Para que templos e igrejas?

 


Fonte : Corazones

Autor: Padre Jordi Rivero

Traducao: Rogerio Hirota


Para que templos e igrejas?

Respondendo um email:


Me parece até arbitrario a idéia que um tenha que ir rezar e "aproximar-se do Senhor" através de construções feitas por pessoas, tais como templos, igrejas, etc. Já que o senhor esta em uma, já que todos somos Deus, ja que representa a criaçao e nos somos parte dela.


Resposta:


Estimada em Cristo:


Primeiro devo esclarecer que não somos Deus. É certo que Deus pode habitar em nós , mas para isso temos de abrir o coracao e recebe-lo. Por nossa conta não somos nada.


Deus está disposto, já desde o Antigo Testamento dar-se a conhecer para constituir um povo santo. Deus é Pai e busca a unidade de seus filhos em seu amor e verdade. Deus sempre desejou que se formasse uma familia que se mantenha unida e adore unida. Pois bem para isto é que os israelitas tinham a Tenda do Encontro e depois o Templo que Deus mandou construir.


Na plenitude dos tempos o Verbo se encarnou. É certo que Deus habita em toda a criação mais quis um encontro conosco em seu Filho Jesus Cristo como homem. O mesmo Jesus mostrou seu grande respeito as sinagogas. O mesmo rezava e com frequencia nelas ensinava. E advertiu sobre a importancia de respeitar a santidade do Templo por esta ser a casa de Deus.


Nas igrejas se celebra a Santa Missa e os catolicos se reúnem para adorar e dar graças a Deus. Jesus a seus discipulos : " Fazei isso em minha memoria" Lucas 22,19. Os cristãos desde o princípio compreendera, que devia ser uma Igreja unida em torno dos Apostolos para cumprir o mandado do Senhor. Não somente se reuniam para celebrar a missa ( partir o pao ) senão também ajudavam o templo como todos os judeus.


Atos 2:46. Unidos de coração freqüentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração.


Atos 3:1 Pedro e João subiam ao Templo para a oração da hora nona.


Os cristãos foram frequentes no Templo e mais tarde este foi destruido no ano de 70 DC. Mas os cristãos continuavam reunindo-se para celebrar a Santa Missa e a compartilhar suas vidas. A medida que a comunidade cristã crescia e houve a liberdade de culto, se necessitavam igrejas maiores.


Jesus quis permanecer conosco ne Eucaristia. Na Igreja se reserva a Jesus Eucaristico o tabernaculo para a adoração. Pode se rezar em todas as partes mais nenhuma oração substitui a Santa Missa, pois lá é que nos unimos a Cristo com todos os irmaos para ser Igreja. Embora fora da missa o lugar privilegiado para a oração é ante ao mesmo Cristo presente no Sacrario.


- Padre Jordi Rivero

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem