhos, boca, nariz, pernas e sentimentos como nós. É uma espécie de oposição aos ídolos dos pagãos, que eram desses falsos: não falavam, não viam, não ouviam, não agiam. Estavam longes e inertes. Falando deles, assim escreveu o salmista:


" Têm boca, mas não falam, olhos e não podem ver,

têm ouvidos, mas não ouvem, nariz e não podem cheirar.

Têm mãos, mas não apalpam, pés e não podem andar, sua garganta não emite som algum." (Sl 113, 13-15).


O Salmo 17 (18) mostra como o verdadeiro Deus (Javé), escuta o grito de seu Povo e vem em socorro de Israel. Faz a terra tremer e sacode o mar. Salva o seu Povo, pois é um Deus vivo, bom e poderoso, que está, ao mesmo tempo, acima dos céus e junto de seu Povo.


Para criar o mundo, Javé vai dando ordens, e as coisas vão acontecendo. "Deus disse: Haja luz ! e houve luz " (Gn 1,3). Na linguagem dos semitas, Deus anda e conversa com o homem. Eis o que esta escrito após o pecado de Adão e Eva:


" E eis que ouviram o barulho (dos passos) do Senhor Deus que passeava no jardim, à hora da brisa da tarde. O homem e sua mulher esconderam-se da face do Senhor Deus, no meio das árvores do jardim.Mas o Senhor Deus chamou o homem, e disse-lhe: “Onde estás?” " (Gn 3,8-9)


Na linguagem dos semitas, Deus "fica triste e se arrepende". Está escrito:.


"O Senhor viu que a maldade dos homens era grande na terra, e que todos os pensamentos de seu coração estavam continuamente voltados para o mal. O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor. " (Gn 6,5-6)


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem